13 - ARTIGO - POSTURA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA PARALELAMENTE AOS VALORES LIGADOS A ESTE PROFISSIONAL

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

Apresenta contribuições de como resgatar algumas atitudes positivas em sala de aula e discute a necessidade de um compromisso de conduta. O artigo tem o objetivo de discutir/refletir sobre como deve ser a postura do profissional. No primeiro momento, veremos quais seriam os valores para uma prática educativa, após, a influência que estes valores exercem sobre os alunos e para concluir a conduta do professor com os demais colegas professores. PALAVRAS CHAVES: Postura do Professor, sala de aula, professor x valores. ABSTRACT The article deals with the posture of the teacher in the classroom parallel to the values ​​related to this professional, showing through ethical concepts linked to these two factors (teacher x values). Pensando nisso surgiu à questão de como deve comportar-se o  professor dentro da sala de aula? Estudos na área da psicopedagogia e da ética nos trazem algumas reflexões: a) Quais valores seriam necessários ao professor para atuar de maneira ética? b) Como esses valores influenciam seus alunos? c) De que forma essa postura  pode afetar o ambiente escolar em que trabalha? Para responder a estas questões, serão  analisadas algumas passagens bibliográficas do autor Paulo Freire, Vygotsky, Weber, Smolka, entre outros autores.

OS PRINCIPAIS VALORES ÉTICOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE Vivemos em uma época em que tudo depende do conhecimento. Acreditamos em uma educação de qualidade, pais protegendo seus filhos de todos os perigos, filhos tendo como exemplos de vida seus familiares, enfim, acreditamos em uma vida plena e digna de amor, carinho, respeito e cuidado. Porém, presenciamos diariamente na televisão, jornais e revistas absurdos como estupros, drogas que exterminam com famílias inteiras, valores como respeito, diálogo deixados no passado, estamos perdendo tudo isso sem nem ao menos nos darmos conta do perigo que estamos causando para as gerações futuras. Então surge na escola o personagem "professor" como última esperança para mudar o rumo de crianças sofridas que hoje já não conhecem mais o verdadeiro significado dos valores éticos que são tão necessários para a vida humana.

Conforme Smolka, Vygotsky muda o foco da analise psicológica: não é o que o individuo é, a priori, que explica seus modos de se relacionar com os outros, mas são as relações sociais nas quais ele está envolvido que podem explicar seus modos de ser, de agir, de pensar, de relacionar-se. De fato, o individuo se desenvolve naquilo que ele é através daquilo que ele produz para os outros. Este processo de formação do individuo (. Na sua esfera particular, privada, os seres humanos retêm a função da interação social (Vygotsky,1981,p. Podemos notar através desta passagem o quanto o professor pode interagir e intervir no mundo infantil. O professor novato deve ter consciência deste papel e saber como sua postura irá influenciar seus educandos, para cada vez mais aperfeiçoar-se nas questões éticas e até mesmo profissionais.

Um outro sentimento que acaba se tornando presente com estas intervenções pedagógicas seria a felicidade,  a felicidade é um momento só nosso mas ao mesmo tempo nos envolveríamos totalmente com o outro num dado momento tornando este momento tão inesquecível para algumas crianças que hoje em dia nem conhecem mais este tipo de sentimento. Segundo Aristóteles, para ser feliz o homem precisa de amigos virtuosos, esse seria o professor na vida da criança. A  felicidade é todo empenho direcionado à busca da realização. Um fato que expressa bem esta afirmação é  ver uma criança de apenas 1 ano de idade , em uma turma de Berçário sentir a felicidade de dar os primeiros passinhos,conseguir comer a comida sozinha, entender o funcionamento do seu próprio corpo, a forma como ela tenta encontrar nossos olhos para ver a satisfação que sentimos com a realização pessoal dela e também não deixa de ser para nós também uma satisfação.

Assim, todos estão interligados, professor, funcionários da escola, toda a estrutura educacional, é inevitável que a postura fora da sala de aula do professor irá  afetar todo o entorno educacional.   Segundo Abbagnano, Para grande parte do pensamento antigo e até Aristóteles, o diálogo não é somente uma das formas pelas quais se podem exprimir o discurso filosófico, mas a sua forma própria e privilegiada, porque esse discurso não é feito pelo filósofo a si mesmo, mas é um conversar, um discutir, um perguntar e responder entre pessoas associadas pelo interesse comum da pesquisa (Abbgnano,1982,p. Bom, a escola é um ambiente de constante diálogo, onde todos nós devemos  debater as melhores formas de educar, e é neste momento que as idéias, os valores ganham destaque principal, da mesma forma como os alunos sofreram influência os demais colegas de educação também sofrerão.

Não seria difícil até mesmo pensar que estes após perceberem as conquistas obtidas pelo professor como alunos mais sociáveis , que compreendem a matéria cm maior facilidade devido a atenção dada a ele, conquistas que facilitariam todo o processo de aprendizagem então  os outros colegas de profissão  também adotariam  esta postura mais positiva com valores éticos, pensem em mudar a sua postura perante os seus colegas e também seus alunos. Este profissional da educação deve conter valores como humildade, bom senso, tolerância, alegria, esperança,  comprometimento para que dessa forma possa fazer uma intervenção no mundo dessas crianças, e paixão por sua profissão. É preciso desenvolver o amor, o carinho, o respeito com os educandos e a forma como os tratamos.

Na busca de valores nos debatemos com o bom  senso, onde nos vemos na docência cobrando tarefas semanais, cadernos esquecidos, folhas incompletas. O bom professor deve saber que isto tudo pode ter acontecido não somente por causa de um descuido do aluno, mas saber, que imprevistos acontecem, como : doenças , atrasos no trânsito ou simples razões emocionais e quando isso acontecer saber compreender e ajudar o seu educando auxiliado pelo seu bom senso na hora de educar. É o bom senso que vai nos ajudar nas reuniões com os pais, a respeito da formatura de seus filhos em que demoram a entrar em comum acordo. O bom senso sempre adverte de que há algo para ser entendido, compreendido mas não diz o que é. É impossível exercer a docência sem nos comprometermos por inteiro com a discência.

Paulo freire: "Não posso ser professor sem me pôr diante dos alunos, sem mostrar a eles com facilidade ou relutância minha maneira de ser, de pensar e de agir" (FREIRE, 1996). Fazendo isso não é possível escapar da avaliação dos alunos, por isso, é tão importante manter as atitudes que digo tão coerentes com as que faço. Quando temos diante de nós uma questão indagada por um aluno e não temos respostas devemos ser sinceros a ponto de dizer que não sabemos, mas que iremos pesquisar juntos nos comprometendo sempre com a verdade, mantendo uma relação ética entre educando e educador. Mas é preciso sempre manter o cuidado para que todas as questões não sejam sempre respondidas com "não sei" ou pode acabar passando a impressão de estar desatento com seus alunos.

Quando trabalhamos no ambiente que gostamos sempre iremos produzir ótimos resultados. ANEXO DE IMPRESSIONISMO IRONICO: MANUAL DE ÉTICA DO ALUNO • Os alunos que chegarem com antecedência nas aulas, favor preencher os lugares a frente, deixando assim as carteiras do fundo livres para quem chegar com atraso. • Em hipótese alguma fazer uma pergunta nos últimos 5 minutos de aula, guarde a duvida para a próxima aula ou converse com o professor após o horário. • Perguntar em todas as provas se é permitido responder usando lápis. • Permitir aos amigos mais próximos que tirem duvidas com você durante uma prova. • Deixar o celular ligado é considerado uma ofensa. • Não conversar durante as aulas, exceto para fazer comentários sarcásticos. • Em caso de extrema (unção) urgência, você poderá contar com os seguranças do prédio.

A biblioteca existe. • Não ofenda a mãe de alguém, não se exalte, defenda seu ponto de vista até alguém te mostrar uma faca, depois disso aceite a opinião do outro. REFERÊNCIAS ARNOLD, W. EYSENCK, H. J. MEILI, R. Dicionário de Psicologia. Curitiba:Ibpex,2008 GRÜN, Anselm. Despertar a Alegria de Viver. Petrópolis, RJ, 2006. FREIRE, PAULO , Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática educativa: - São Paulo: Paz e Terra, 1996. PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Apresentação dos Temas Transversais,Ética. udesc. br/index. php/linhas/article/view/. Acesso em 30/11/10.

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