A INFLUENCIA DA MIDIA NA CONQUISTA DO CLIENTE

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Economia

Documento 1

Palavras chave: Mídia; Cliente; Sociedade. – INTRODUÇÃO Esse Trabalho de Conclusão de Curso tem por tema a Influência da Mídia na Conquista do Cliente, cuja problemática levantada foi: Como usar a mídia a favor de sua empresa? Trabalhar o tema ocorreu por perceber que a maioria das empresas não usam as estratégias de marketing adequadas ou nem usam estratégias, por essa razão escolhemos o objetivo principal de Desenvolver técnicas para comunicar – se e conquistar um maior número de clientes, além de ter como objetivos específicos, Refletir sobre como promover a empresa na mídia; Analisar a importância da Assessoria de Impressa no crescimento das redes sociais da empresa; Avaliar quais as melhores estratégias para fidelizar a clientela.

Assim, a metodologia adotada foi pesquisa bibliográfica, fundamentada em obras de grandes autores que enfatizam a temática em questão. Sabemos que diariamente empresas do mesmo segmento competem entre si e espaços em editorias ou veículos de comunicação são de fundamental importância na disputa por espaço no mercado que se bem utilizado fortalece e abre portas, pois a visibilidade de uma empresa quando se torna ampla fortalece a mesma no mercado, já que instiga a curiosidade do consumidor e a coloca em pé de igualdade com seus concorrentes. Ao longo da pesquisa procurou-se identificar as principais estratégias do marketing, e a influência principalmente do marketing digital que é o que mais sensibiliza o cliente. Nesse sentido, o uso da mídia como recurso passa pela concepção de que a função do profissional é traçar metas e alcançar os objetivos propostos.

Segundo Piratininga (2008, p. Não basta a assessoria de imprensa acompanhar a vida da empresa cliente, gerar boas pautas, desenvolver textos, artigos, notas e outros instrumentos de divulgação. Raros são os casos em que o envio de um texto significa publicação imediata. A REGRA manda constatar o jornalista antes de mandar a pauta e voltar a conversar com ele para obter uma avaliação das informações encaminhadas. Com a Publicidade, Barata (2011) ainda ressalta que as propagandas alimentam o desejo de compra e procuram fazer com que o consumidor tenha uma contínua propensão ao consumo, desde que a campanha de marketing seja eficiente. Sousa e Gobbi (2014) ressaltam o fato em que o jovem consumidor por exemplo que compra pela Internet tem um perfil diferenciado com tendência de assistirem quase não verem televisão em relação aos seus pais, tornando-se muito mais prováveis a atitude de ligar um computador e procurar se interagir simultaneamente, seja por telefone, ouvindo música ou lendo uma revista, a questão é que esta geração surgiu baseada na interação e conectividade, procuram estar por dentro de tudo o que acontecem ao seu redor e ao mesmo tempo.

Para Esteves (2014) se torna interessante informar que através do acesso prático á informação e a utilização mais dinâmica das ferramentas de tecnologia, acarreta em uma mudança diária em relação ao consumo das novas e antigas gerações e com essa disseminação rápida a terceira idade que é fruto de origens passadas também acabam ganhando aos poucos o seu espaço, onde todas as gerações passam a se atualizar, procurar, desejar e ser mais exigentes quanto aos seus gostos e particularidades. Para Okada e Souza (2011) quanto mais às novidades vão surgindo, mais marcantes elas se tornam, as inovações tecnológicas se destacaram transformando-se em fortes tendências, mudando completamente a visão dos profissionais de marketing e de Tecnologia de Informação (TI).

A migração do consumismo para o mundo digital, os métodos que se tornaram mais simples na hora da pesquisa por melhores produtos e serviços, e o desejo pelo consumo feito em tempo real, mudou completamente a visão das empresas, que agora tiveram que se tonar mais exigentes no que se diz respeito á novas estratégias, pois o seu perfil deve ser de constante atualização. Atualmente os consumidores não escutam apenas a parte da empresa, mas analisam, comparam, discutem com outros internautas diversos pontos relacionados aos seus interesses. De acordo com Vaz (2011) o consumidor prefere acreditar na palavra de outros consumidores como ele, do que somente no que a empresa fala de si mesma. Cada vez mais exigente e consciente de seus desejos, direitos e preferências, os consumidores geralmente procuram reforçar sua decisão de compra embasado nas opiniões de seus amigos, familiares ou conhecidos.

Além desse reforço, atualmente o consumidor pode contar com relatos das experiências positivas ou negativas de outros consumidores, que utilizam a internet para expressar seus comentários. Vaz (2011) diz que a viralização de conteúdo na internet pode ser positivo ou negativo para as organizações, e que o boca a boca virtual pode ser comparado ao tradicional, porém com maior intensidade na velocidade da disseminação do conteúdo. Em relação ao seu público-alvo é importante verificar e especificar a quem será destinado à apresentação, obtendo foco no determinado público, em seu grau de instrução, faixa etária e referida camada social (BARATA, 2011). Comportamento do consumidor é uma matéria interdisciplinar de marketing que lida com diversas áreas do conhecimento, como economia, psicologia, antropologia, sociologia e comunicação.

O objetivo é estudar as influências e as características de comprador, a fim de obter condições de fazer propostas adequadas de ofertas de marketing, aplicando-se o conceito de marketing. LAS CASAS, 2012, p. O comportamento do consumidor abrange várias áreas conforme aponta a citação acima, e tem sido uma matéria importante para as estratégias de marketing. que dizem que a gestão do relacionamento com o cliente além de construir e manter relacionamento lucrativo com o cliente, deve também entregar valor superior e satisfação. Kotler e Armstrong (2015, p. defendem que mudanças significativas estão ocorrendo no modo como as empresas se relacionam com os clientes. Empresas que se voltavam para o marketing de massa, hoje constroem relacionamentos mais profundos e duradouros com clientes cuidadosamente selecionados.

Segundo Kotler e Armstrong (2015, p. A pesquisa bibliográfica permite compreender que, se de um lado a resolução de um problema pode ser obtido através dela, por outro lado, tanto a pesquisa de laboratório quanto à de campo (documentação direta) exigem, como premissa, o levantamento de estudo da questão que se propõe a analisar e solucionar. A pesquisa bibliográfica pode, portanto, ser considerada também como primeiro passo de toda pesquisa cientifica”. LAKATOS, 1992, p. Este trabalho consistiu na realização de várias pesquisas baseadas em fontes documentais, referenciadas, de cunho qualitativo, utilizando dissertações, artigos, livros, revistas que tenham embasamento fundamentado em autores renomados. Método quantitativo é frequentemente aplicado nos estudos descritivos (aqueles que procuram descobrir e classificar a relação entre variáveis), os quais propõem investigar “o que é”, ou seja, a descobrir as características de um fenômeno como tal.

REFERÊNCIAS CARO, Abrão. Comportamento do Consumidor e a Compra Online: uma análise multicultural. Tese (Pós-Graduação) - Universidade de São Paulo, 2010. ESTEVES; S. P. São Paulo. Aleph. KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. ed. Info Exame, São Paulo: Abril, ed. Novembro 2014. MATEUS, T. A. I. Editora CLA,2008. SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. ed. São Paulo, Prentice Hall ,2012. p. VAZ, Conrado Adolpho. Google marketing:o guia definitivo de marketing digital. ed. São Paulo, SP: Novatec Editora, 2010.

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