PTI / portfolio (Trabalho: situação problema interdisciplinares de um ambiente hospitalar.)

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Finanças

Documento 1

ª Dayane Aparecida Scaramal Profº Edmarcos Carrara Prof. Eric Ferreira Prof. ª Franciely Midori de Freitas Prof. Marco Ikuro Hisatomi Superior de tecnologia: Gestão Hospitalar. Aluno: Fábio Nascimento Marques. Atualmente, encontra-se com dificuldades para atender sua demanda, que aumenta a cada dia. Recentemente, a família de um dos pacientes denunciou o hospital ao Ministério Público, apontando a precariedade da estrutura física da instituição e negligências no atendimento, além de outros problemas que impactaram diretamente na morte do paciente em questão. O filho do paciente conseguiu fotografar as péssimas condições de higiene e o total descaso da unidade de internação em que o paciente estava alocado. Em uma das fotos, é possível ver uma funcionária reaproveitando um saco de lixo hospitalar, além de fraldas pelo chão e paredes parcialmente desgastadas.

O paciente deu entrada no hospital com dores abdominais e foi encaminhado para a realização de apendicectomia, devido ao diagnóstico de apendicite (inflamação no apêndice) após avaliação médica e a realização de exames de imagem. Setores de Internação • Despreparo profissional. • Arquivamento inadequado por prontuários, bem como a ausência de assinatura dos profissionais ou informações incompletas sobre o atendimento prestado. • Infraestrutura inadequada: torneiras comuns (acionamento manual), pisos com rachaduras, ausência de antissépticos para a desinfecção das mãos, dentre outros. Unidades de Terapia Intensiva • Leitos com visão prejudicada, ou seja, os profissionais (médicos e enfermeiros) não possuem uma visão ampla do paciente, ao estar no balcão de atendimento. • Equipamentos (monitores, eletrocardiógrafo, esfigmomanômetro digitais e manuais, entre outros) apresentando falhas operacionais.

Desse modo, observa-se a necessidade de uma ampla divulgação, bem como discussão sobre as questões que norteiam a gestão dos resíduos de serviço de saúde visando à minimização dos impactos deles decorrentes. Desafio II Sistemas de Informação Gerencial e Processos Logísticos Principais problemas Os principais problemas do hospital San Martin e relacionado a gestão das informações e controle de produtos/processos. Principais problemas e a falta de organização Falta de higienização, irregularidade, Respeito com cliente, irregularidade trabalhista, irregular com órgão ambiental.   Adequações para a melhoria dos processos gerenciais, logísticos. Diante da situação problema, a atual conjuntura econômica e social tem reforçado a necessidade de as empresas hospital San Martin incorporarem características que lhe permitam mais flexibilidade e adaptação ao ambiente onde atuam.

Mas, essas decisões requerem um suporte informativo adequado para que as melhores alternativas sejam escolhidas e, por isso, os gestores precisam de um sistema que lhe forneçam informações sobre o desempenho planejado e o realizado, permitindo-lhes comparar em bases objetivas todas as etapas do processo de gestão. Em minha opinião a melhor ferramenta seria iniciarmos com um fluxograma Reconhecido como uma das 7 ferramentas da qualidade, o Fluxograma é estruturado por símbolos geométricos que indicam quais são os materiais, serviços, recursos envolvidos nos processos e as decisões que devem ser tomadas, delimitando o caminho que deve ser percorrido para entregar o melhor resultado através da execução do processo. O fluxograma é uma ferramenta fundamental tanto para o planejamento (elaboração do processo) como para o aperfeiçoamento (análise crítica e alterações) do processo, pode ser utilizado no planejamento de projetos, na documentação de processos, no estudo de melhorias de processos, no desenvolvimento da comunicação entre as pessoas envolvidas na execução e compreensão de como um processo é executado.

Um fluxograma pode ser desenvolvido para: • Padronizar a representação de métodos administrativos • Permitir maior rapidez da descrição de métodos administrativos • Facilitar leitura e entendimento de um processo • Melhorar a análise de um processo • Facilitar a localização e identificação dos pontos mais importantes de um processo ou método Desafio IV – Gestão da Qualidade e Acreditação Hospitalar Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado. Diante deste processo todos participantes terão que estar documentados e estarão de acordo com o manual.

REFERÊNCIAS http://www. ambitojuridico. com. br/site/?n_link Norma Regulamentadora NR32 BRASIL.

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