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A Ética do discurso Habermasiana como condição da liberdade humana, Monografia, Filosofia

Id tarefa
8944
Disciplina
Criado
12 de janeiro 2021
Concluído
21 de janeiro 2021
Preço
R$ 600,00
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lenilsonesilva4
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lenilsonesilva4
lenilsonesilva4
Escritor
Páginas: 46
R$ 600,00
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A ÉTICA DO DISCURSO HABERMASIANA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE HUMANA
O presente trabalho pretende apresentar o filósofo alemão Jürgen Habermas e suas proposições básicas da Teoria do Agir Comunicativo, tida como condição inicial e fundamental para a ética do Discurso.
Sabemos que sua filosofia é mais uma proposta para a saída da crise da modernidade, o que para nós se torna um desafio o fato de, diante das pluralidades indicar uma pista, pelo diálogo e intercompreensão, assim como Habermas propõe, como o caminho seguro e certo para o entendimento e democracia.
É desafiante pois transformar a razão na sua estrutura atual em uma racionalidade ético-comunicativa é querer reunir a intersubjetividade dos sujeitos que pensam e agem, a subjetividade de cada um, no mundo objetivo, no dia-a-dia dos agentes.
Parece-nos que a filosofia de Habermas vem de afr Mostrar todos
I: HABERMAS E A ESCOLA DE FRANKFURT
1. O HISTÓRICO DA ESCOLA DE FRANKFURT
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA TEORIA CRÍTICA
3. A MODERNIDADE NA VISÃO DE HABERMAS NA PERSPECTIVA DA ESCOLA DE FRANKFURT

II: O PARADIGMA HABERMASIANO
1. UM NOVO CONCEITO DE RACIONALIDADE
1.1 UM HORIZONTE PARA O MUNDO VIVO
2. HABERMAS E A AÇÃO COMUNICATIVA

III: A ÉTICA DO DISCURSO HABERMASIANA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE HUMANA




A) OBRAS DE HABERMAS

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la Acción Comunicativa. Tomo I.
Madrid: Taurus, 1988.
__________. Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa: Edições 70.
Biblioteca Contemporânea.
__________. Pensamento Pós-Metafísico. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro - Biblioteca Tempo Brasileiro, No. 90, 1990.
__________. Conhecimento e Interesse. São Paulo: Abril Cultural, 1980.


B) OUTRAS OBRAS

ASSOUN, Paul-Laurent. A Escola de Frankfurt. Trad.: Helena Cardoso.
São Paulo: Ática – Série Fundamentos 76, 1991.

FREITAG, Bárbara. A Teoria Crítica Ontem e Hoje. São Paulo:
Brasiliense, 1990.

GASTALDI, Ítalo. Educar e Evangelizar na Pós-Modernidade. São
Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1994.

GEUSS, Raymond. Habermas e a Escol Mostrar todos
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