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A ÉTICA DO DISCURSO HABERMASIANA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE HUMANA
O presente trabalho pretende apresentar o filósofo alemão Jürgen Habermas e suas proposições básicas da Teoria do Agir Comunicativo, tida como condição inicial e fundamental para a ética do Discurso.
Sabemos que sua filosofia é mais uma proposta para a saída da crise da modernidade, o que para nós se torna um desafio o fato de, diante das pluralidades indicar uma pista, pelo diálogo e intercompreensão, assim como Habermas propõe, como o caminho seguro e certo para o entendimento e democracia.
É desafiante pois transformar a razão na sua estrutura atual em uma racionalidade ético-comunicativa é querer reunir a intersubjetividade dos sujeitos que pensam e agem, a subjetividade de cada um, no mundo objetivo, no dia-a-dia dos agentes.
Parece-nos que a filosofia de Habermas vem de afr
Mostrar todosonto direto a uma racionalidade que reduz a jogos de linguagem, que se reduz a regras de discursos que manipulam as relações entre os sujeitos. A razão popularizou-se em “capacidade de representar e manipular objetos, ou no discurso que constata fatos, através de proposições formais sobre o mundo objetivo.”
Essa redução da filosofia a subsistemas particulares e à racionalidade instrumental provoca inquietações. Pois ela “não dispõe mais de critérios de validade próprios da prática frente à teoria incólumes à idéia da precedência da prática prescindir de uma justificação, assumindo em si mesmas o poder de definição sobre respectivos critérios de validade.”
Para Habermas, chegou o momento de abandonar o paradigma da relação sujeito-objeto, que por muito tempo tem dominado o pensamento moderno, substituindo-o por outro paradigma, o da relação comunicativa, pela intercompreensão e pela teoria consensual.
Este é, portanto, o cerne do objetivo deste trabalho. O ponto de partida está fundamentalmente ligado a Escola de Frankfurt. “Ela suscita elementos básicos para a crítica do modelo técnico-cientifico do pensamento ocidental e da manipulação instrumental das relações sociais. A pesquisa expõe a fundamentação da Ética do Discurso, partindo de sua gênese sócio-histórica, ou seja, dos elementos da Teoria Crítica da sociedade.” Portanto, podemos afirmar que o ponto de partida para a fundamentação da Ética do Discurso habermasiana encontra-se na Escola de Frankfurt e na Teoria Crítica.Ocultar
I: HABERMAS E A ESCOLA DE FRANKFURT
1. O HISTÓRICO DA ESCOLA DE FRANKFURT
2. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA TEORIA CRÍTICA
3. A MODERNIDADE NA VISÃO DE HABERMAS NA PERSPECTIVA DA ESCOLA DE FRANKFURT
II: O PARADIGMA HABERMASIANO
1. UM NOVO CONCEITO DE RACIONALIDADE
1.1 UM HORIZONTE PARA O MUNDO VIVO
2. HABERMAS E A AÇÃO COMUNICATIVA
III: A ÉTICA DO DISCURSO HABERMASIANA COMO CONDIÇÃO DA LIBERDADE HUMANA
A) OBRAS DE HABERMAS
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la Acción Comunicativa. Tomo I.
Madrid: Taurus, 1988.
__________. Técnica e Ciência como Ideologia. Lisboa: Edições 70.
Biblioteca Contemporânea.
__________. Pensamento Pós-Metafísico. Rio de Janeiro: Tempo
Brasileiro - Biblioteca Tempo Brasileiro, No. 90, 1990.
__________. Conhecimento e Interesse. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
B) OUTRAS OBRAS
ASSOUN, Paul-Laurent. A Escola de Frankfurt. Trad.: Helena Cardoso.
São Paulo: Ática – Série Fundamentos 76, 1991.
FREITAG, Bárbara. A Teoria Crítica Ontem e Hoje. São Paulo:
Brasiliense, 1990.
GASTALDI, Ítalo. Educar e Evangelizar na Pós-Modernidade. São
Paulo: Editora Salesiana Dom Bosco, 1994.
GEUSS, Raymond. Habermas e a Escol
Mostrar todosa de Frankfurt. Trad. Bento
Itamar Borges. - Campinas, São Paulo: Papirus, 1988.
INGRAM, David. Habermas e a Dialética da Razão. Brasília: Editora
Universidade Brasileira, 1993.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Reviravolta lingüístico-pragmática na
filosofia contemporânea. São Paulo: Loyola, col. Filosofia, 1996.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. Ética e Práxis Histórica. Editora Ática:
São Paulo – SP, 1995.
PIZZI, Jovino. Ética do Discurso: a racionalidade ético-comunicativa.
Porto Alegre: Ed. Edipucrs, col. Filosofia 15, 1994 .
REALE, Giovanni. História da Filosofia III. São Paulo: Paulus –2ª ed.,
1990.
SIEBENEICHLER, Flávio Beno. Razão Comunicativa e Emancipação.
Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
SLATER, Phil. Origem e Significado da Escola de Frankfurt: uma
perspectiva marxista. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
TOURAINE, Alain. Crítica da Modernidade. Petrópoles: Vozes, 1994.
C) CADERNOS PERIÓDICOS DE FILOSOFIA
LOWY, Michael. A Escola de Frankfurt e a Modernidade. Novos
Estudos no. 2 – março de 1999.
MACEDO, Ubiratan Borges de. A Ética do Futuro. Presença Filosófica:
Publicação semestral da Universidade Gama Filho: Rio de Janeiro –
RJ –vol. XXIII no 1-2, 1998-1999.
MENESES, Anderson de Alencar. A Racionalidade Comunicativa
Habermasiana: uma saída para a crise da Modernidade. Recife:
Instituto Salesiano de Filosofia - publicação anual de pesquisa
filosófica, 1999.
SIEBENEICHLER, Flávio Beno. A Filosofia perante os desafios da ética
num mundo globalizada: a ética da preservação versus a ética do
discurso. . Presença Filosófica: Publicação semestral da Universidade
Gama Filho: Rio de Janeiro – RJ –vol. XXIII no 1-2, 1998-1999.
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