PTI - O papel da cultura afro-brasileira e indigena para a democratização social

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Deve-se destacar que a escola não é neutra, portanto, seu papel específico é acompanhar as mudanças na sociedade atual e, portanto, deve ser questionado, criticado e modificado para enfrentar os novos desafios. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi apresentar a elabore um texto com o seguinte tema a importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção de uma escola democrática, construindo uma postagem formativa sobre a cultura afro-brasileira e indígena, consultando as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e analisando os conteúdos transversais a esta temática na BNCC. Este trabalho busca apresentar os principais pontos sobre as disciplinas estudadas no semestre e para que isso fosse possível, a metodologia adotada na formulação deste trabalho foi baseada em pesquisas bibliográficas, através de consultas a livros, revistas, pesquisa de manuais, artigos publicados na internet, entre outros para que assim o trabalho pudesse ser realizado.

DESENVOLVIMENTO A educação democrática infunde o processo de aprendizagem com esses valores fundamentais de nossa sociedade. A educação democrática vê os jovens não como recipientes passivos de conhecimento, mas sim como co-criadores ativos de sua própria aprendizagem. Como ideal, supõe a expansão contínua das oportunidades de participação direta de todos os cidadãos nas decisões públicas em todas as áreas da vida política, social e econômica. Uma educação democrática só é possível na medida em que a escola se torna uma cultura democrática, ou seja, uma experiência permanente de debate e diálogo aberto onde aprender sobre nossa cultura e nossas tradições públicas se torna uma experiência reflexiva sobre nossa construção como pessoas autônomas em nossa sociedade.

Uma escola que utiliza o conhecimento não como ritual de aprendizagem do que já foi sancionado como verdadeiro e legítimo, mas como um recurso de reflexão crítica que conduz tanto à elaboração de perspectivas individuais como à construção de experiências de aprendizagem partilhadas e colaboração para o bem comum? Uma educação que se pretende democrática significa considerar tanto uma educação para a democracia como uma educação para a democracia. Deve ser considerada a maneira como ela se constitui em uma experiência de vida democrática. Mas também, a forma como oferece oportunidades para uma vida democrática, ou seja, elementos de análise e reflexão sobre as experiências e oportunidades democráticas oferecidas por nossa sociedade, e recursos para um maior envolvimento e participação na vida pública à luz dos valores democráticos.

Nesse sentido, o debate acadêmico e social sobre o estudo da história e da cultura africana e indígena se situa no contexto histórico da formação da nação brasileira por diferentes povos (europeus, africanos e indígenas), reconhecendo que esse processo foi marcado pela diversidade, lutas e tensões entre os diferentes povos e culturas. Desde a colonização portuguesa, a educação escolar valorizou os povos e as tradições culturais de origem europeia, em detrimento das origens africanas e indígenas, entre outras. Estes etnocentrismos de base eurocêntrica, bem como a difusão de uma superioridade de povos, raças e culturas, produziram, por um lado, a cultura do racismo, exclusão, marginalização e, por outro, uma oposição que impulsionou os movimentos de luta e resistência.

No Brasil, comunidades quilombolas, como o Quilombo dos Palmares, que se tornou um símbolo nas lutas pela liberdade no Brasil. Ao longo do século 20 e no início do século 21, o movimento negro enfrentou práticas de racismo e discriminação social disseminadas por toda a sociedade brasileira, seja no âmbito da produção acadêmica e científica, na imprensa, no mercado de trabalho e nos diversos espaços de convivência, seja social, político ou cultural. Cada vez mais, tem havido uma mudança global em direção ao reconhecimento e compreensão dos modelos indígenas de educação como uma forma viável e legítima de educação. Existem muitos sistemas educacionais diferentes em todo o mundo, alguns dos quais são mais predominantes e amplamente aceitos.

No entanto, os membros das comunidades indígenas celebram a diversidade na aprendizagem e veem esse apoio global para o ensino de formas tradicionais de conhecimento como um sucesso. As formas indígenas de conhecer, aprender, instruir, ensinar e treinar foram vistas por muitos estudiosos pós-modernos como importantes para garantir que os alunos e professores, sejam indígenas ou não indígenas, possam se beneficiar da educação de uma maneira culturalmente sensível que se baseia, utiliza, promove e aumenta a consciência das tradições indígenas, além do currículo ocidental padrão de leitura, escrita e aritmética. Para a postagem formativa, o modelo escolhido foi o texto sobre a cultura afro-brasileira e indígena: “Em todas as regiões do Brasil, experiências exitosas com alternativas pedagógicas e didáticas materiais abordando os temas acima podem ser encontrados.

No entanto, muitos problemas, fraquezas e desafios permanecem. As experiências desenvolvidas em muitas escolas não são compartilhadas ou publicadas nas escolas e universidades. No entanto, em muitas escolas, por falta de materiais e professores devidamente formados, o estudo da temática étnica e racial ainda é muito limitado. Outro aspecto a ser analisado é o caráter interdisciplinar dos temas étnicos e raciais. É extremamente relevante discutir a abordagem interdisciplinar do ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena. v. n. p. Disponível em: https://www2. olimpiadadehistoria. br/informacao-da-publicacao/ /asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/488171 Acesso em: 16. ago. Lei nº 11. de 10 de março de 2008. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Brasília, DF. Disponível em: http://basenacionalcomum. mec. gov. br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embai xa_site_110518.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download