Relatório de Estagio supervisionado em Administração de empresas

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Finanças

Documento 1

É uma sociedade de economia mista originada no processo de reestruturação societária da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), efetuado em novembro de 2006. Tem como maior acionista a Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações (CEEE-Par), que, por sua vez, tem o Estado do Rio Grande do Sul como acionista majoritário. A Compahia tem como objeto projetar, construir e explorar sistemas de distribuição de energia elétrica e serviços correlatos à realização de suas finalidades principais, tais como a comercialização de energia elétrica. Distribui energia para um terço do mercado gaúcho, atendendo 26% do território do Estado. Está presente em 72 dos 497 municípios através de 58,8 mil Km de redes urbanas e rurais, levando energia elétrica a mais de 4 milhões de pessoas em 1,74 milhão de unidades consumidoras.

Divisão de Operação OBJETIVO Coordenar as atividades relacionadas à operação do sistema elétrico em tempo real, a execução de intervenções programadas e emergenciais COMPOSIÇÃO A Divisão de Operação possui sob sua subordinação: a) Assistente (1); b) Departamento de Engenharia e Operação do Sistema; c) Departamento de Operação da Distribuição; d) Departamento de Programação de Intervenções; e) Departamento de Gestão de Serviços. POSIÇÃO HIERÁRQUICA A Divisão de Operação está subordinada ao Diretor de Distribuição. ATRIBUIÇÕES 1. Elaborar e propor políticas e diretrizes para a operação do sistema de distribuição, bem como executar e acompanhar as aprovadas pela Diretoria, avaliando os objetivos e metas alcançadas, propondo as correções pertinentes; 2.

Realizar e administrar as atividades de operação do sistema elétrico em tempo real, programar as intervenções nos sistemas de transmissão e distribuição, planejar a operação e avaliar o desempenho do sistema elétrico da área de distribuição; 3. Definir as escalas de serviço e horários de atendimento do Departamento de Gestão de Serviços; 4. Redistribuir ou redimensionar postos de trabalhos do Departamento de Gestão de Serviços e solicitar a realocação das equipes de atendimento em campo de acordo com as necessidades dos serviços; 6. Gerenciar o despacho das ordens de serviço de corte quando realizadas por equipes multitarefa; 7. Tratar as reclamações relacionadas a prazos de serviço; 8. Prestar suporte gerencial no que diz respeito a férias, folgas, assiduidade entre outras questões administrativas relacionadas ao pessoal vinculado ao Departamento de Gestão de Serviços; 9.

Atualizar e controlar cadastros e documentações, em geral. Emitir e analisar relatórios. PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES 1- Atender clientes, prestando informações sobre assuntos relativos a tarifas, métodos de faturamento, dúvidas sobre consumo, data de corte, débitos, etc. Atender clientes, relativos aos seguintes serviços: cadastro de novos clientes, ligação, troca de titularidade, religação da unidade consumidora, alteração de vencimento, aumento de carga, segunda via da conta, ingresso de leituras; indenização por danos em equipamento e/ou aparelhos, encerramento do contrato de fornecimento (conta final), desligamento provisório para manutenção na entrada de serviço, alteração de endereço, alteração de ponto de entrega da conta de energia elétrica, quedas de tensão, troca de local da entrada de serviço, verificação eventual (aferição) pela CEEE-D, aferição via INMETRO, registro de denuncias por irregularidades praticadas por terceiros; 3- Atender clientes, recebendo pedidos de serviços como: ligações definitivas e/ou provisórias de obras, extensão de redes, etc.

para encaminhamento ao órgão responsável pelo exame e/ou tomando as devidas providências para atendimento do solicitado, bem como prestar outras informações que se fizerem necessárias; 4- Atender reclamações de clientes, quanto à falta de energia elétrica, emitindo ordens de serviço às equipes de emergência para o restabelecimento do fornecimento; 6- Analisar e efetuar atualizações cadastrais referentes aos serviços de ligação, corte, religue encerramento de instalações, substituição, instalação e retirada de equipamentos de medição. A atuação deste estagiário consiste em garantir o bom funcionamento das atividades relacionadas a parte de serviços e atendimento aos clientes da empresa em estudo, mantendo em ordem o cronograma de serviços e reclamações, além de atender a todas a exigências dos órgãos governamentais, como destacado no relatório de estágio.

O estágio foi realizado do setor de serviços, onde observou-se que o atendimento ao cliente é uma parte importante da manutenção de relacionamentos contínuos com os clientes, o que é fundamental para a continuidade da receita. Embora muitas pessoas possam trabalhar nos bastidores de uma empresa, são principalmente os funcionários que interagem diretamente com os clientes que formam a percepção dos clientes sobre a empresa como um todo Os clientes são o núcleo de todos os negócios e devem sempre ser sua principal prioridade. E é por isso que se deve concentrar em manter os clientes felizes e satisfeitos com ótimos produtos e excelente serviço De fato, é provável que mais clientes contem aos amigos suas experiências ruins de serviço, em vez de uma experiência positiva.

 E, por causa da Internet, compartilhar essas histórias nunca foi tão fácil ou capaz de alcançar tantas pessoas em várias demografias tão rapidamente Em termos práticos, reter clientes significa que o custo de vendas para quem já conhece seus produtos e sua empresa é muito menor que o custo de prospecção de novos clientes.

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