MELHORIA EM PROCESSO DE EMBALAGEM E TRANSPORTE DE TIJOLOS CERÂMICOS

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Com o produto escolhido sendo tijolos cerâmicos o processo a ser melhorado foi a embalagem para transporte do produto. Com o problema identificado de perdas significativas relacionadas a quebras no transporte sem cuidado do material, a utilização de plásticos bolha e paletes para realizar a embalagem e seu transporte foi implementado dando retorno grande a empresa, pois causa perdas pela quebra bem menor, aumentando confiabilidade do cliente, que receberá o produto em suas plenas condições sem cantos quebrados, por exemplo. Palavras-chave: QFD. Tijolos. Melhoria. Características da qualidade. Análise de mercado. Telhado da casa da qualidade. Matriz de relacionamentos. Valor do consumidor. VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL). PAYBACK. CADEIA DE SUPRIMENTOS. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. OBJETIVO GERAL Proporcionar a melhoria dos processos de fabricação de tijolos cerâmicos utilizando a ferramenta QFD.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Criar um fluxograma do processo; • Explicitar as formas de como QFD pode auxiliar nas melhorias; • Adequar os passos do QFD para o produto escolhido. PROBLEMATIZAÇÃO O problema na produção de tijolos cerâmicos foi o escolhido pelo fato do mesmo possuir falhas a serem melhoradas utilizando a metodologia QFD. O projeto com isso busca apresentar de que maneira a metodologia pode influenciar positivamente na fabricação do produto, podendo também ser replicada para qualquer outro. O estudo serve para qualquer empresa do ramo ou de outro setor que sofre em melhorar sua produção, além de não conhecer as funcionalidades dos métodos QFD. House of Quality (HOQ) A HOQ segundo Akao e Mazur (2003) como “uma matriz que busca a execução de um projeto de qualidade, unindo os quesitos exigidos pelo cliente, convertendo expressões em pontos de engenharia”.

Sendo um sistema que cruza aspectos do cliente com aspectos de qualidade, gerando uma matriz de relações. Requisitos dos clientes King (1987) define que os requisitos do cliente são as prioridades na entrada do sistema. Ouvir o cliente é a melhor forma de obtenção de tais quesitos, atendendo as demandas realmente necessárias para cada cliente, por meio de pesquisas qualitativas. Tendo as características, o passo seguinte é determinar o nível de importância para cada um deles. Telhado da casa qualidade Se trata da parte superior de uma HOQ, chamada de telhado da casa da qualidade, nela relaciona-se requisitos e como uma é dependente da outra, explicitando como influências contribuem na diminuição ou no aumento de outro aspecto. Tal item é de grande utilidade para aplicar a TRIZ, pois com ele pode-se determinar as dificuldades que venham a surgir nos diversos quesitos.

Matriz de relacionamentos Conforme Akao e Mazur (2003) “a matriz de relacionamentos é a mais importante parte da HOQ, sendo que nela são determinadas relações entre demandas dos clientes e aspectos da qualidade”. Na ligação entre elas podemos utilizar valores e até mesmo símbolos, informando o graus desta ligação, nula, fraca, média ou forte. Para realizar o preenchimento da mesma, diversas áreas da empresa devem ser incluídas, havendo uma ligação mais adequada entre elas. Figura 01 – Fluxograma de fabricação de tijolos cerâmicos Fonte: o autor, 2020. CAPACIDADE PRODUTIVA Cada prensa hidráulica possui capacidade de produção de 3600 tijolos diários, como existe duas delas, a produção diária é de cerca de 7200 tijolos. A perda na embalagem e no transporte dos tijolos cerâmicos pode representar cerca de 15%.

Esse problema é o que deve-se resolver mediante utilização do QFD. QUALIDADE É de estema importância para qualquer produto ou serviço. Figura 02 – Precisão nas dimensões Fonte: Occik, 2016. FERRAMENTAS DE CONTROLE A ferramenta da qualidade usada para o produto é o histograma, pois de maneira gráfica podemos observar algumas características dos tijolos cerâmicos, elas são: • Quantidade de produtos fora dos indicadores; • Resistência; • Peso; • Dimensões. MATRIZ QUALITATIVA DOS RISCOS Quadro 02 – Matriz qualitativas dos riscos IMPACTO ALTO Acidentes Atrasos em cronograma Não obtenção das melhorias esperadas MÉDIO Excesso de custos Atraso em entregas Aumento de gastos com embalagens e transportes BAIXO Queda dos lucros Processos mais demorados Necessidade de maior mão de obra     BAIXA MÉDIA ALTA     PROBABILIDADE Fonte: o autor, 2020. METODOLOGIA UTILIZADA Mediante observação estatísticas de perdas de blocos quebrados, chegando a 15%, foi criado uma nova forma de embalagem e transporte para o produto.

Anteriormente os tijolos cerâmicos levados para transporte não recebiam embalagem, eram colocados em caminhões um a um, empilhados sem proteção, gerando as perdas indicadas. TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR) Usando os valores apresentados chegamos a uma taxa interna de retorno de 23%, representando que a taxa é bem favorável para a implantação. VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL) O valor presente líquido foi alcançado diminuindo o investimento inicial do valor da diferença das entradas pelo custo de fabricação, chegando ao valor de R$ 12. mostrando que a empresa irá obter retorno de seu investimento. PAYBACK Utilizando o valor de investimento e a diferença nas receitas lucrativas da empresa sem a implantação do sistema com a implantação chegamos a um payback de 1,47 meses para retornar o valor investido.

CADEIA DE SUPRIMENTOS Figura 03 – Cadeia de suprimentos Fonte: o autor, 2020 7. al. ed. Porto Alegre: Bookman, 2000. International Journal of Quality & Reliability Management. EUREKA, W. SILVA, G. B. L. QFD integrado com Triz: um estudo de suas aplicações e impactos em uma indústria de válvulas automotivas. Monografia (Graduação em Engenharia Química), USP, Lorena, 2015.

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