TCC Viabilidade Econômica da Implantação da Empresa Hamburgueria LTDA

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Religião

Documento 1

Reginaldo José da Silva. Curitiba 2021 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISCIPLINA: ESTUDO DE CASO PROFESSOR ORIENTADOR: Me. REGINALDO JOSÉ DA SILVA. TÍTULO: PLANO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DA EMPRESA O HAMBURGUÊS LTDA. ÁREA TEMÁTICA: CONTABILIDADE GERAL AUTORES: CURITIBA - PR, 2021. TABELA 6 - Custo unitário chop. TABELA 7 - Custo bebidas não alcoólicas. TABELA 8 - Custo projetado do produto vendido por unidade. TABELA 9 - Análise SWOT. TABELA 10 - Cardápio O Hamburguês. TABELA 21 - Indicadores para o exercício 2018. TABELA 22 - Indicadores para o exercício 2019. LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABF - Associação Brasileira de Franchising IGA - Instituto de Gastronomia LISTA DE FIGURAS Figura 1- Layout de uma loja Mac Donalds.

Figura 2 – Festa de aniversário no Mac Donalds. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 09 2 JUSTIFICATIVA 10 3 ORIGEM DO NEGÓCIO E PRODUTO 11 4 CONSTITUIÇÃO JURIDÍCA E QUADRO SOCIETÁRIO 14 6 LOCALIZAÇÃO 18 7 PRODUTOS E SERVIÇOS 19 8 MERCADO CONSUMIDOR E CONCORRENTES 25 10 FORNECEDORES 32 11 MARKETING 33 12 INVESTIMENTOS 38 13 DEPARTAMENTO DE PESSOAL 44 14 BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO 47 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 59 1 INTRODUÇÃO Estudos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), pelo SEBRAE e pelo Instituto de Gastronomia (IGA) mostraram que estabelecimentos especializados em hambúrgueres estão entre os mais rentáveis no ramo de alimentos e estão em constante crescimento nos últimos anos (PORTAL FRANCHISING, 2020). Concluídos estes estudos é que podemos realizar uma análise de atitudes a serem tomadas, o caminho a ser trilhado e as estratégias que serão definidas para o empreendimento.

A falta de estudos e pesquisas como as mencionadas acima podem levar à má interpretação do mercado e na maioria das vezes, à falha na abertura ou sérios problemas de gestão, deixando o empreendedor sem alternativas que sejam as de fechamento da empresa. Em outros casos, não é somente a falta destas análises que leva um empreendimento à falência, mas também a falta de informações mais minuciosas sobre o assunto, muitas vezes uma informação incorreta tem o mesmo impacto que a falta dela, por isso estudos como este devem ser feitos com a maior carga de detalhes possível, para que o empreendedor tenha exata noção de mercado que está se inserindo, e das decisões a serem tomadas a partir daí. Dentre os diversos métodos para realizar estes estudos e definições, surge o plano de negócios, um documento criado para compilar todas estas informações de forma mais clara e organizada, sendo considerado um documento essencial para abertura de uma empresa, existem diversos modelos de plano de negócios, o que deve ser feito, é o preenchimento fiel de todas as suas seções da forma mais objetiva e confiável possível, seguindo este método, o empreendedor terá grandes chances de criar um bom plano de negócios e consequentemente de obter sucesso em seu projeto.

Diante de todos estes fatores, observou-se a necessidade da criação de um documento englobando conceitos teóricos definidos às atividades práticas existentes dentro de um Plano de Negócio, pesquisas de campo, de mercado, concorrentes, etc. O conceito de fast food começou a ganhar espaço no Brasil por volta de 1979 com a abertura da primeira loja do MC Donalds, no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Por combinar um sistema dinâmico de atendimento, e uma produção rápida e de qualidade, a principal marca de fast food no mundo chegava ao país. A rede de fast food Mc Donalds chegou ao Brasil em 1979, pelas mãos do executivo Peter Rodenbeck – também responsável pela vinda da rede de restaurantes Outback Steakhouse e da cafetaria Starbucks.

A primeira lanchonete foi aberta em Copacabana, no Rio de Janeiro, na Rua Hilário de Gouveia. Dois anos depois, o segundo restaurante da rede no pais foi inaugurado na avenida Paulista, em São Paulo (. A empresa vai se instalar em Curitiba por ser uma capital com a maior concentração da classe média do país e o endereço fica perto de pontos comerciais e residenciais. O nosso cardápio será constituído de produtos que atendem ao público em geral e as pessoas com restrições alimentares como: celíacos, alérgicos ao leite, vegetarianos e a linha light. Os produtos serão vendidos em combos para adultos e crianças compostos por hambúrguer, batata frita e refrigerante. As bebidas serão compostas por refrigerantes e sucos naturais e cervejas.

O nosso atendimento será feito presencialmente e por tele entrega no almoço e janta. O objetivo maior da sociedade limitada é garantir a estabilidade e o bom funcionamento da organização e caso ocorra prejuízo é proibida a retirada ou distribuição dos lucros para os sócios. Outro ponto importante é a escolha pelo tipo de tributação que neste caso será o Lucro Real. Segundo Luis Martins Oliveira define lucro real: O lucro real é o lucro líquido do período na escrituração comercial, denominado lucro contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações autorizadas pela legislação do Imposto de Renda. Os ajustes do lucro líquido do período de apuração e a demonstração da apuração do lucro real devem ser transcritos no Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur).

OLIVEIRA; LUIS, 2013, p. • Licença Sanitária: como o objeto deste trabalho e uma hamburgueria e o principal insumo são alimentos é necessário o registro da empresa neste órgão. • Alvará do Bombeiro Na hamburgueria serão adquiridos fogões e chapas por isso, é necessário o alvará deste órgão para que ele possa analisar a estrutura e segurança do local de trabalho. • Previdência Social: a empresa precisa se registrar neste órgão visto que necessitará contratar funcionários e pagar o respectivo tributo. A hamburgueria Hamburguês terá como capital social o valor de R$ 300. trezentos mil reais) onde cada sócio investiu o valor de R$ 50. Para o investimento inicial da hamburgueria o gasto inicial total foi de R$ 154. sendo que será importante deixar o valor de R$ 30.

para capital de giro. QUADRO SOCIETÁRIO Segundo o direito comercial, sociedade empresarial constitui pessoa jurídica de direito privado, pois as sociedades empresárias são regidas pelas normas do direito privado. Fazem parte da sociedade empresarial pessoas que celebram contrato e se obrigam a contribuir mutuamente com bens ou serviços para que seja exercida determinada atividade. Luciana R. de Almeida R$ 50. Marilda C. Mattana R$ 50. Milene de S. O ritmo de vida das pessoas foi ficando cada vez mais acelerado a partir dessa época e desde então as opções de refeições e práticas veio crescendo bastante no mundo inteiro. O professor titular de História do Brasil e coordenador do grupo de pesquisa de História e Cultura da Alimentação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Antunes, explica que a velocidade do cotidiano e passou a ser associada à necessidade de não perder dinheiro, a alimentação vira uma parte trivial da rotina.

É nessa época também que as refeições deixam o ambiente doméstico por conta da popularização do carros as famílias começam a comer fora. Os irmãos MC Donalds foram pioneiros neste quesito, depois de consolidados no Estados Unidos, conquistaram a Europa na década de 1970 em seguida o resto do mundo e tornaram-se um dos símbolos do capitalismo durante a Guerra Fria. Na Europa, o cenário foi semelhante – os anos de 1950 representaram também uma transformação na sociedade. Assemelha-se a produção fordista das linhas de montagem, onde tudo é pensado para agilizar a produtividade. O sistema de produção, por exemplo, da empresa MC Donalds baseia-se nos modelos Fordista e Taylorista, tendo a sua produção de forma contínua. Isso significa que há uma supervisão constante dos trabalhadores e a padronização tanto do atendimento quanto do serviço, ou seja todos os passos são pensados e desenvolvidos para a produção seja feita no menor tempo possível e de forma contínua.

Produz-se somente o necessário ou seja é produzido o hambúrguer após a realização do pedido. O layout foi pensado para atender essa demanda agilidade nos processos, ou seja, produzir um produto sem paradas, devido a maior parte das matérias-primas envolvidas no processo de produção são perecíveis. Os produtos são feitos com altíssima qualidade e o atendimento é feito durante o horário do almoço e janta, o consumo pode ser feito no local ou por tele entrega. Segue abaixo o cardápio mais detalhado com quantidades e recipientes: 1 - Hambúrguer para público em geral será composto por: • 1 hambúrguer de 160g (100%) bovino • 1pão de 70g • 50g de bacon • 25g de queijo • 15g de cebola caramelizada • 20g de tomate • 5g de alface 2 - Hambúrguer para vegetarianos e light: • 1 hambúrguer de carne de soja 160g • 1pão de 70g • 25g de queijo tofu • 15g de cebola caramelizada • 20g de tomate • 5g de alface 3 - Hambúrguer para celíacos: • 1 hambúrguer de carne de soja 160g • 1pão de 70g sem glúten • 25g de queijo tofu • 15g de cebola caramelizada • 20g de tomate • 5g de alface 4 – Batatas Fritas: • Constitui uma porção de 200g de batatas inglesas, fatiadas e fritas em óleo vegetal.

– Água: • Garrafas plásticas de 500 ml. – Refrigerante: • Lata de 350 ml 7– Chop: • Canecas de 400ml Foi feito um levantamento nos mercados próximos a hamburgueria e foi constatado o custo do hambúrguer que será utilizado como base para formar o preço final do produto: Tabela 4 - Custo unitário do hambúrguer padrão para uma unidade: Fonte: Pesquisa em supermercados da região Tabela 5 - Custo unitário batata frita: Ingredientes Custo Quantidade necessária Custo Óleo (litro) R$ 2,80 0,2 R$ 0,56 Batata (kg) R$ 1,50 0,2 R$ 0,30 Total R$ 0,86 Fonte: Pesquisa em supermercados da região Tabela 6 - Custo unitário chop: Fonte: Pesquisa em supermercados da região Tabela 7- Custo bebidas não alcoólicas: Não alcoólicos Custo Quantidade necessária Custo Refrigerante lata - 350 ml R$ 1,50 1,00 R$ 1,50 Água - 500 ml R$ 1,00 1,00 R$ 1,00 Fonte: Pesquisa em supermercados da região Tabela 8- Custo projetado do produto vendido por unidade: Item Custo Previsão de vendas diárias Custo diário Custo mensal Custo anual Hambúrguer R$ 9,97 180 R$ 1.

R$ 35. R$ 577. Fonte: Dados dos autores 8 MERCADO CONSUMIDOR O investimento das grandes redes de fast food no Brasil, tem feito com que este setor tenha um crescimento acelerado. Isso aliado à rotina cada vez mais agitada do brasileiro, às alterações dos padrões familiares (homens e mulheres trabalhando fora da residência), ao pouco tempo disponível, faz com que as pessoas procurem cada fez mais alimentação fora de sua residência. Essa procura pode ser para proporcionar uma refeição rápida na correria do dia a dia ou para proporcionar lazer para a família. Para Ortigoza (2008) é cada vez mais evidente a busca por produtos de preparo rápido, explicado pelo ritmo acelerado das cidades, o que incentiva alguns comportamentos de consumo, dados pela escassez do tempo. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) também é bem alto.

Segundo o IBGE, Curitiba possui 0,823, um índice considerado bem alto e que ocupa a primeira posição no Paraná.   A infraestrutura de Curitiba surpreende, desde o planejamento urbano, a acessibilidade, a sustentabilidade, tudo contribui para bom fluxo da cidade. A capital também é considerada a cidade mais verde do Brasil e da América Latina, segundo o relatório Green City Index (Siemens e Economist Intelligence Unit), reflexo desse planejamento. O bom nível de infraestrutura é perceptível também na pavimentação das ruas, nas obras de revitalização e no cuidado em geral que a prefeitura tem com a cidade.   O foco serão os moradores ou trabalhadores na região central e dos bairros Prado Velho, Rebouças, Água Verde, Jardim das Américas, Jardim Botânico, Cristo Rei e região.

Homens e mulheres de todas as idades de classe social A, B e C. A hamburgueria idealizada deverá contar com área física de aproximadamente 100 metros quadrados, o que, conforme observado em lanchonetes da cidade de Curitiba como Guiolla (bairro Bigorrilho), Fábrica Gourmet (bairro Jardim das Américas), O Gira Mundo (bairro Água Verde) e Hamburgueria Água Verde (bairro Água Verde) é suficiente para atender entre 60 e 80 clientes simultaneamente. Serão clientes que tem como objetivo fazer uma refeição rápida, gostosa, com alimentos de boa qualidade, com um bom atendimento, por um preço justo e em um ambiente aconchegante. Amantes de hamburguer artesanal irão formar o principal perfil de clientela e pensando nas pessoas com restrições alimentares, e em diferenciais, terá no cardápio produtos para celíacos, alérgicos ao leite, vegetarianos e a linha light.

Se um concorrente está no mercado há muitos anos, sem dúvida ele está acertando em diversos pontos, pois, a performance de uma marca dentro de um determinado segmento está diretamente ligada à capacidade de satisfazer o público, aproveitando as habilidades de sua equipe e aprendendo ao longo do tempo. Portanto, analisar cuidadosamente as histórias de sucesso do mercado concorrente pode trazer inúmeras lições, demonstrando por que essas empresas deram tão certo. Compreender qual é a imagem que cada marca passa aos clientes, ou seja, aquilo que a organização concorrente parece ser, além do que ela é na realidade. Muitas vezes, a percepção construída na mente do consumidor pode ter muito mais importância para as decisões de compras do que a realidade em si.

Somado a isso, todo caso de sucesso também tem alguns tropeços ao longo do caminho. A análise de concorrentes, além de capacitar a gestão para compreender melhor a situação do mercado e passar a se portar competitivamente de forma ética e saudável, também possibilita que o negócio aprenda com seus rivais. Dessa maneira, o empreendimento pode aperfeiçoar os pontos fracos apresentados pelos concorrentes e aprimorar o que não vai tão bem dentro dos seus próprios processos — medidas essas que são essenciais para o sucesso de qualquer companhia. Observar, ler sobre os produtos que o mercado concorrente oferece e experimentá-los são atitudes fundamentais que devem partir da gestão na busca pela expansão e pelo crescimento no mercado.

Conhecer as práticas da concorrência é, sem dúvidas, um recurso de suma importância. Essa ação pode ser considerada como uma das peças-chave para qualquer negócio que esteja prestes a ser lançado no mercado. Fazer essa seleção é uma atitude adequada para que você não gaste esforços com estabelecimentos que não afetam seus resultados de nenhum modo. Em seguida, é o momento de definir quais serão os indicadores de desempenho utilizados. Isso ajudará na obtenção e na avaliação de resultados, ao mesmo tempo em que permitirá uma metodologia precisa e altamente funcional. Ou seja, não adianta medir resultados genéricos e que não se relacionem, de algum modo, com os objetivos estratégicos do seu empreendimento. Mensurar o número de visitantes de um site concorrente não é tão importante quanto tentar acompanhar sua taxa de conversão ou o seu faturamento mensal.

Entre as quais destacamos a Fábrica Gourmet (bairro Jardim das Américas), O Gira Mundo (bairro Água Verde), Hamburgueria Água Verde (bairro Água Verde) e a Mr Hoppys (bairro Jardim das Américas). Todas as empresas citadas oferecem hambúrgueres de tamanho tradicional com preço médio de R$ 20,00 (vinte reais) cada e alguns deles possuem opções um pouco mais saudáveis. FORNECEDORES Uma das definições de fornecedor está descrito no Código de Defesa do Consumidor Lei 8. Art. ° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Com isso a empresa realiza o estudo de planejamento estratégico, de modo informal, ou seja, não é feito relatórios e nem colocado em papel o que irá se planejar. Esse planejamento é feito pelo gestor em uma conversa ou reunião onde as decisões sobre o que será desenvolvido o alcance dos objetivos da empresa, as análises dos recursos que a empresa tem disponível no momento, para realizar e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. O planejamento de Marketing engloba inúmeros estudos de mercado, produtos, clientes, posição atual da empresa e etc, avalia estes critérios e define uma estratégia para chegar a um ponto diferente doa atual através de meios de comunicação diversos. Para Kotler (2002) a implementação do Marketing na empresa transforma os planos de Marketing em ações e assegura que estas sejam executadas de uma maneira em que se realizam os objetivos declarados no plano.

No planejamento estratégico faz-se uma análise ambiental Interna e Externa da empresa. O crescimento deste mercado pode apresentar a oportunidade no aumento de vendas e maior lucratividade, e gerando emprego e aquecer a economia. É necessário atacar e desenvolver cada vez mais os pontos positivos e trabalhar nos negativos para que o empreendimento possa se sobressair diante dos concorrentes. O produto principal a ser comercializado na empresa é o hambúrguer criado e produzido pela própria empresa, termos opções prontas para serem oferecidas aos consumidores, algumas mais saudáveis e uma opção vegetariana, com acompanhamentos também se adequando as opções saudáveis e vegetarianas, teremos linha de bebidas variadas, como refrigerante, sucos industrializados, águas, sendo de marcas de qualidade e reconhecidas, os sucos naturais será comercializados posteriormente.

Tabela 10- Cardápio O Hamburguês HAMBÚRGUER CONTEÚDO X- BURGUER PÃO, HAMBURGUER, PRESUNTO, MUSSARELA E BATATA PALHA OU FRITA X-SALADA PÃO, HAMBURGUER, PRESUNTO, MUSSARELA, ALFACE, TOMATE E BATATA PALHA OU FRITA X-EGG PÃO, HAMBÚRGUER, PRESUNTO,MUSSARELA,OVO, ALFACE, TOMATE. BATATAPALHA OU FRITA X-SALADA EGG PÃO,HAMBURGUER, PRESUNTO,MUSSARELA,OVO, ALFACE,TOMATE, BATATA PALHA OU FRITA X-BACON PÃO,HAMBURGUER,PRESUNTO,MUSSARELA,BACON, BATATA PALHA OU FRITA X- SALADA BACON PÃO,HAMBURGUER,PRESUNTO,MUSSARELA,BACON, ALFACE,TOMATE E BATATA PALHA OU FRITA X-TUDO PÃO HAMBURGUER, PRESUNTO, MUSSARELA, OVO, BACON, ALFACE ,TOMATE, BATATA PALHA OU FRITA VEGGIE BURG (Vegetariano) PÃO PRETO COM GERGELIM, HAMBURGUER VEGETARIANO, MUSSARELA DE BÚFALO, ALFACE E TOMATE SECO NATURAL EGGS PÃO INTEGRAL, CREME DE RICOTA, ALFACE, TOMATE, OVO, CEBOLA ROXA, PEITO DE PERU Tabela 11- Acompanhamentos ACOMPANHAMENTOS BATATA FRITA CEBOLA CARAMELIZADA ANÉIS DE CEBOLA FRITAS E/OU ASSADAS BATATA CANOA ASSADA PASTA DE BERINJELA SALADAS Tabela 12- Bebidas BEBIDAS REFRIGERANTE NORMAL E ZERO SUCOS DE POLPA (ACEROLA, ABACAXI, MARACUJA E UVA) SUCOS INDUSTRIALIZADOS ( LARANJA) CHÁS GELADO ÁGUA COM E SEM GÁS A parte de divulgação e apresentação tanto na empresa como no produto será criada uma identidade visual conforme a marca do empreendimento que será utilizada para todas as comunicações usadas da empresa, no layout da loja, assim melhorando a comunicação e agregando valor ao negócio e aos produtos.

A maior parte deles, no Brasil, tem vencimento em um ou poucos meses. São exemplos: cotas de fundos de renda fixa, títulos de curto prazo do governo federal (LTN, LFT, BBC etc. caderneta de poupança, CDB, commercial papers, entre outros; • Renda Variável: são ativos cuja remuneração não é previamente conhecida ou indexada. São exemplos: ações, contratos de opções, contratos futuros em geral, ouro, dólar e outras moedas. O Risco pode considerado como medida de incerteza. Constituem o patrimônio. Capital de Giro inicial: são os gastos operacionais necessárias para iniciar as atividades da empresa para colocá-la em funcionamento. Esses são posteriormente cobertos pelas receitas, mas no início terá que ser bancada pelo empreendedor. Referem-se ao aluguel do imóvel, pró-labore, salários e encargos aluguel e telefone, depreciação, material de limpeza, etc.

O investimento inicial é denominado por Pereira e Santos (1995) como orçamento de capital que “implica em relacionar todos os bens produtivos – com seus respectivos custos, incluindo os de instalação – que deverão ser adquiridos ou arrecadados para permitir o desenvolvimento da atividade proposta”. R$ 7. ESTANTE INOX R$ 1,380. R$ 1. FRITADEIRA R$ 929,00 01 R$ 929,00 BALANÇA DIGITAL R$ 575,00 01 R$ 575,00 CHAPA R$ 250,00 02 R$ 500,00 LIQUIDIFICADOR R$ 350,00 04 R$ 1. TOTAL R$ 24. MÁQUINA DE CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO R$ 200,00 MARKETING DIGITAL R$ 100,00 TOTAL R$ 5. Tabela 17 – Custo variável da empresa CUSTO VARIAVEL (MENSAIS) VALOR LUZ R$ 500,00 ÁGUA R$ 200,00 TELEFONE/INTERNET R$ 250,00 GÁS R$ 150,00 TOTAL R$ 1. A empresa tem a quantia de R$ 300,000. trezentos mil reais) de capital de giro, sendo que cada sócio investiu o valor de R$ 50,000. cinquenta mil reais). trinta mil reais) para as despesas com funcionários, matérias primas e despesas extras.

A empresa irá trabalhar com média de 20% abaixo da concorrência, com o objetivo de crescer e se inserir no mercado. Isso será possível pelo fato que o processo da fabricação das suas carnes e molhos será feito na própria cozinha da hamburgueria, diminuindo assim o preço de custo. A compra dos demais ingredientes será em mercados atacadista, fazendo que o custo unitário do hambúrguer fique ainda mais em conta. Após realizar os investimentos fixos o empreendedor deve considerar a depreciação dos bens tangíveis como instalações, máquinas e equipamentos. Contudo, de acordo com o autor a primeira idéia que surge é que a decisão de investir depende do retorno esperado. Dessa forma, "quanto melhor for o nível de informação do decisor tanto menor será o nível de rico a que estará sujeito.

Nesse sentido, para avaliar um determinado investimento, são utilizados indicadores financeiros que irão verificar o retomo monetário oferecido, permitindo assim avaliar a atratividade do negócio, uma vez que, essa avaliação irá considerar a recuperação e a devida remuneração do montante de capital aplicado no investimento. QUADRO DE FUNCIONÁRIOS A Empresa Hamburguês tem em seu quadro de funcionários o total de 11 colaboradores distribuídos nas seguintes quantidades, funções e salários: são 3 cozinheiros que recebem o valor de R$ 2. cada um, 3 auxiliares de cozinha com os salários de R$ 1. R$ 180,00 R$ 160,00 R$ 1. Pedro Souza R$ 1. R$ 120,00 R$ 120,00 R$ 1. Rodrigo Teixeira R$ 1. R$ 120,00 R$ 120,00 R$ 1. Catarina Vaz R$ 1. R$ 100,00 R$ 100,00 R$ 1. Total R$ 16. R$ 1. R$ 1. A existência de uma estrutura sistemática de administração salarial constitui-se, segundo Belcher (Apud H1P0LITO, 2001) em uma necessidade operacional, desempenhando três papéis essenciais: a) oferecer uma base consistente a partir da qual se possam tomar decisões salariais; b) suportar decisões perante os funcionários, uma vez que a aceitação de diferenças no pagamento o facilitada quando se utilizam critérios entendidos como legítimos; c) tornar possível a delegação da administração salarial aos gestores sem que haja perda de controle, no contexto de acompanhar a tendência de descentralização.

O Plano de Cargos e Salários envolve uma série de conceitos que anteriormente a sua aplicação necessitam ser discutidos e entendidos de forma que possam enquadrar-se na estrutura da empresa. Neste ponto inicial, é importante que alguns conceitos como o de cargos, funções e tarefas sejam debatidos e relacionados junto ao todo. Conforme Marras (2002) para a execução do programa é necessário um cronograma de atividades planejadas de acordo com sete etapas: análise das funções, descrição dos cargos, pesquisa de salários, política salarial; avaliação dos cargos; cálculo das estruturas; cálculo do custo do enquadramento. Após uma breve explicação sobre o plano de cargo e salário, vamos nos aprofundarmos um pouco nas leis trabalhista que abrange essas categorias.

º - Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. Redação dada pela Lei nº 7. de 24. vale salientar que essa lei do salario vale para todas as categorias de empregados. BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO O balanço patrimonial de uma empresa é uma das ferramentas mais importantes que uma organização pode contar. As (Lei 6. que determina que o documento é dividido em três partes: o ativo, o passivo e o patrimônio líquido. Vamos analisar cada um deles: 1 - O ativo O ativo envolve todos os bens, direitos e demais recursos já aplicados pela empresa para gerar benefícios econômicos futuros. Na prática, são os investimentos que o negócio realiza para obter lucro.

Ele é dividido em dois tipos. Capital social pode ser formado por; • Reservas de capital; • Ajustes de avaliação patrimonial; • Reservas de lucros; • Ações em tesouraria e • Prejuízos acumulados. Quando o ativo é maior do que o passivo tem-se o patrimônio líquido. Mas quando ocorre o contrário, em que o passivo é maior do que o ativo, o resultado é chamado de passivo a descoberto. Nestes casos, a expressão deve substituir a de patrimônio líquido no balanço social. O balanço patrimonial de uma empresa é feito a partir da reunião de todos os lançamentos contábeis que foram realizados durante o ano, como as entradas e saídas de recursos e as compras de mercadorias, por exemplo. Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos.

Por consequência, nesta acepção, o Patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. Além dos Princípios Contábeis também contamos outras ferramentas muito importantes para a contabilidade de uma empesa que são os Pressupostos Contábeis que determinam normas para auditoria inclusive quanto as características qualitativas das demonstrações contábeis. Regime de Competência  - A fim de atingir seus objetivos, demonstrações contábeis são preparadas conforme o regime contábil de competência. Segundo esse regime, os efeitos das transações e outros eventos são reconhecidos quando ocorrem (e não quando caixa ou outros recursos financeiros são recebidos ou pagos) e são lançados nos registros contábeis e reportados nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem.

Por exemplo, reportar um novo segmento em que a entidade tenha passado a operar pode afetar a avaliação dos riscos e oportunidades com que a entidade se depara, independentemente da materialidade dos resultados atingidos pelo novo segmento no período abrangido pelas demonstrações contábeis.   7 - Confiabilidade  Para ser útil, a informação deve ser confiável, ou seja, deve estar livre de erros ou vieses relevantes e representar adequadamente aquilo que se propõe a representar.   Uma informação pode ser relevante, mas a tal ponto não confiável em sua natureza ou divulgação que o seu reconhecimento pode potencialmente distorcer as demonstrações contábeis. Após relembrarmos a importância e a função de cada princípio e cada pressuposto contábil vamos demonstrar o Balanço Patrimonial e a DRE para os próximos 3 exercícios.

Balanço Patrimonial Encerrado em 31/12/2017 Ativo R$ 375. Passivo Circulante R$ 17. Impostos a recolher R$ 17. ICMS R$ 16. Simples R$ 1. Patrimônio Líquido R$ 300. Lucro Bruto R$ 380. Despesas R$ 308. Lucro Antes do Imposto R$ 72. Imposto sobre o Lucro R$ 14. Lucro Líquido R$ 57. R$ 235. Indice de Endividamento capital de terceiros/ativos totais R$ 17. R$ 375. Tabela 20 – Indicadores para o exercício 2017 Encerrado em 31/12/2018 Ativo R$ 435. Ativo Circulante R$ 327. Impostos a recolher R$ 17. ICMS R$ 16. Imposto sobre o lucro R$ 1. Patrimônio Líquido R$ 300. Capital Social R$ 300. Despesas R$ 305. Lucro Antes do Imposto R$ 75. Imposto sobre os lucros R$ 15. Lucro Líquido R$ 60. Tabela 21 – Indicadores para o exercício 2018 Indicadores Fórmula Demonstrativo Valor Liquidez corrente ativo circulante/ passivo circulante R$ 327. Indice de Endividamento capital de terceiros/ativos totais R$ 17. R$ 435. Balanço Patrimonial Encerrado em 31/12/2019 Ativo R$ 495.

Ativo Circulante R$ 400. Disponível R$ 400. ICMS R$ 16. Imposto sobre os lucros R$ 1. Patrimônio Líquido R$ 300. Capital Social R$ 300. Capital Integralizado R$ 300. Lucro Antes do Imposto R$ 75. Imposto sobre lucros R$ 15. Lucro Líquido R$ 60. Tabela 22 – Indicadores para o exercício 2019 Indicadores Fórmula Demonstrativo Valor Liquidez corrente ativo circulante/ passivo circulante R$ 327. R$ 17. R$ 435. O DRE (demonstrativo de resultados do exercício) é um relatório que demonstra se a empresa em um determinado período, com suas atividades operacionais e não operacionais obteve claramente lucro ou prejuízo. Ainda que seja elaborado anualmente devido as obrigações legais de legislação vigente, em geral o DRE é muitas vezes gerado mensalmente para fins administrativos e gerenciais, sendo ela uma das mais importantes ferramentas de análise dos resultados para os responsáveis nos mais variados níveis de gestão de uma empresa.

O principal objetivo de elaborar uma demonstração de resultados para uma empresa é detalhar cada passo que integra o resultado líquido de uma companhia em um exercício através do confronto das receitas, custos e despesas apuradas, gerando informações significativas para tomada de decisões. Juntamente ao demonstrativo de fluxo de caixa e o balanço patrimonial, o DRE é um dos três relatórios indispensáveis para o gerenciamento, este é um procedimento de suma importância para que se possa avaliar a saúde financeira de qualquer empresa, não importando a área de atuação e tamanho da mesma. CAPITAL SOCIAL 300. CAPITAL INTEGRALIZADO 300. CAPITAL SOCIAL INTEGRALIZADO 300. LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS 57. LUCROS ACUMULADOS 57. CSLL R$ 5. R$ 5. R$ 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS https://pt. wikipedia. J, GOMES. M, Manual de Contabilidade Tributária.

Edição 12º,São Paulo , Editora Atlas. ORTIGOZA, S. A. Revista de Nutrição, 16, 483-492, 2003. JAMES, A. The unlikely origin of fish and chips". BBC News. ROMERO, D. São Paulo: Saraiva, 2004 DOLABELA, F. O segredo de Luisa. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2003 GILTMAN, L. Princípios de Administração financeira. ed. Acesso Abril de 2020. com. br/2019/09/19/balanco-patrimonial-de-uma-empresa-por-que-e-tao-importante/ https://blog. saipos. com/como-e-lei-trabalhista-para-restaurantes/ https://www.

200 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download