PORTFÓLIO EMPRESA PRATICIDADE - RESOLVIDO 2021/01

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Finanças

Documento 1

ETAPA 1 5 3. ETAPA 2 7 4. ETAPA 3 10 5. ETAPA 4 12 6. ETAPA 5 17 7. ETAPA 1 Para que a empresa Praticidade atenda as normas de gestão sustentável, e consiga lograr êxito na implementação de um Sistema de gestão ambiental (SGA), alguns pontos de atenção devem ser destacados. É importante salientar que, é uma companhia madura, e, por 10 anos estabeleceu-se no mercado, possuindo grandes metas financeiras. Estes são pontos importantes para que seja evidenciada a proporção das tomadas de decisões, que devem ser assertivas, e, por isso, requerem ferramentas confiáveis, tais como o Ciclo PDCA. Plan, Do, Check, Act). As normas e leis são extremamente importantes para as implementações supracitadas. que institui a política nacional de resíduos sólidos, deve ser seguida. Esta lei exige a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos aos grandes geradores.

Sabendo que a Praticidade já possui este plano, é necessário foco em outras incorporações, como trabalhar com a destinação de reciclados às cooperativas que possam promover a venda desses produtos, melhorando a renda de algumas famílias. Desta forma, além do pensamento sustentável, há também fins sociais, que fortalecem a imagem da organização na sociedade. Diante do exposto, e sabendo que a empresa possui foco de estar em conformidade com as legislações e normas ambientais, faz-se necessário a implementação de um Ciclo PDCA bem definido regido por treinamentos e key performance indicators (KPIs) para follow up das ações que estão sendo tomadas. São elas: 1. Estruturar um plano de cargos e salários Para Chiavenato (1999), constituir um plano de cargos e salários é essencial para as empresas, auxilia na gestão do trabalho dos colaboradores e é a partir dele que estes pontos serão definidos.

Quando feito de forma bem estruturada, torna-se um diferencial competitivo no mercado para a organização pois garante controle dos salários por parte da empresa, e engajamento por parte dos funcionários. Definir o perfil comportamental para o perfil da vaga Conforme Silva (2020) é necessário conhecer acerca da metodologia de perfil comportamental por parte dos responsáveis por um processo seletivo, a fim de que a seleção seja realizada da melhor forma possível, e alocar pessoas de forma inteligente para o colaborador e a empresa. Planejar o processo de recrutamento e seleção Para Fleury (2002), é necessário conhecer a personalidade do candidato, e para isto, o processo seletivo é fundamental, pois somente a experiência do candidato não é suficiente para o conhecimento do trabalho a ser realizado. Assim que o candidato para a vaga for escolhido, faz-se necessário um processo de integração.

Este processo faz valer o investimento do recrutamento e seleção, e compreender a culta da organização cria sinergia entre a identidade do colaborador e empresa. Dalacosta; Coltre, 2011) Motta (1993) entende que a integração é a internalização do coletivo da empresa por um funcionário. Esta integração passa a cultura da empresa e o fluxo de trabalho, bem como inserção em grupos. Partindo da compreensão por parte do indivíduo, a integração é bem sucedida, e este é visto como ferramenta para manutenção das operações da empresa. Sendo que, o que distingue estas gestões é a ênfase na criação (informação) e uso (conhecimento). Com isso, percebe-se a importância do exposto na etapa 2 do presente trabalho, pois para criação e uso do conhecimento, é necessário capacidade técnica por parte dos funcionários.

A gestão do conhecimento tem como base o mapeamento social, inserção na firma, distribuição, recompensa e retenção de conhecimento relacionado às habilidades fundamentais de colaboradores com foco na operação. Todos os fatores devem cooperar para que a identidade corporativa seja alcançada (Brito, 2008). Dessa forma, pode-se inferir que, os principais aspectos relacionados à gestão de conhecimento para a Praticidade têm como base: • A qualidade da informação; • Gestão de pessoas; • Foco na identidade corporativa. A. • Ter três anos de balanço auditado por auditor independente registrado na Comissão de valores mobiliários (CVM); • Ter ou obter um registro de companhia categoria “A” na CVM; • Ter diretor de Relações com investidores estatutário e ter um conselho de administração; • Identificar eventual segmento de listagem e fazer o pedido de listagem na B3; • Definir estratégia da oferta e registrá-la na CMV.

A B3 disponibiliza para interessados em tal processo as principais macro etapas do processo de abertura de capitais, estão entre elas a preparação, preparação da documentação e marketing da oferta, busca por investidores e vida de companhia aberta. Estas macros etapas, bem como as suas etapas podem ser melhor verificadas na imagem 2: Imagem 2 - Principais macro etapas do processo de abertura de capitais Fonte: <http://www. b3. b3. com. br/data/files/DB/75/47/58/B07CA610F33E5CA6AC094EA8/Estudo_-_Custo_do_IPO. pdf> Diante do exposto, é possível perceber que as empresas interessadas em abrir o seu capital enfrentam burocracias e custos elevados, em contrapartida, têm acesso ao capital de investidores. A imagem 3 retrata as vantagens e desvantagens do IPO conforme supracitado: Imagem 4 – Vantagens e desvantagens do IPO Fonte: Elaborado pelo autor De acordo com Bertucci et al.

Para Lanzana (2004), a definição de qual nível a firma se adequará está diretamente ligado à sua adequação às práticas de disclosure (abertura de informações ao mercado), direitos do investidor minoritário, atuação do conselho e estrutura de propriedades. Adequando-se com êxito nestas práticas, a Praticidade tem grande potencial para alcançar o mais alto nível de governança corporativa, o “Novo Mercado”. ETAPA 5 Para Souza e Cordeiro (2010), a gestão de resíduos sólidos possui interface com o suporte à população e produção, bem como executa atividades de execução, planejamento e contato com fornecedores. É importante pontuar que, as fronteiras dos serviços delimitam-se pelas conectividades no meio ambiente em que está inserida. O quadro 1 retrata os processos e conexões externas da função operacional da gestão de resíduos: Quadro 1 - Processos e conexões externas da função operacional da gestão de resíduos: Fonte: Monteiro et al.

Desta forma, é possível cortar gastos com maquinário, mão de obra, combustível, além de otimizar tempo para que mais resíduos sejam reciclados. A partir destas ações iniciais, a transferência também é afetada, sendo necessário negociar com os fornecedores descontos e condições interessantes para execução desta operação, tanto para o maquinário quanto para produtos químicos incentivando, assim, o processo de reciclagem e compostagem. Diante do exposto, pode-se perceber que houve corte de custos diretos e despesas no processo, condigno à boa gestão de resíduos, que impactou positivamente o resultado financeiro da empresa, e possibilitou maior volume para estas execuções. Estas estratégias fizeram parte de discussões sobre o negócio durante a estruturação do BSC.

Para evidenciação do impacto financeiro causado pela gestão de resíduos, utilizar-se-á a estrutura da demonstração do resultado do exercício antes e depois das alterações realizadas pela gestão de resíduos. CONCLUSÃO A Praticidade logrou êxito em suas necessidades guiadas por um planejamento estratégico bem estruturado, que permitiu a estruturação de ferramentas tais como o ciclo PDCA para implementar um SGA, a partir daí foi perceptível a importância da gestão de pessoas través da aplicação de métodos de recrutamento e seleção, e esta mesma etapa agregou valor ao planejamento estratégico financeiro com base no BSC. Além disso, foi possível conscientizar os colaboradores através da nova política ambiental instaurada, e, a abertura do capital da empresa no mercado acionário evidenciam a mentalidade sustentável e de crescimento respectivamente.

Diante do exposto, a empresa alavancou financeiramente o seu negócio, o que abre novas oportunidades dentro do seu escopo de operação, havendo através da gestão de resíduos, possibilidade de criar operações paralelas à produção de copos descartáveis, canudos, pratinhos e outros focadas na sustentabilidade de forma lucrativa. REFERÊNCIAS x ALMEIDA, M. A. Disponivel em: <http://www. b3. com. br/pt_br/produtos-e-servicos/solucoes-para-emissores/abertura-de-capital/como-abrir-o-capital/>. Acesso em: 28 jan. BRITO, L. M. P. Gestão de Competências, Gestão do Conhecimento e Organizações de Aprendizagem – instrumentos de apropriação pelo capital do saber do trabalhador. Cadernos de Educação, Pelotas, p. DALACOSTA, R. COLTRE, D. S. M. O PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS NO SISTEMA CRESOL BASER. New York: McGrawl-Hill, 1961. FLEURY, M.

T. L. As pessoas na organização. H. P. ET. A. Manual de gerenciamento integrado de resíduos sólidos. F. Gestão Ambiental e a Sustentabilidade. Sistema Universidade Aberta do Brasil, São Paulo, 2011. PWC, P. B3. Gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2005. SANTOS, B. O. Psicologia aplicada à orientação e seleção de pessoal. ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS, Resende, 2020. SOUZA, R. G. D. CORDEIRO, J. Integrated solid waste management: engineering principles and management issues. Nova York: McGraw-Hill, 1993.

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