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O objetivo deste estudo foi promover uma discussão em torno da inclusão de crianças com deficiência física e/ou mental em turmas de natação, avaliar e observar o desenvolvimento cognitivo, físico e social dessas crianças, suas dificuldades de adaptação às aulas, de interação com a turma, e a aceitação dos demais alunos para com essas crianças. Foi realizada uma avaliação em quatro alunos com idades de 7 a 12 anos, com deficiência física e mental, com dificuldades de interação com os demais alunos, e dificuldades de locomoção no meio líquido, tendo em vista que apenas um deles tem acompanhamento fisioterápico. Essa observação vem sendo feita há um pouco mais de um ano, em um período de duas vezes por semana e cada aula com duração de 50 minutos, foi constatado um melhor desenvolvime
Mostrar todosnto os alunos, tanto na parte de locomoção no meio líquido, como na técnica de nados da natação e interação com os demais alunos. Sabendo que, o trabalho feito no meio líquido traz ao professor uma gama de oportunidades a serem aplicados com os alunos, unem as atividades aquáticas com brincadeiras lúdicas, técnicas de nados da natação e adaptações, assim envolvendo todos os alunos nas aulas e tornando prazeroso para as crianças o “brincar e aprender”. O método implantado pelos professores da turma para despertar o interesse à natação e incluir nas atividades lúdicas, os alunos com deficiência que sentiam dificuldades nas aulas, de executar os movimentos ou participar das atividades, devido alguma limitação física, dificuldade de interação ou socialização, que por sua vez causa rigidez muscular produzida muitas vezes pelo sentimento de medo da água ou por medo de fazer atividades na piscina.
Palavras-chave: Inclusão Social, Qualidade de Vida e NataçãoOcultar
INTRODUÇÃO
A inclusão social é um assunto que vem sendo discutido cada vez mais ao longo dos anos, pois há necessidade de elaboração de ações que proporcionem a participação de todos os sujeitos inseridos num meio social, em situações e atividades do cotidiano que os reconheçam como cidadãos de direitos.
Vale ressaltar que a exclusão de classes minoritárias nos acompanha através da nossa história desde as civilizações antigas e até hoje permanece presente, mesmo sendo com menor proporção, isso porque já foram desenvolvidas políticas públicas que garantem não só a inclusão como também a permanência de pessoas com deficiência em espaços que ofereçam melhoria e desenvolvimento para este público.
Entretanto, quando se trata de inclusão social de crianças com deficiência, essas ações devem s
Mostrar todoser planejadas de modo que garantam seus direitos estabelecidos por lei através do Estatuto da Criança e do Adolescente, como consta no Art.3º.
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em todas as condições de liberdade e de dignidade (ECA, 2015, p. 14).
Portanto, o trabalho desenvolvido na Associação de Amigos do Nova Natal – AANN em Natal/RN se enquadra na perspectiva acima citada, pois prioriza a garantia dos direitos das crianças com deficiência que são atendidas nas aulas de natação ofertadas no referido local.
Esse trabalho além de buscar uma melhor qualidade de vida, visa promover a inclusão, a fim de desenvolver positivamente os alunos.
A natação como atividade inclusiva ocorreu após análises de estudos realizados nos últimos anos, comprovando que esse trabalho trás inúmeros benefícios para pessoas com deficiências (MARINHO, 1980).Ocultar
INTRODUÇÃO
A inclusão social é um assunto que vem sendo discutido cada vez mais ao longo dos anos, pois há necessidade de elaboração de ações que proporcionem a participação de todos os sujeitos inseridos num meio social, em situações e atividades do cotidiano que os reconheçam como cidadãos de direitos.
Vale ressaltar que a exclusão de classes minoritárias nos acompanha através da nossa história desde as civilizações antigas e até hoje permanece presente, mesmo sendo com menor proporção, isso porque já foram desenvolvidas políticas públicas que garantem não só a inclusão como também a permanência de pessoas com deficiência em espaços que ofereçam melhoria e desenvolvimento para este público.
Entretanto, quando se trata de inclusão social de crianças com deficiência, essas ações devem s
Mostrar todoser planejadas de modo que garantam seus direitos estabelecidos por lei através do Estatuto da Criança e do Adolescente, como consta no Art.3º.
A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata essa Lei, assegurando-se lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em todas as condições de liberdade e de dignidade (ECA, 2015, p. 14).
Portanto, o trabalho desenvolvido na Associação de Amigos do Nova Natal – AANN em Natal/RN se enquadra na perspectiva acima citada, pois prioriza a garantia dos direitos das crianças com deficiência que são atendidas nas aulas de natação ofertadas no referido local.
Esse trabalho além de buscar uma melhor qualidade de vida, visa promover a inclusão, a fim de desenvolver positivamente os alunos.
A natação como atividade inclusiva ocorreu após análises de estudos realizados nos últimos anos, comprovando que esse trabalho trás inúmeros benefícios para pessoas com deficiências (MARINHO, 1980).Ocultar
REFERÊNCIAS
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Mostrar todos34p.
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WHITE, M. Exercícios na água. São Paulo: Manole, 1998.
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