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INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS E MUDOS A PARTIR DA LIBRAS¹ NA ESCOLA, Artigo acadêmico, Antropologia

Número do pedido
9299
Disciplina
Criado
5 de março 2021
Concluído
6 de março 2021
Preço
R$ 61,00
Ajude-me fazer rápido até antropologia. Tem só 1 dia Título do pedido «INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS E MUDOS A PARTIR DA LIBRAS¹ NA ESCOLA».
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Oliveiraph
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Oliveiraph
Oliveiraph
Escritor
Páginas: 6
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Este artigo tem como objetivo defender a inclusão da Lingua Brasileira de Sinais nas grades curriculares da escola básica e média como forma de inclusão e naturalização da comunidade surda em meio aos que ouvem. Tal argumentação é pautada teoricamente nas ideias de Dubet com relação à desinstitucionalização da escola, à reprodução da desiguadade neste contexto de crise do espaço escolar
Propomos incialmente, uma ótica “socioantropológica” para a reflexão à qual nos demos o presente trabalho. Essa reflexão tem como finalidade e relevância principal subsidiar o debate sobre a inclusão e a naturalização da sociedade e cultura das comunidades e pessoas surdas. Para realização desta tarefa recorremos a diferentes pensadores, não só da questão dos surdos, mas também da área da educação em geral, como o recorte de Dubet, e da antropologia, como o de Rodrigues em Tabu do Corpo.

O processo de desinstitucionalização
A instituição educacional na atualidade, de certa, forma vive um momento de crise diante do dinamismo da sociedade, onde os padrões curriculares se desconectam da realidade social e a escola se torna mais um mecanismo gerador de exclusão
Essa reflexão em torno do processo de crise, e sobre o caráter ativo dos estudantes fundamenta um debate anterior ao ensino de libras em si enquanto difusor da cultura surda, a saber, o debate sobre a educação e o sujeito dela. A forma como a escola está dividida, ou ainda para que e para quem serve as escolas, já discutido por Michael Young, não acompanhou e não atende as necessidades básicas de uma formação social, política e cultural capaz de viver e conviver na atual complexidade e dinamismo da vida social e das interações entre os atores sociais.
Dessa forma podemos defender uma reformulação, em vários aspectos, da organização do ethos educacional escolar. Poderiamos pensar aspectos politicos, ou relacionados a praticas pedagogicas, ou a organização espacial, mas vamos nos focar no d Mostrar todos
DAYRELL, J. “A escola como espaço sócio-cultural”. In: DAYRELL, J. (org) Múltiplos olhares sobre a educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

DUBET, François. “A escola e a exclusão.” Cad. Pesqui. [online]. 2003, n.119, PP. 29-45.

DUBET, François. “A formação dos indivíduos e a desinstitucionalização”. IN: Revista Contemporaneidade e Educação,ano 3, vol.3, 1998, p.27-33.

RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

RODRIGUES, J. C. Tabu do Corpo. 4 Ed. Petropoles: dois Pontos, 1986. [introdução; cap. 1: A sociedade como sistema de significação] Tabu do corpo. 4 Ed. Petr’opoles, 1986.

BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do Conhecimento: Estudos sobre Recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75-110, nov. 2003.

LOPES, M. C. “Marcadores Mostrar todos
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