INSERÇÃO DE IDEIAS ACESSÓRIAS, USO DOS SINAIS DE PONTUAÇÃO E CLAREZA DO TEXTO

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

DESENVOLVIMENTO. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como base três objetivos: - Refletir sobre a importância da ordem direta (SVC) para clareza do texto; -Na estrutura SVC, identificar a melhor posição para a inserção de ideias acessórias sem comprometer a clareza do texto; -Identificar alguns aspectos relacionados à inserção de ideias acessórias e ao uso dos sinais de pontuação na construção do texto. O texto é a expressão do pensamento, o relado do observado, a exposição de informação, um meio de comunicação, a fala do autor. Se não houver clareza o leitor se confunde e a mensagem não será detectada, apreendida e aproveitada. Não raro, textos mal formulados abrem margem para interpretações erradas e dependendo da importância da mensagem isso pode causar graves problemas tanto para o escritor (falante) quanto para o leitor (ouvinte).

Por isso é necessário extremo cuidado tanto na fala quanto na escrita. Analisar o texto de forma crítica facilita a interpretação e uso correto da mensagem não podendo deixar de priorizar o uso correto do SVC. Afirma EDITORIAL CONCEITOS (29/06/2019): “Em qualquer texto a relação entre ideias primárias e secundárias deve manter uma coerência e uma coesão. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. ” B) “A fragilidade do sistema de unidades de conservação da Mata Atlântica não se restringe à sua extensão e distribuição. A falta de pessoal qualificado e de financiamento adequado nas agências governamentais limita seriamente o manejo das áreas protegidas (Fonseca et al. e existe conflito entre comunidades locais e indígenas em algumas dessas áreas, tanto dentro quanto ao redor dos seus limites (Arruda, 1997; Rocha, 1997; Galetti, 2001).

Reivindicações dos povos indígenas sobrepõem-se a um grande número de unidades de conservação no Brasil, notadamente em duas áreas-chave para a Mata Atlântica – o Parque Nacional do Monte Pascoal e o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Galetti, 2001). As ideias acessorias apresentam cuidadosamente detalhes sobre a estrtutura SVC, sendo o tema um assunto delicado. A pontuação é utilizada corretamente no parágrafo extraído do texto. As informações são claras e a linguagem pertinente a um texto acadêmico. O contexto estã ligado ao texto sem “bizarrices” ou “fala chula”. A posição ocupada pelas ideias acessórias contribuem para a clareza do texto, mesmo sabendo que ele se completa por si só. Gastam longo tempo pensando sem sequer saber como iniciar o texto.

A simples estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão parece um desafio. O uso inadequado da pontuação provoca distorções no sentido real do texto. O linguajar “chulo” desqualifica o texto. A falta de coesão e coerência confunde o leitor. “-Estou preparando vocês para o ENEM. ” Disse ela. O funcionário que passava na hora e ouviu isso depois a procurou e disse:”-Professora, você não acha que é cedo para falar em ENEM com alunos tão pequenos?” Sua resposta foi rápida:”-Esta é a hora de começar. Amanhã será tarde. Meu aluno precisa de uma boa base para se destacar na redação do ENEM. Acesso em05 de dezembro de 2019. BÍBLIA ONLINE. Salmos 121. Disponível em: https://www. bibliaonline. Disponível em: https://311bcb8e-a-62cb3a1a-s-sites.

googlegroups. com/site/biolconsd/artigos/18_Tabarelli_et_al. pdf?attachauth=ANoY7coMirnc1sYJmrLqzEYj7wc04JoKaOzXSP1m8mz0bksjGJtJNs-S30lxRyVZpM6GOFkGTNBQli6IbmpEkvBJbMf9tnKMOiDfqps6K9O0CCxB819LAUidn4Nf4uyrU2XHTp-ONd_AYF9EF7NrdkpOdtvYo_929Zxhxwps1wb-DPdZbuIH_zdZKEt_8ZVkn1z_R4GIjLJIWq41XyjaIxepnbbeT2pQa4yi8E5svt9p2FAIagdJCwk%3D&attredirects=0. JORNAL NACIONAL. org. br/ixfelin/trabalhos/pdf/63. pdf. Acesso em 06 de dezembro de 2019.

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