História filosófica da busca por Deus

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:História

Documento 1

A filosofia grega contribuiu muito para aquilo que temos como conceito de razão hoje, além disso foi a partir do “pensamento filosófico” que outras ciências foram surgindo, como: anatomia, matemática, física, psicologia, e etc. Sempre, com o intuito de compreender os mistérios do universo que nos cerca, conhecer a Verdade. Verdade, que a palavra de Deus e a tradição da Igreja Católica afirma que a verdade é Cristo Jesus (Jo 14,6) Fazendo uma pequena viagem pela linha do tempo humana, veremos como o esforço científico em busca das verdades fundamentais, da origem é uma busca do homem por Deus, por voltar à casa do Pai, encontrar o Criador, percebemos que tudo converge para a revelação de um Deus que não se contém e vem ao nosso encontro “E o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14).

Nesse momento iremos partir de duas realidades que ocorreram no mesmo período e que futuramente irão se encontrar. A Grécia como o berço da filosofia e a cultura semita de Israel com o berço da tradição monoteísta do Cristianismo. Mas Aristóteles foi um dos maiores contribuintes para a ética que temos hoje. Através desses pensamentos surgiram as ciências humanas de maneira geral, o direito, conceitos de família, sociedade e o bem como algo intrínseco no ser humano. Muitos conceitos gregos foram adotados pelo cristianismo, mas nem todos, isso porque qualquer ciência ou pensamento humano está suscetível a erro de análise e o afastamento da Verdade quando o orgulho entra no coração do homem que se considera auto suficiente e “onipotente”.

O cristianismo é a grande corrente que influenciou a sociedade ocidental. Mais do que os gregos, romanos e judeus. Logo após os profetas que anunciavam o Cristo, anunciavam a verdade e denunciavam a mentira, anunciavam a vinda da grande figura que dividiu a história em duas partes. Toda a revelação mostra um Deus presente, Pai, que age na história de sua criação, de seus filhos. Jesus, o Verbo encarnado, a Verdade, o Deus que se esvazia e age no meio de nós, se torna homem por seu povo (Jo 1, Mt 1). O portador de toda a sabedoria e criador de toda a ciência mostrou que o que todos buscavam era o Pai, e que Ele estava aqui para nos conduzir ao Pai, ensinou-nos as maiores lições da vida: o amor, a fraternidade, o doar-se.

Ensinou-nos que o que buscamos é o Pai, que DEle viemos e para Ele voltaremos, nos comunicou que somo filhos e livre, porque o próprio Deus veio ao nosso encontro. Santo Agostinho, um dos mais famosos pensadores da Idade Média, estudioso da filosofia platônica, conciliou muitos pensamentos à doutrina católica, afirmou que se chega muito longe com a razão, percebe-se Deus, mas apenas com a fé podemos conhecê-Lo, contemplá-Lo e a verdadeira  paz só vem com esse encontro “inquieto estava meu coração enquanto não respousava em Ti…” Já São Tomás de Aquino, conheceu mais a fundo os pensamentos de Aristóteles, afirmou que com a razão provamos a existência de Deus, pelas vias naturais de percepção chega-se à conclusão que é necessária uma causa primordial, afirma que ambos os caminhos, pela fé ou pela razão se chega à Deus, mas que a fé é o caminho mais seguro.

Esses dois nomes foram fundamentais para a construção da sociedade, além da Teologia, a ética, o direito, e a filosofia que conhecemos hoje foram sendo construídos. Nesse tempo, outros homens, piedosos e sábios proporcionaram grandes contribuições para a humanidade. Após a Idade Média, a humanidade entrou em um período conhecido como Renascimento. Uma figura importante desse período foi Descartes. Boskovic - pioneiro da teoria atômica moderna e clérigo católico. Guido D’Arezzo - padre, inventor da teoria das notas musicais. Jean Baptiste Carny - pioneiro no estudo das células em 1865 e padre Católico. Bacon - Físico e Clérigo, responsável pelo estudo e grandes descobertas sobre a ótica. Gessend - em 1592 começou a estudar o conceito de átomos e moléculas, também padre.

Enfim, não sabemos muitas coisas, mas podemos pela fé experimentar a plenitude da vida, que é Cristo, um dia conheceremos a Verdade, o veremos como Ele é, face a face (1Cor 13), enquanto esse dia não chega, seguimos as revelações do Senhor à Igreja, na certeza que caminhamos na verdade. Em toda a história o homem buscou a Deus, e buscou explicá-Lo, entendê-Lo, mas as palavras não bastam para expressá-Lo, defini-Lo, Ele é a verdade, a sabedoria eterna, o criador, mas também é um pai bondoso, é amor! É uma simples e pura criança, é pão que se dá como alimento, não pode ser medido, mas está em pequenos tabernáculos, um Deus libertador que se deixou perder a nós, um Deus doado, apaixonado, acessível, que está em todos os lugares e na essência de nossa alma pode ser encontrado, um Deus que nos revela a beleza da humanidade, não é algo que conseguimos explicar com palavras, o mais perto que chegamos é negarmos o que Ele não é, para tentarmos compreendê-Lo e mesmo assim esse conhecimento será limitado, pois mais do que entendê-Lo o anseio de nossa alma é experimentá-Lo unirmo-nos a Ele, nos tornando íntimos daquele que se dá totalmente à nós.

667 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download