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O presente trabalho objetiva apresentar uma reflexão sobre a acessibilidade arquitetônica em instituições de ensino. Assim, reconhece-se que para que a inclusão de fato aconteça é preciso eliminar os obstáculos que limitam ou até mesmo impossibilitam a acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em ter acesso as mais diversas dependências que compõem a estrutura escolar. Em vista disso, o estudo dá ênfase a arquitetura da escola que deve dispor de um ambiente preparado para acolher a todos.
Durante anos, pessoas com necessidades especiais eram excluídas da sociedade e quando se tratava da educação, o aluno com deficiência muitas vezes não frequentava a escola, pois acreditavam que o mesmo seria incapaz de desenvolver as atividades propostas pelo professor e quando era matriculado passava de série em série sem o mínimo de preocupação com o aprendizado deste aluno. Isso ocorria devido a percepção que a sociedade possuía diante de um sujeito com deficiência, acreditavam que seria incapazes de aprender os conteúdos trabalhados. No entanto, nas últimas década, o tema inclusão vem sendo debatido e assunto de várias pesquisas, e teve na declaração de Salamanca (1994) o seu ponto de partida.
Neste sentido o movimento que levou a inserção de indivíduos público alvo da educação especi
Mostrar todosal (PAEE), para instituições de ensino regular foi impulsionado com a declaração de Salamanca, visando assegurar ao deficiente o direito a escolarização no ensino regular.Ocultar
1. ACESSIBILIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO
2. ESCOLA E ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
3. APLICANDO A ACESSIBILIDADE NA ESCOLA
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