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O presente artigo de revisão faz uma análise acerca das concepções históricas da inclusão social de pessoas com necessidades educacionais especiais em relação à inclusão escolar e social desses indivíduos. Para desenvolvimento deste estudo, foi utilizada pesquisa bibliográfica com base na literatura específica.
“A concepção que o professor tem de mundo e de homem tem relação com sua concepção sobre o processo de alfabetização, assim como a leitura que faz do desenvolvimento da criança tem relação com a qualidade da sua intervenção”.
(ESTEBAN apud VYGOTSKY, 1987, p. 77).
Torna-se, portanto, imprescindível que as escolas tenham infra-estrutura com professor capacitado, funcionários prontos a auxiliarem esse educandos com necessidades educacionais especiais, para assim desenvolver-se e integrar-se à vida social na comunidade que vive.
O art. 7º da Declaração Universal proclama o direito da igualdade perante a lei e o de proteção pela lei contra qualquer discriminação que a viole, proclamando, ainda, que tal proteção se fará não apenas no tocante a qualquer discriminação, mas também relativamente a qualquer incitamento a tal discriminação.
Assim, são os Estados exortados a afirmar o princípio da igualdade como um dos direitos básicos do ser humano e a protegê-lo contra discriminação e quaisquer formas de atentados.
REFERÊNCIAS
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