Analisando um aplicativo de Educação Física

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Educação Física

Documento 1

Os estudos de Cinesiologia e Biomecânica são responsáveis pela investigação e analise física dos sistemas biológicos, compreendendo os efeitos das forças mecânicas sobre o corpo humano. É a partir das analises realizadas dos estudos da biomecânica, que são identificados padrões de movimentos patológicos estáticos ou dinâmicos. Identificando tipos de contração concêntrica, excêntrica e isométrica. Através destes estudos, é possível compreender as funções específicas que os músculos possuem. Visando, uma melhor estruturação do trabalho, discorreremos inicialmente sobre o uso de tecnologias digitais em sala de aula, e posteriormente a respeito especificamente dos estudos de planos e eixos do corpo humano, ângulos relativos e absolutos, articulações do quadril e joelho, descreveremos os movimentos possíveis no corpo humano e a relação da temática com a Base Nacional Comum Curricular.

Planos e Eixos do Corpo Humano As descrições do corpo humano e dos órgãos no quesito anatomia são baseadas em três planos de seção que passam através do corpo na posição anatômica: • Plano Sagital: São os planos verticais. Divide o corpo em laterais direita e esquerda. Pode ser dividido em sagital mediano (metades idênticas) e sagital paramediano (tamanhos diferentes). As ações articulares ocorrem em um eixo horizontal e incluem os movimentos de flexão e extensão. • Plano frontal: Também são planos verticais, mas, estes dividem o corpo nas metades anterior e posterior (frente e atrás). Ângulos relativos e Ângulos absolutos. Ângulos relativos são medidos na articulação, deste modo, são formados nos eixos longitudinais da parte adjacente do corpo.

Sua medida sempre parte do zero, ou seja, da posição anatômica original. Já os ângulos absolutos são dados a partir da linha de referência fixa, são sempre medidos na mesma direção, a partir de uma referência, seja ela horizontal ou vertical. Diversos são os estudos que tentam abordar uma padronização nos ângulos, partindo da analise do ângulo da cervical e de acordo com o perfil do analisado, ou seja, baseando-se no tipo corpóreo do individuo. • Gastrocnêmicos • Poplíteo Este movimento ocorre no plano sagital, deve-se evitar girar o quadril. O ângulo de flexão do quadril se não for de 90º deve ser anotado, a articulação do quadril deve ser fletida para evitar estiramentos. Outro movimento de joelho é a extensão, corresponde ao afastamento da face posterior da perna da face posterior da coxa, ocorre no plano sagital, durante este movimento os meniscos são movimentados para frente.

Os músculos envolvidos são: • Reto Femoral • Vasto medial • Vasto lateral • Vasto intermediário • Fáscia lata • Glúteo máximo No que tange as articulações do quadril, podemos elencar que são a Sacroilíaca e a Coxofemoral. A primeira destas realiza o movimento de deslizamento, já a coxofemoral, o de abdução, adução, flexão, rotação, extensão e circundação. Rotação - Adução horizontal - Abdução horizontal Os movimentos de flexão lateral esquerda e direita aplicam-se apenas ao movimento da cabeça e do tronco. O erguer da escápula é chamado de elevação e o contrário de depressão. O afastamento destas é denominado protação e o retorno de retração, o movimento giratório é chamado de rotação para cima e rotação para baixo.

Já no antebraço, ocorrem os movimentos de pronação e supinação, o primeiro destes é quando as palmas da mão estão voltadas para a parte posterior do corpo e a supinação quando a palma da mão é voltada para frente. Outros movimentos também podem ser notados como no punho, o desvio radial, nos pés, ocorrem a flexão, extensão, inversão, eversão, dorsiflexão e flexão plantar. Indubitavelmente fica clara sua importância na Educação Física e, sobretudo, para uso com individuos das mais variadas idades, no âmbito em questão com os alunos dos anos iniciais da educação básica. Além disso, o uso de tecnologias, dependendo de como seja realizado pelo docente pode ser extremamente útil no processo de ensino-aprendizagem.

Na questão proposta, é bastante viável a aplicabilidade do mesmo, na analise dos movimentos dos discentes, apresentando os resultados para estes e desenvolvendo desafios ao longo da trajetória letiva. Muito embora, diversos profissionais de Educação Física estejam criticando o uso de aplicativos de analise de movimentos, por considerar que os resultados são apenas qualitativos e, portanto, não permitem uma analise mais apurada do movimento, não substituindo o papel do professor de Educação Física. No entanto, é exatamente este o objetivo deste e outros aplicativos, realizar uma analise qualitativa e isto, a partir de padrões solicitados e criados pelo profissional. WUNSCH, Luana Priscila; JUNIOR, Alvaro Martins Fernades. Tecnologias na Educação: conceitos e práticas. Curitiba: InterSaberes, 2018. E-book Disponível em: Biblioteca Virtual Universitária 3.

HAMILL, Joseph; KNUTZEN, Kathleen. Disponível em: MINHA BIBLIOTECA. LIPPERT, LYNN S. Cinesiologia clínica e anatomia. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download