PORTFÓLIO MERCADO PET NO BRASIL: O CASO DA CASA PET SHOW - RESOLVIDO 2021/01

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Etapa 1: Análise mercadológica e macro ambiental do mercado Pet 5 2. Matriz BCG 5 2. COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING 7 2. ESTRATÉGIA ECONÔMICA E EMPRESARIAL 10 3. Etapa 2: Avaliação dos processos internos – comerciais e administrativos 13 3. Embora muito negócios tenham sido prejudicados por este momento, o mercado de Pet vai na contramão e possui projeção de faturamento anual de R$ 40 bilhões em 2021. Tal fato se dá devido à aquisição de pets, também em uma crescente nos últimos anos; tal comportamento foi impulsionado pela necessidade de as pessoas ficarem em casa, a fim de mitigar a disseminação do vírus, e por isso, a compra de pets tornou-se uma saída para que tivessem companhia neste período. Diante do exposto, a Casa Pet Show possui boas oportunidades de mercado, mas, devido ao aumento de demanda no negócio, Marta e Magnólia encontraram dificuldades para realizar a gestão da empresa, e necessitam de auxílio na parte estratégica, marketing, financeiro e processos.

Sabendo disto, analisou-se o negócio, bem como implementou-se ferramenta de gestão tais como a matriz BCG, comunicação integrada de marketing, avaliação de margem de contribuição e ponto de equilíbrio contábil, CRM e Churn, definição de público-alvo, canais de comunicação, fluxo dos canais de comunicação, implementação de sistema empresarial financeiro e de processos. Com as ações tomadas os processos de gestão foram aprimorados, e o desempenho dos canais de comunicação avaliados e potencializados. • Abacaxi: Os produtos enquadrados nesta categoria possuem baixa participação relativa de mercado e baixo crescimento de mercado. É necessário avaliar se é interessante para a companhia descartá-lo. Hoss, Bromberger, Rojo, & Sousa, 2012). Com base no estudo de caso proposto “Casa Pet Show” os serviços comercializados são: • Banho/tosa, hospedagem de animais.

Além de diversos produtos (com opções de cores, marcas e fabricantes) como: • Coleiras, petiscos, rações, areia, medicamentos, caixas de transporte, arranhadores, antipulgas, tapetes, casinha, entre outros. De acordo com Galão et al. o mercado é extremamente mutável e dinâmico, e as empresas precisam focar em caminhos sustentáveis que possibilitem posição competitiva. Conforme Neves et al. no mercado as companhias lutam em um cenário em que a oferta é superior à demanda, e, por isso, o marketing se torna uma ferramenta estratégica para as firmas. O marketing estratégico cria oportunidades através da fomentação por um desempenho superior no mercado; isto ocorre através da segmentação de mercado e posicionamento que são a base para a conquista em uma posição de mercado (Lambin, 2000).

De acordo com Peter Drucker, considerado por autoridades como sendo o pai da gestão moderna, a cultura engole a estratégia no café da manhã. Nesse sentido, além de sugerir um plano de intervenção à Casa Pet Show para que sua comunicação integrada seja assertiva, antes nós da GCOM Projetos Corporativos, estabelecemos, por meio de planejamento estratégico a identidade corporativa da empresa para que os canais de comunicação sejam mais alinhados e integrados perante a visão, missão e valores da empresa: • Missão da Casa Pet Show: Potencializar o bem da relação entre o pet e sua família. • Visão da Casa Pet Show: Ser a maior e melhor rede de pet shops da América, estando entre as 10 maiores operações mundiais, até 2025.

• Valores da Casa Pet Show: 1. Somos apaixonados por pets; 2. Estes são os questionamentos a serem feitos para entrega de feedback à Casa Pet Show. Além de entregar oportunidades de melhorias, fornecerá também um norte para que ações sejam tomadas nos meios de divulgação tradicionais e modernos, através das características preponderantes entre os respondentes. Também será possível averiguar qual a melhor forma de realizar tráfego de publicidade pela internet. Se será tráfego pago, ou orgânico, e por meio de qual mídia social. Sendo importante salientar que o foco do atendimento, após aplicação da pesquisa deve visar a identidade corporativa da empresa. As informações dadas estão expostas no Quadro 2. As informações utilizadas para realização dos cálculos foram: • Preço • Custo variável • Custo fixo Os resultados obtidos estão expostos no quadro 2: Quadro 2 – Estratégia econômica e empresarial Além disso, será possível calcular também a “Receita de equilíbrio” que é resultado da equação: Desta forma, com a posse da quantidade, será possível calcular a receita de equilíbrio da Casa Pet Show.

Pautado em cunho analítico, é possível perceber que o resultado da Casa Pet Show possui boa margem de contribuição, sobretudo no caso de banho e tosa, que chega a 70% do preço de venda. A boa margem de contribuição é favorável para pagamento dos custos e despesas fixos, tornando saudável a vida financeira da empresa. Sabendo que a saúde financeira da empresa é efeito da estratégia, a análise BCG anteriormente realizada evidencia bem a margem de contribuição para o Produto 1 e Produto 2 do Quadro 2. Com o advento da internet, inúmeras ferramentas foram disponibilizadas para este processo; exemplo disto são • Microsoft Excel; • Google sheets; • Trello. Todavia, são ferramentas passíveis de falha, e com isto, dados valiosos podem ser perdidos. Ferramentas como o Pipedrive e Agendor, específicas para CRM são mais aconselhadas, pois geram produtividade e fluidez nos processos de relacionamento e registro de ações para com os clientes.

Diante do exposto, como sistema a ser utilizado pelo CRM, foi indicado e implementado o Pipedrive para a Casa Pet Show. O CRM é de extrema importância pois permite o follow up das demandas dos clientes focando fidelizá-los e evitar o abandono deles. Sendo assim, o público-alvo é amplo e enfoca qualquer pessoa que tenha um pet. Todavia, as estratégias para disseminação da comunicação devem ser limitadas. É importante utilizar recursos e ferramentas disponibilizadas na internet para avaliar tendência e verificar quais tópicos do escopo dos negócios são mais buscados. Um exemplo de ferramenta a ser utilizada, e indicada pela GCOM Projetos Corporativos, é o “Google trends” (tendências do google). Esta ferramenta evidencia, através da pesquisa de palavras-chave, o quão pesquisado e buscado tem sido algum termo específico.

A qualidade no atendimento nas mídias sociais deve ser alta, e constante, garantindo que todos os clientes sejam respondidos e tenham as suas dúvidas sanadas. Qual a estratégia criativa da mensagem (como dizer)? Todas as mensagens da empresa cliente devem ter cunho personalizado, em que termos estratégicos e que divertem ao cliente são utilizados durante as conversas. Isto entretém o cliente fazendo-o se identificar com a marca Casa Pet Show, auxiliando na fidelização pela busca por um bom atendimento personalizado e eficaz. Qual é a fonte da mensagem (a quem dizer)? De acordo com o a análise de mercado do Serviço de proteção do crédito (SPC), realizada em 2017: • 76% das pessoas que utilizam a internet possuem um pet; • A proporção entre homens e mulheres que possuem pet é de 50% para cada; • 58% possuem entre 25 e 44 anos; • 57% são casados ou possuem união estável.

Sendo assim, para afunilar a fonte da mensagem, estes dados serão utilizados tanto para tráfego nas mídias sociais, quanto para as mídias tradicionais. Para tanto, as seguintes ferramentas serão utilizadas: Tradicionais: Outdoors, pois atingem diversas camadas sociais, e no planejamento das linhas é possível direcionar aos públicos desejados. Atinge pessoas que estão a pé ou sendo transportadas por algum veículo. Nele a mensagem deve ser simples e clara, e facilmente memorizável, além de conter as mídias sociais da empresa no canto inferior direito da imagem. Modernas: Ferramentas a serem utilizadas: • E-mail marketing: Os clientes já cadastrados recebem e-mails com novidades e promoções, além disto, será utilizado para agradecimento e colhimento de feedbacks (via formulário) para melhoria dos serviços.

• Site: Ao clicar no anúncio transmitido pelo e-mail serão direcionados ao site, onde estarão ancorados produtos e serviços, e com um bot (robô) de atendimento automático, via inteligência artificial, bem como os telefones e e-mail para contato, e posicionamento dos ícones para encaminhamento às redes sociais. De acordo com Marchiori (2002) a gestão da informação deve enfocar a instituição e os seus gargalos mediante a diferentes processos e operações que carecem de soluções efetivas. Seguindo esta linha de pensamento, é necessário incluir toda a cadeia de valores da informação, iniciando-se um processo na identificação das necessidades de informação, e seguindo por coleta, armazenagem, distribuição, recebimento e uso da informação; este fluo deve ser embasado na necessidade dos stakeholders.

Pimenta, 2008) Existem inúmeras opções de sistemas no mercado. Visando a Casa Pet Show, é necessário localizar a melhor opção em custo-benefício, uma vez que um sistema que permita operações fundamentais, tais como fluxo de caixa, movimentação, apropriações, entre outras funcionalidades, atende a demanda do Pet Shop. Sabendo que a operação do negócio não envolve logística complexa e a empresa não ser de grande porte com operações volumosas, não é necessário um sistema ERP (sistema integrado de gestão empresarial). A Casa Pet Show possui estabelecimento físico, mas, com auxílio da GCOM projetos corporativos, deteve valor agregado através do impulsionamento de vendas pelas estratégias virtuais. São inúmeras as vantagens oferecidas aos consumidores que podem efetuar aquisições e transações dentro de casa, sem necessidade de locomoção, o que facilita e fomenta o comércio e ajuda no desenvolvimento de muitas empresas, tais como a Casa Pet Show.

REFERÊNCIAS x ASSOCIATION, A. M. Dictionary of Marketing Terms. C. Marketing Digital: a era da tecnologia on-line. Investigação, São Paulo, 07 maio 2010. FABIANO PALHARES GALÃO, E. C. TAGHIYAREH, F. A FRAMEWORK TO IMPROVE THE MANAGEMENT OF COSTUMER CHURN. IEEE, 2009. HOSS, O. B. NEVES, M. F. ET. A. Processo estratégico de Marketing e plano de marketing para o Agronegócio. RYGIELSKI, C. WANG, J. C. YEN, D. C. CONTABILIDADE DIGITAL. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO, SÃO PAULO, 2020. SPC. MERCADO DE CONSUMO PET. ANÁLISE DE MERCADO, São Paulo, 2017.

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