RELATORIO DE ESTAGIO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAS - ADAP AO COVID19 - TIREI NOTA MAXIMA

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO De acordo com as exigências da BNCC os professores devem atender a um currículo que atinja todos os alunos de uma forma acessível. Faz-se para tanto a necessidade de incluir dinâmicas e estratégias que sirvam de apoio estratégico ao ensino aprendizagem. A recorrência aos conhecimentos prévios que os alunos percebem é de fundamental importancia na construção dos conhecimentos. Piaget indica que as fases de desenvolvimento devem ser respeitadas. Por outro lado, Daniels (2003) indica que Vygotsky percebeu o lado cultural da educação como de pertencimento da construção desse processo. A falta de projeto indica que a escola não atenderá a BNCC, pois esta indica que a organização do ensino requer programas, projetos educacionais e qualidade de ensino. Para tanto, essa objetividade não pode se concretizar abruptamente.

d) No que se refere às atribuições da equipe administrativa, descreva a importância da relação da direção com a equipe pedagógica para a qualidade dos processos educativos no contexto escolar No contexto escolar, nada pode ser realizado sem um planejamento que indique as formas de se fazer, as etapas, as fases e um objetivo que alinhe a prática com o objetivo previamente escolhido por uma unidade escolar. Em uma definição mais profunda, o PPP é um documento que indica a própria cultura de escola, indicando os valores dessa instituição, seu momento e quais caminhos ela pode trilhar para melhoraria dos pontos negativos previamente identificados. O PPP, nesse intuito, funcionará como uma espécie de guia para nortear quais as ações deverão ser desenvolvidas nessa escola.

Devido a um modelo didático mais tradicional, acredito que esse docente considere a exposição de conteúdos e conceitos como os mais adequados para auxiliar no objetivo da aprendizagem de seus alunos e que a dinâmica de estímulo-resposta sirva como potencializador para o compreensão do conteúdo, e com relação a aprendizagem cooperativa, este considere que as interações entre alunos tenham pouco valor interativo em comparação com as relações professor-alunos. O mais importante é prender a atenção dos mesmos, nesse sentido, devemos nos utilizar dos recursos de organização do conteúdo, domínio do assunto e didática de ensino mesmo no aparato tradicional. Sendo bastante organizado no cumprimento do plano de aula, acabará percebendo as necessidades e as apropriações que cada aluno percebe no seu desenvolvimento em sala de aula.

Quais as metodologias, os recursos e as formas de avaliação. As metodologias ativas pode ser uma das melhores escolhas, em conjunto de aulas diversificadas. Essas áreas, conforme Parecer CNE/CEB nº 11/201024, “favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares” (BRASIL, 2017, p, 26). Temas sociais são importantes na formação dos alunos, embora se preservem as especificidades da saúde, e os saberes próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes do seu contexto social, como a higiene, hoje tão necessária devido ao perigo da Covid-19. A partir da seleção dessa habilidade, elabore a proposta com o Tema Contemporâneo Transversal escolhido, seguindo este modelo: PROPOSTA DA ATIVIDADE TCT SAÚDE Objetivo ORIENTAR OS ALUNOS PARA PREVENÇÃO DE DA COVID-19 Atividade Proposta Mesmo havendo momento presencial (pós-pandemia)- aplicar a metodologia hibrida.

Reunir encontros remotos para a discussão sobre o conceito de vírus e bactérias. As formas de prevenção da Covid19 são baseadas na higiene e distanciamento, com relação a primeira, a aula será complementada com a preparação de banes por equipes a seres divulgados nas redes sociais. Os alunos têm anseio de mudar a sociedade a partir desses temas. Portanto, eles devem ser vinculados na comunidade. A atividade proposta é construir baners a partir do uso da tecnologia paint, muito fácil, onde os alunos são chamados a se dividirem em equipes entre 5 e 6 alunos, sortear os Temas e cada qual trabalhar com eles nas redes sociais. Na avaliação, mostrarem as conquistas de acessos, curtidas e comentários. Como sabemos que os alunos atuais muito curtem a tecnologia, toma-se por base o pertencimento dos mesmos na metodologia usada.

Os aspectos de índice de aprendizagem dos alunos, os aspectos relativos aos recursos financeiros e qualidade dos professores devem ser constantemente pesados pela gestão. Com isso sabe-se que o ato de gerir as atividades educacionais vai muito mais além do que apenas administrar. Gerir neste sentindo precisa estar articulado a uma gestão democrática que tem como princípio a participação de toda a comunidade escolar na tomada de decisões, na elaboração de projetos e de toda a organização escolar. A participação do professor na gestão escolar tem a atribuição de estruturar todos os componentes que, direta ou não diretamente influenciam no trabalho didático, ou seja, os aspectos associados aos profissionais da educação e suas atribuições dentro dos espaços educativos, assim como os recursos necessários de todas as ações e processos de ensino-aprendizagem de todos os alunos(as).

Segundo Gadotti (2001) apud Souza (2008, p. Essa equipe, tendo a administração democrática como princípio, prima-se pelo enriquecimento do trabalho em grupo e no comprometimento político-pedagógico com a educação pública. Compete da mesma forma, a essa equipe, a administração da produção e dissolução de um Plano de Ação a cada ano articulado com o PPP e com as ações de governo (políticas) educacionais na qual toda a organização educacional seja, totalmente discutida, com bases em investigações para autenticar uma educação da mesma forma, democrática. Além da oportunidade de escolha direta dos diretores e diretores-auxiliares pela comunidade educacional, a democracia na unidade escolar se concretiza, no momento em que, todos os sujeitos dessa comunidade têm assegurado o direito de participar individualmente ou por representação.

Exemplifique de que maneira a equipe pedagógica poderá orientar o professor, tendo como referência a utilização do Projeto Político Pedagógico e da Proposta Curricular. Presume-se que, sem a orientação do pedagogo quanto a uso do PPP, na utilização da pedagógica no ensino, o mesmo estaria como um barco perdido ao mar, sem rumo e sem objetividade. Observação. • Componente exclusivo do Relatório dos Estágios de Regência na Educação Infantil e no Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS As metodologias ativas possuem vários tipos, os quais podem ser aplicados ao ensino de uma forma geral, até mesmo no ambiente doméstico, em cursos, formações e treinamentos. Portanto, todos devem conhecer quais são essas ferramentas e suas utilidades práticas em sala de aula.

Inicialmente, unindo tecnologias e metodologias ativas, o método híbrido seria entendido como uma aplicação adequada neste caso do ensino. Na aplicação das atividades práticas, que são aplicadas através da ferramenta escolhida deve ter relacionamento com o contexto do desenvolvimento psicológico do aluno, é o que indica Vygotsky (1989). Portanto, o ensino híbrido pode verificar a aprendizagem de diversas maneiras, seu design pode ocorrer em sala e nos espaços virtuais, percebendo a interação do aluno e seu desenvolvimento ao objetivo proposto na ementa da disciplina. No que concerne ao método PBL, Kuan e Tam (2009) dizem que diversas estratégias de ensino se aproxima sendo fabricadas para o longo dos anos em explicação às modificações nas áreas de tecnologias é baseado em aplicação de projetos.

Contudo, Belland, et al (2009)indicam que tais modificações curriculares devem atentar para o meio em que a academia se verifica colocada às qualidades dos discentes e para a acomodação do educador em reavaliar seu meio, ou seja, o processo de ensino, já que este terá de se tornar moderno a respeito dos novos processos educacionais. Storytelling trata-se de um termo saxão que indica uma atividade educativa voltada ao social e cultural com uso do compartilhar histórias. Outro desafio é motivar os professores. A unidade escolar é uma organização social, devendo ser nela consideradas em estimativa todas as nuances das relações traçadas em seu interior. Estabelecer diálogo, respeito e liberdade aos(às) envolvidos(as), sem se esquecer de seu precioso papel, enquanto emancipadora de cidadãos(às) é reverenciar o seu papel.

A unidade escolar no momento em que, assim o digo, é um conjunto de pessoas atuantes, direta ou indiretamente para seu bom funcionamento uma vez que, “as pessoas, mais do que máquinas e qualquer modelo de recursos, motivam as pessoas” (TAPIA e FITA, 1999). É neste sentido que pode-se perceber que a, motivação dentro do ambiente educativo é fator de grande importância na execução de todas as tarefas. não é necessariamente o resultado de ensinar a ler e a escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da escrita (SOARES, 2003). Além disso, absorvendo-se sua importância no sentido da alfabetização, pois dizer-se alfabetizado é usufruir dos conhecimentos necessários à realização da escrita em seu idioma, cabendo estabelecer uma pedagogia correta para esta conquista (SOARES, 2003, p.

apud CARVALHO 2011), Observação: • Componente exclusivo do Relatório dos Estágios de Regência no Ensino Médio. PLANOS DE AULA Plano de Aula 1 Identificação Disciplina Ciências Série 5º ano Turma a Período Matutino Conteúdo Os seres vivos domesticados e selvagens do meio ambiente. área de recreação - Data show. caderno do aluno. Procedimentos Didáticos: - Aula expositiva - dialogada em equipes - Pesquisa em grupos. Avaliação: - Preparação e apresentação de cartolinas. Avaliação com questões dissertativas. DANIELS, Harry. Vygotsky e a pedagogia. Edições Loyola, 2003. DAVOGLIO, Tárcia Rita. SANTOS, Bettina Steren dos. Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância. Brasília ,2006. TAPIA, Jesús; Alonso; FITA, Enrique Caturla. A motivação em sala de aula: como é, como se faz.

ª ed. br › index. php › article › download. Acesso in 11 nov. VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Studio Physics at MIT. MIT Physics Annual, 2001. Disponível em: <http://web. mit. edu/jbelcher/www/PhysicsNewsLetter. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FREIRE, Paulo. VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente: Psicologia e Pedagogia O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores - Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo - SP 1991 - 4ª edição brasileira. TARDIF, Maurice. org. br/pdf/er/n17/n17a12. pdf. Acesso em 14 nov.

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