Tendências para a área de RH para os próximos anos

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

O RH NAS ORGANIZAÇÕES Que os processos de administração de pessoas são a base para qualquer organização existir e se manter, e que esses processos precisam ser constantemente renovados a cada alteração no ambiente externo é algo consensual entre os administradores. Um setor de RH ineficiente oferece profissionais ineficientes que por sua vez trazem apenas prejuízos a qualquer empresa. Um setor de RH rígido, retrógrado, também prejudica a organização caso mantenha os mesmos padrões de funcionários, os mesmos padrões nos processos de treinamento e desenvolvimento, as mesmas práticas internas, com um endomarketing falho, trazem um prejuízo às empresas, pois não conseguem qualificar e aperfeiçoar seus funcionários, não consegue motiva-los e nem os reter na empresa.

Não é exagero dizer que sem um bom RH as empresas não conseguirão se manter no mercado por muito tempo e muito menos se tornar ameaças para as suas concorrentes que saiba administrar seu pessoal. Mas o que exatamente é administrar pessoas dentro de uma organização? O que são as premissas básicas de um RH – sabendo-se que há casos específicos em que há alternância em algumas funções do RH – visto de um modo geral? O QUE É A GESTÃO DE PESSOAS Para Joel Souza Dutra (2014), dr. Ramalho, coordenadora do curso de Gestão de Recursos Humanos no Unipê, o mundo do trabalho está em constante transformação e a partir disso se torna obrigação dos profissionais de recursos humanos acompanharem essas transformações e se adaptarem a elas, inovando nas práticas e técnicas para lidar com a força motor das empresas: o capital humano.

Em seu artigo, Jane cita 5 tendências para as áreas de recursos humanos e que devem ser avaliadas e devidamente adequadas ao dia-a-dia do profissional da área. Uso das mídias sociais: Atualmente já ocorrem vários casos em que são analisadas as redes sociais tanto do candidato a uma vaga para empresa quanto a do próprio colaborador. Elas são como uma extensão do currículo do candidato, já que ele a usa como forma pessoal e nela se vê aquilo que o candidato não quis ou não conseguiu demonstrar durante a entrevista, revelando informações que pesam na decisão de contrata-lo ou não. Já aos que já são colaboradores da empresa, podemos usar de exemplo casos em que o funcionário usou suas redes sociais para falar mal da empresa, de algum colega, chefe, ou tem por hábito publicar coisas que possam sujar o nome da empresa.

No último senso do IBGE feito em 2011 haviam em média 49,1 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Representam aproximadamente 25% da população brasileira. Existem diversos estudos que apontam as sérias consequências de longo prazo decorrentes desse fenômeno (Pardo, 2011; Dorsett e Licchino, 2012). Entre essas consequências, estão a maior probabilidade de se tornarem desempregados, de usarem drogas e álcool, de possuírem saúde precária, de engravidarem na adolescência e de se envolverem no crime. Além disso, mostram que jovens nessa categoria são oriundos de famílias mais humildes e estão ligados às más experiências durante o período de educação, tais como, dificuldades de aprendizado e falta de motivação. Eis o resultado: Quais são, na sua opinião, os desafios atuais dos profissionais que atuam com gestão de pessoas nas organizações? Dentre as opções disponibilizadas as mais citadas foram: 1.

Atração/Retenção/Gestão (46%); 2. Alinhamento com a estratégia do negócio (45%); 3. Desenvolvimento de lideranças/Sucessão (43%). Quais são os principais desafios dos profissionais que atuarão com gestão de pessoas nos próximos 5 anos? Dentre as opções disponibilizadas as mais citadas foram: 1. Dentre as opções disponibilizadas as mais citadas foram: 1. Gestão por competências/Desempenho; 2. Desenvolvimento de líderes/Talentos/Sucessores; 3. Uso de tecnologias; 4. Planejamento/Ação estratégica do RH; 5. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2014. OS DETERMINANTES DA DECISÃO ENTRE ESTUDO E TRABALHO DOS JOVENS NO BRASIL E A GERAÇÃO NEM-NEM – IPEA - http://repositorio. ipea. gov. moodle. unisinos. br/pluginfile. php/203817/mod_resource/content/2/RH%20em%202020. pdf – Acessado em 27/03/2017.

267 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download