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O Artigo todo já formatado conforme a ABNT serve para TCC de História, Geografia e Pedagogia.
1 INTRODUÇÃO
A educação no Brasil tem passados por transformações ao longo dos anos. Em épocas passadas, no ensino tradicional os professores apenas faziam a exposição das aulas, mas o aluno não tinha o direito de debater, ser crítico e ajudar a construir a aprendizagem em sala de aula.
Ao contrário desse formato de educação, o educador Paulo Freire trouxe uma nova metodologia de ensino onde o aluno é libertado desse silêncio de não poder falar, interagir e questionar. Freire ensina uma educação libertadora, ele acredita que o aluno é capaz de pensar e colocar suas ideias contribuindo na formação da aprendizagem.
Nessa perspectiva, o estudo apresentado visa buscar práticas de ensino de História e Geografia na educação dos dias atuais que estejam de acordo com os anseios dos alunos jun
Mostrar todostamente com os professores. Nesse aspecto, tanto o professor quanto o aluno querem ser participativos, ou seja, o professor que trazer novas ideias ou práticas de ensino que motive o aluno a estudar. Por sua vez, o aluno que ter autonomia para expor suas ideias e o professor vai ser o facilitador do seu aprendizado.
A justificativa do estudo se dá pelo motivo que a educação é importante para toda a sociedade, e quando trata de práticas de ensino, logo a intenção da pesquisa é buscar melhorias na metodologia. Com isso, toda a sociedade é beneficiada quando ainda nos dias atuais existem aqueles que se preocupam em discutir a forma que a educação está sendo conduzida em sala de aula, buscando-se por resultados positivos na aprendizagem dos alunos.
No tocante a forma como o trabalho está organizado, no tópico inicial vai está tratando sobre as metodologias de História e Geografia. Dando sequencia, no sub tópico vai descrever as melhores práticas para a aprendizagem de Historia e Geografia. Em seguida, o estudo vai ser finalizado com as considerações finais.
As metodologias existentes na atualidade tem toda uma trajetória histórica. Em 1996, com criação da LDB9364/96, depois em 1998 foi lançados pelo Ministério da Educação (MEC) os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs) que apresentam os objetivos, os conteúdos e as metodologias envolvidas no processo de ensino em todo território nacional. Apesar de a todo momento, no texto dos PCNs haver um destaque ao tratamento do cotidiano do aluno, autores da Historia e geografia nacional destacaram a reforma como de cunho neoliberal e com interesses externos a realidade nacional.
Com isso, surgiram algumas críticas as PCNs, principalmente da comunidade acadêmica de geografia que Girotto escreve:
(...) uma das principais críticas feitas
Mostrar todosao documento pela comunidade acadêmica da Geografia: sua articulação com um conjunto de políticas mais ampla para a Educação e o Estado brasileiro, construídas por órgãos internacionais (em especial, o Banco Mundial) na década de 1990. Tais políticas fazem parte de um amplo processo de ajuste neoliberal posto em prática em toda a América Latina (com exceção de Cuba), a partir dos acordos firmados em 1989 e que ficaram conhecidos como “Consenso de Washington”. Por estas medidas, o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional, representantes do capital transnacional, difundiram uma lógica de reforma neoliberal do Estado na América Latina, com profundo caráter recessivo e que resultou, entre outras coisas, no aumento da taxa de desemprego, da ampliação da desigualdade social e de cortes profundos nos investimentos em saúde, educação e cultura. (GIROTTO, 2017 p. 427)
A metodologia de ensino pode ser entendida como a postura do educador diante da realidade, como a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade a uma prática específica. (VASCONCELLOS e VALSINER, 2007). Isso quer dizer, que a prática pedagógica demanda um objetivo a ser alcançado. As metodologias utilizadas pelos professores devem estar relacionadas com a concepção pedagógica, com a visão de educação, de homem e de sociedade das escolas de atuação, construída criticamente a partir da reflexão que fazem sobre o trabalho que realizam e expressam nos seus projetos político pedagógicos.
Nesse aspecto, sobre as metodologias o professor vai utilizar recursos didáticos, seja por meios tecnológicos como: Datashow, computadores, celulares, ou até mesmo aula de campo dentre outras alternativas para serem aplicadas na prática os currículos escolares de acordo com as disciplinas, a exemplo também História e Geografia sendo o objeto de estudo.
É bem verdade que na escola o professor não trabalha sozinho, existem uma equipe pedagógica envolvida. Nesse caso o professor não tem total autonomia para ensinar os conteúdos que ele mesmo deseja, ou seja, tem as diretrizes a serem seguidas, seja no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola que foi também constituído com as participações dos professores. Nesse documento já existem um planejamento e os currículos escolares a serem aplicados em cada disciplina sendo norteado pelas Proposta Curricular Nacional (PCN) e que com o passar dos anos vão se atualizando de acordo com os novos parâmetros a serem seguidos. Abaixo, a estrutura dos parâmetros da PCN do ensino fundamental.Ocultar
5 REFERENCIAS
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