Pesquisa-ação: conceituação e exemplos
Tipo de documento:Redação
Área de estudo:Gestão ambiental
Ao investigar e agir, pesquisadores e atores sociais desenvolvem um processo de aprendizagem coletiva, já que os resultados encontrados no decorrer do processo oferecerão novos ensinamentos a todos. Para Giovanni (1994), as relações estabelecidas no decorrer de uma pesquisa-ação assumem características didáticas ao favorecer a investigação, o ensino e a aprendizagem, mas alerta a autora que este processo não é espontâneo, devendo ser trabalhado ao longo do seu desenvolvimento. Seu processo de desenvolvimento segue passos de reflexão e ação básicos, sendo eles: 1. Aclarar e diagnosticar uma situação prática ou um problema prático que se quer melhorar ou resolver; 2. Formular estratégias de ação; 3. ESTRATÉGIA 2: Os formulários receberam pouco acesso, tanto quanto as atividades em formato PDF postadas com a metodologia anterior, resultando em uma resposta negativa da ação.
ESTRATÉGIA 3: Os alunos começaram a frequentar as reuniões e é notável que as aulas receberam maior presença, o que significa um resultado positivo. Ampliar a compreensão da nova situação; AÇÃO: Perguntar à alunos e educadores sobre suas opiniões, descartando momentaneamente os dados constituídos na etapa anterior. Proceder aos mesmos passos para a nova situação prática. RE)AÇÃO: Correção das tentativas frustradas de ação da etapa 2, levando em consideração a resposta das etapas 3 e 4, constituindo uma nova parte da pesquisa-ação visando o foco somente no problema prático ainda não resolvido. TYBEL, Douglas. O que é pesquisa-ação? Metodologia do TCC, 2017. Disponível em: < https://guiadamonografia. com. br/pesquisa-acao/> Acesso em 03 dez, 2020. G. e GHEDIN, E. Orgs. Professor reflexivo no Brasil e crítica de um conceito.
São Paulo: Cortez, 2002.
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