GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM GRANDE DESAFIO EMPRESARIAL

Tipo de documento:Revisão bibliografica

Área de estudo:Administração

Documento 1

O artigo tem como objetivo falar da importância da gestão do conhecimento nas organizações de estoque. A gestão do conhecimento no ambiente da empresa, presume que qualquer produto ou serviço gerado, existe um volume de conhecimento dentro da empresa que corresponde a isso; as empresas normalmente monitoram, acompanham, analisam nos balanços o tema da quantidade de produtos, de serviços gerados, o faturamento todos os indicadores, mas normalmente não há uma preocupação tão grande quanto ao conhecimento que gera tudo isso. A empresa deve ter o objetivo de inovar, criar novos produtos, serviços e mercados. Além disso, empreender, nenhuma empresa será líder no seu segmento de atuação se não inovar e empreender. Palavras-chave: Gestão do conhecimento.

Company. Strategy. INTRODUÇÃO As grandes e profundas modificações que ocorreram no cenário mundial nos anos 90, como a globalização e a interpendência direta das nações, causaram intensa concorrência e maior difusão da evolução tecnológica na sociedade mundial. Toda vez que se é feito um trabalho de maior complexidade em uma organização, especialmente um trabalho de planejamento ou após um trabalho de planejamento, é sempre recomendável é se estruturar um modelo de gestão. O modelo de gestão nada mais é do que todas as práticas ou formas de se gerir, então o jeito que a organização faz na sua gestão as suas várias dimensões, gestão de pessoas, gestão financeira, gestão dos recursos e tudo mais que inclusive coincidem com os departamentos, com as áreas, com as políticas internas a gestão comercial.

TERRA, 2000). Para falarmos da importância da gestão do conhecimento empresarial, primeiro temos que conceituar a questão da economia do conhecimento, hoje diante de tanta tecnologia as pessoas estão aprendendo diferente, a sociedade do conhecimento age diferente, se comporto diferente; então a empresa precisa se adaptar a todo esse processo, toda essa situação da economia e criar condições para que ela consiga aprender e desenvolver competividade e obviamente inovações de modo que ela se mantenha no mercado. TERRA, 2000). A organização tem que criar ambientes de troca, ambientes que favoreçam e que estimulem as pessoas a trocarem o que sabem. VIANNA (1997) afirma que As organizações deste milênio, na verdade, já começaram. Era uma vez um profissional que precisava transmitir uma determinada mensagem, um determinado conceito por um grupo de colegas.

Ele reuniu esse grupo de colegas e passou esses conceitos, transmitiu os conceitos conforme o entendimento deles; no final esses colegas tiverem um determinado aproveitamento desses conceitos, aplicaram na prática, mas, percebeu que o resultado não foi tão bom quanto ele gostaria; então esse mesmo profissional reuniu outro grupo de colegas e ao invés de simplesmente passar os conceitos, ele contou uma história de como a vida dele esses conceitos o ajudaram a resolver determinados problemas e como esses problemas o ajudaram a enfrentar desafios e como ele teve resultados positivos com esses conceitos. Esse outro grupo de colegas, teve o aproveitamento maior desses conceitos, dessas práticas, dessa experiência que esse colega transmitiu e tiveram resultados muito melhores do que o primeiro grupo.

VALENTIM, 2003). Essa história fictícia é só para ilustrar que o storytelling, é uma técnica de se utilizar as histórias, narrativas para se transmitir conhecimentos, conceitos, valores. a experiência, as lições aprendidas e o contexto são transmitidos de forma a estabelecer um significado, uma emoção e servir como padrão arquétipo para a tomada de decisão ou ação futura em situações semelhantes (TERRA, [s. d. p. A técnica do storytelling consiste em identificar qual o objetivo que tem para transmitir determinado conhecimento e identificar quais são as melhores estratégias, narrativa para se transmitir esse conhecimento, mapear histórias que possam transmitir exatamente esse conhecimento e pensar qual é a melhor maneira de se contar aquelas histórias. É importante entender qual o propósito daquela transferência de conhecimento e buscar se uma história pode transmitir aqueles conceitos.

Logo em seguida, a administração está focada nas pessoas onde foi desenvolvida a relação das pessoas e a teoria dessas relações, como elas funcionaram e como elas foram evoluindo e mostrando o funcionamento dessas instituições. TRANJAN, 2015). E por fim, terminamos, ou melhor, continuamos na era atual com a administração das mudanças totalmente voltadas para a complexidade de uma administração que necessita cada vez mais de uma junção de todos os itens citados em busca dessas mudanças coorporativas. Dando sequência ao estudo, vamos diferenciar negócios de empresas. Negócios por sua vez são em geral, a fase inicial de empresas; tem um relacionamento muito próximo com o cliente, pois se faz aquilo que o cliente deseja, atende ás suas necessidades e permanece conectado a ele.

Segundo Cruz (2000, p. Organização é métodos ou organização, sistemas e métodos pode ser definida como: estudo das organizações por meio da análise de cada uma das suas atividades, a fim de criar procedimentos que venham a interligá-las de forma sistêmica”. Organização, sistemas e métodos é uma função mista de planejamento desenvolvendo-se na construção da estrutura de recursos de operações de uma instituição, assim como na determinação de seus planos, principalmente na definição de procedimentos, rotinas e dos métodos. Assim definindo, organização, sistemas e métodos terão como seu objetivo principal a procura de sistemas racionais que executem as várias tarefas da empresa dentro do parâmetro de produtividade e eficiência garantindo assim, a segurança de tais procedimentos e das informações envolvidas.

Segundo Maximiano (1992) “uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos”. Esses temas foram pesquisados em artigos de revistas publicadas nos últimos cinco anos e em livros clássicos, conforme referências bibliográficas do presente estudo. RESULTADOS As empresas sempre buscaram um novo conhecimento e inovar, e as empresas vão entender os seus processos de aprendizagem, como ela aprende, como ela consegue agregar mais conhecimento, que na verdade esse conhecimento vai melhorar o processo de competitividade da empresa; ela vai ter mais estratégias alternativas, vai conseguir criar saídas para a empresa diante de um mercado bastante dinâmico. Então a gestão do conhecimento trás a principal vantagem, a capacidade de adaptação dentro de um mercado que ela atua; obviamente com isso vem inovação, processo, tecnologia, está envolvendo bastante coisa e não é uma tarefa de recursos humanos, é de toda organização, ou seja, quem faz a gestão é quem é o possuidor do conhecimento.

Os líderes geralmente é que fazem a gestão do conhecimento. Existem muitos tipos de gestão do conhecimento, depende da área de conhecimento que a empresa atua, desde a gestão do conhecimento pessoal até a gestão do conhecimento corporativo, então de acordo com a área das empresas, elas precisam prestar atenção em quais competências básicas necessárias, as que vão trazer futuro para a empresa para que ela possa fazer essa gestão tanto em aprendizagem, quanto com o desenvolvimento desses conhecimentos; podem ser muitos, mas, podem ser poucos e focados, depende de cada planejamento, de cada organização. M. B. V. J. RIBEIRO, V. p. DAVENPORT, Thomas H. PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. ed.

Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2000. NETO; R. C. D. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000. VALENTIM, M. L. P.

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