Projeto Interdisciplinar da Administração I - ESAB

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

REFERENCIAL TEORICO 5 2. Fundamentos da Administração 5 2. Contabilidade 8 2. Teoria Geral da Administração 10 2. Contabilidade gerencial 12 2. Nessas ações, o próprio homem se transforma, uma evolução mais profunda do ser humano precisa de aprendizado mediado pela cultura. Atualmente vivemos um momento de aceleração de informações, tecnologia e estilo de vida dentro de um contexto de inovação permanente , na qual torna escopo da preocupação do administrador já que há necessidade de se aliar a ética e valores aos projetos , contrariando a ideia da externalidade das organizações, sendo assim de forma mais ampla e densa, fazendo do gestor um relevante papel como criador de valores para a convivência humana. REFERENCIAL TEORICO 2. Fundamentos da Administração Administração é o processo de trabalhar com pessoas e recursos para realizar os objetivos organizacionais , bons administradores fazem essas coisas eficaz e eficientemente , portanto ser eficaz é atingir os objetivos organizacionais , já ser eficiente é atingir os objetivos com um número mínimo de perdas de recursos , isto é fazer o melhor uso possível do dinheiro, de tempo , materiais e de pessoas, porém alguns administradores falham em ambos os critérios ou focalizam um deles em detrimento do outro, os melhores administradores mantêm uma focalização clara tanto na eficácia quanto na eficiência.

A administração pode ser entendida como um conjunto integrado e coerente de conhecimentos das diferentes áreas da atividade humana , aplicado as organizações , visando a sua sobrevivência , eficiência e eficácia , para atingir seus propósitos se utiliza de um conjunto de princípios e conhecimentos integrados para propor técnicas , estratégias e ações capazes de levar as empresas a atingirem seus objetivos , suas metas e ao mesmo tempo buscar relações mais harmoniosas que conflituosas com seus membros e sociedade em geral Foram inúmeros estudos desenvolvidos , com diferentes enfoques para se caracterizar o que é administração onde abordagens mais antigas consideram a administração voltada essencialmente aos aspectos técnicos e utilitarista do trabalho , sendo nessa visão o conhecimento cientifico é traduzido em termos tecnológicos e origina quadros gerenciais e executivos das empresa , cuja competência é avaliada pela capacidade de aplicação de formulas técnicas nas diversas áreas da administração , tais como planejamento , finanças , marketing, recursos humanos , organização , produção , porem em abordagens mais recentes enfatizam aspectos relacionados a questões de gênero, ecológicas , comunicativas , éticas etc.

O processo da administração adequadamente executado envolve ampla variedade de atividades que incluem planejar, organizar, liderar e controlar, que será descrita a seguir: Planejar: é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, as atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre que tipo de atividade a organização devera se engajar. Organizar: é reunir e coordenar os recursos humanos financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos, as atividades incluem atrair pessoas para a organização especificar responsabilidades por tarefas, agrupar tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e as coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo sucesso.

Liderar: é estimular as pessoas a serem grandes executores, é dirigir, motivar e comunica-se, com os funcionários, individualmente ou em grupo, portanto liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas ajudando a guia-las e a inspira-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Controlar: assegura que os objetivos sejam atingidos, estabelecendo assim padrões de desempenho que indiquem o progresso rumo aos objetivos de longo prazo , monitorando o desempenho das pessoas e unidades pela coleta de dados de desempenho, fornece as pessoas feedback ou informação sobre o seu progresso , identificando problemas pela comparação entre dados de desempenho. Contabilidade O objetivo da Contabilidade pode ser estabelecido como sendo, o de fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e, subsidiariamente física, de produtividade e social aos usuários internos e externos à entidade objeto da Contabilidade.

O processo contábil se inicia com a coleta de todos os dados econômicos , continua mensurando -os monetariamente , registrando-os e sumarizando em forma de relatórios que auxiliarão os usuários da contabilidade na tomada de decisão. Sendo um administrador um dos usuários da contabilidade, é importante para ele a informação contida nos relatórios para auxilia-lo na administração eficiente da empresa. MARION,2011). Os usuários da contabilidade são pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial da entidade. São por exemplo, os acionistas de uma empresa , que desejam avaliar o patrimônio da entidade para saber se lhe concedem ou não um empréstimo; os administradores da entidade , que desejam avaliar o desenvolvimento das atividades da empresa e os seus resultados; e o Fisco que deseja saber o resultado da sociedade para lançar os tributos que incidem sobre ela.

Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações atuais, e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição um naipe de alternativas para situação. CHIAVENATO, 2006). De acordo com Stodgill citado por Caravantes as Teorias da Administração prescrevem o que fazer para chegar a um determinado resultado ou para evitar que uma determinada condição indesejável venha a ocorrer. STODGILL, 1966 apud CARAVANTES, 2008). As teorias da Administração são conhecimentos organizados e codificados em decorrência da experiência prática e empírica da administração em organizações. Outras se desenvolveram a medida que necessidades e questões que confrontam os administradores se modificaram com o passar dos anos, portanto todas as abordagens tentaram explicar questões reais enfrentadas pelos administradores e fornecer-lhes ferramentas para resolver problemas futuros.

Contabilidade gerencial Historiadores demostram que informas contábeis tem sido preparada há milhares de anos. Registros contábeis, remontando as antigas civilizações, forma encontrados em blocos de pedra. Há quinhentos anos, um monge veneziano, Fra Pacioli, descreveu os fundamentos de um sistema contábil de partidas dobradas bastante funcional. A necessidade de registrar informações sobre transações comerciais tem existido sempre que as pessoas tem comerciado entre si nos mercados de troca (KAPLAN, 1996 apud SOUTES,2006). p. apud FREZATTI et al, 2007). Segundo Guerreiro (2006) a despeito da existência de fortes fatores indutores e facilitadores para a modernização da contabilidade gerencial, pouco tem se modificado no decorrer do tempo, porém diversos autores e pesquisadores têm alertado para o problema do que se pode denominar de “estabilidade da contabilidade gerencial”, chamando a atenção para o fato de que a pesquisa contábil tem tido pouco impacto na prática empresarial e, também, para as diferenças existentes entre o que diz a teoria e o que é feito na prática.

Green e Amenkhienan (1992 apud Guerreiro 2006) mencionam que existe um descompasso significativo entre inovações em manufatura e inovações na contabilidade gerencial. Embora mudanças estejam ocorrendo, as empresas, em grande extensão, continuam a apoiar-se em modelos contábeis desatualizados. Em qualquer parte do mundo, o termo refere-se a um grupo de pessoas que interagem entre si e, dessa forma, vão levando a vida. Diante disso, podemos imaginar que a primeira coisa que precisamos entender, quando se quer compreender uma economia, é saber como são tomadas as decisões. De acordo com Pires (2010) a experiencia econômica brasileira se inicia no século XX, de um país atrasado, dependente da exportação de poucos produtos primários, o Brasil tornou-se uma das maiores economias do mundo no século atual, apesar da permanência de enormes disparidades regionais e de renda verificada no país.

Como essa economia periférica, na perspectiva de uns, ou dependente , na de outros , essa trajetória foi fortemente marcada por bruscas reestruturações da economia mundial , como a crise em 1929, o longo ciclo de crescimento do pós – Segunda Guerra Mundial, os choques do petróleo e dos juros , nas década de 1970 e, por fim , da reestruturação produtiva efetuada na década de 1970 e, por fim da reestruturação produtiva efetuada na década de 1990 , sob inspiração de ideais neoliberais. As condições econômicas modificam -se com o passar do tempo e são difíceis de serem previstas, os mercados em alta ou em baixa vem e vão. Para ele, “[. todo e qualquer mercado opera segundo determinadas regras e limitações, que restringem a liberdade de escolha.

” Nas economias modernas, a maioria das decisões sobre o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir são tomadas nos mercados. Logo, para determinarmos os compradores e vendedores que estão participando do mercado, devemos incorporar a ideia do que seja a extensão do mercado. Segundo Giambiagi et al. • 1957- O casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compram uma pequena loja na cidade de Franca, interior de São Paulo, chamada “A Cristaleira”, e a inauguram no dia 16 de novembro. Tem início o que seria uma das maiores redes de varejo do País, o Magazine Luiza. O nome da loja foi escolhido em um concurso cultural, promovido em uma rádio local – um exemplo de que, desde então, a empresa ouve e respeita a opinião de seu público.

• 1966 - Dona Luiza e Seu Pelegrino ampliam o espaço da loja, que possuía 500m2 na época. O crescimento é impulsionado por uma nova dupla de sócios: Wagner Garcia e Maria Trajano Garcia, sua esposa e irmã de Dona Luiza. Uma grande transformação no modelo de gestão é iniciada, com objetivo de fortalecer a empresa para os novos desafios que surgem. • 1991- Criada a Holding LTD, para preparar o grupo para a expansão dos negócios. Logo a seguir, uma nova liderança assume o comando da rede, com Luiza Helena Trajano à frente. Uma grande transformação no modelo de gestão é iniciada, com objetivo de fortalecer a empresa para os novos desafios que surgem. • 1992- Criado o primeiro modelo de comércio eletrônico do mundo: as Lojas Eletrônicas (hoje chamadas Lojas Virtuais).

Campanhas internas, o Funcionário Destaque, Outdoors, o Prêmio Luiza Helena, entre outros, são programas que valorizam publicamente os colaboradores. As lideranças são responsáveis por reconhecer e recompensar, com outras práticas criativas e motivadoras, outras pessoas que mereçam ser destacadas. Já a comunicação é um dos pilares que sustentam um dos valores mais importantes da empresa: a transparência. O Magazine Luiza tem como regra comunicar os passos importantes da companhia com antecedência aos seus colaboradores. Para isso, faz uso de seus veículos de comunicação interna (Portal Luiza, Rádio Luiza e TV Luiza) e dos momentos coletivos instituídos (Reunião Matinal, Rito de Comunhão, entre outros). Não é preciso agendar horários para falar com os diretores e todos estão disponíveis e facilitam o acesso.

Esta prática, incomum no meio corporativo na época em que foi instituída, possibilitou a contribuição permanente dos colaboradores para a melhoria do Clima e dos processos operacionais e estratégicos da empresa. O Magazine Luiza diferencia-se das grandes empresas, em especial no segmento de varejo, principalmente pelas principais características que formam sua cultura empreendedora: o pioneirismo, a inovação, a velocidade no fazer acontecer e o foco no cliente. Com a grande importância que é dada ao alinhamento, ao desenvolvimento das pessoas e à busca comum por resultados, as conquistas são comemoradas e celebradas em todos os momentos coletivos, fazendo parte da cultura do Magazine Luiz, focando assim na gestão das pessoas proporcionando qualidade de vida aos seus colaboradores resultou que há 14 anos consecutivos, o Magazine Luiza é considerado uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, devido à sua política de Recursos Humanos baseada na valorização do ser humano e na crença da sua evolução.

A rede realiza uma série de programas que visam dar qualidade de vida, capacitação técnica e evolução pessoal, para que seus colaboradores tenham uma visão de mundo mais ampla. Encantar sempre o cliente com o melhor time do varejo, um atendimento diferenciado e preços competitivos. CONSIDERAÇÕES FINAIS Dificilmente, a empresa que não dispensar o devido cuidado às dimensões essenciais que afetam aspectos comportamentais de seus colaboradores, terá pleno êxito no atendimento das metas propostas em termos de qualidade, produtividade e competitividade. Essencial para o sucesso é o estado de espirito e uma filosofia concreta calcada em determinados aspectos comportamentais, caracterizados de modo especial por uma liderança forte na vontade implantação dos programas de Qualidade, e uma preocupação efetiva, com a adesão de todo o pessoal.

Para tanto, não bastam a boa intenção e a exortação por parte dos dirigentes e executivos para a mobilização do pessoal e comprometimento com as metas e propostas. Porém o envolvimento dos funcionários não acontece por acaso. Sistemas de Controle Gerencial. Porto Alegre: AMGH, 2011. CARAVENTES, G. R. Teoria Geral da Administração. Finanças Públicas: teoria e prática no Brasil. Rio de Janeiro: Campus, 2008. GUERREIRO, R. O entendimento da Contabilidade gerencial sob a ótica da teoria institucional. O&S - v. Rio de Janeiro: Campus, 2006. NETO, P. R Qualidade de vida no trabalho voltado a saúde. São Paulo. PIRES, M. ANEXO 1 DISCIPLINA QUESTÃO PERGUNTA JUSTIFICATIVA TEORICA PARA A PERGUNTA Fundamentos de Administração 1 1. Qual a visão e valores da empresa? 2.

As práticas de gestão de pessoas na empresa são eficientes? O processo da administração adequadamente executado envolve ampla variedade de atividades que incluem planejar, organizar, liderar e controlar, que será descrita a seguir: Planejar: é especificar os objetivos a serem atingidos e decidir antecipadamente as ações apropriadas que devem ser executadas para atingir esses objetivos, as atividades de planejamento incluem a análise da situação atual, antecipação do futuro, a determinação de objetivos, a decisão sobre que tipo de atividade a organização devera se engajar. Organizar: é reunir e coordenar os recursos humanos financeiros, físicos, de informação e outros necessários ao atingimento dos objetivos, as atividades incluem atrair pessoas para a organização especificar responsabilidades por tarefas, agrupar tarefas em unidades de trabalho, ordenar e alocar recursos e criar condições tais que as pessoas e as coisas trabalhem juntas para alcançar o máximo sucesso.

Liderar: é estimular as pessoas a serem grandes executores, é dirigir, motivar e comunica-se, com os funcionários, individualmente ou em grupo, portanto liderar envolve o contato diário e próximo com as pessoas ajudando a guia-las e a inspira-las em direção ao atingimento dos objetivos de equipe e organizacionais. Contabilidade Gerencial 4 1. A empresa possui um banco de dados no qual possa mensurar seus resultados? 2. Quais os mecanismos da contabilidade junto aos bancos de dados dentro da empresa? A capacidade da empresa de gerar dados que podem ser utilizados para o processo decisório depende do enfoque de “ controle” , o que é definido por Antony e Govidarajan(2011) como um conjunto de mecanismos que devem estar em perfeito funcionamento em conjunto para garantir que os planos estratégicos sejam executados. Esses mecanismos tratam de detectar o que está ocorrendo, comparar os fatos com um padrão ou expectativa e realizar alterações de ação para que o resultado seja esperado atreves de uma rede de informações.

Economia 5 1.

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