Drenagem Urbana Novas Tecnologias

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

A drenagem sanitária é aquela que leva os dejetos líquidos das moradias ou fábricas até às plataformas depuradoras, onde se realiza um tratamento para que o líquido possa ser despejado num canal de água e continue a desenvolver-se o ciclo hidrológico. A drenagem pluvial, no que lhe diz respeito, é o sistema que facilita o transporte da água da chuva para que esta possa ser reaproveitada/recuperada. Esta drenagem permite, por outro lado, que as cidades não se inundam. Quando estes tipos de sistemas de drenagem são deficientes, as populações correm um potencial perigo. ‘’Com a passagem do furacão Katrina por Nova Orleães, ficaram evidentes as falências da drenagem urbana daquele Estado norte-americano, já que se produziu uma imensa inundação que demorou meses a drenar.

Os pneus vêm sendo utilizados de diversas maneiras, no aspecto da drenagem podemos destacar possíveis aplicações dos tubos de drenagem feitos com pneus. Realização de drenagem urbana, onde são feitos buracos no solo com a finalidade de comportar os tubos de drenagem. A instalação destes tubos pode ser feita em calçadas, rotatórias, praças, etc. É necessário instalar grade de proteção para evitar acidentes tanto com veículos, quanto com pedestres 2) Realização de drenagem e contenção de erosões e do escorrimento superficial em meio rural, onde são feitos buracos no solo com a finalidade de comportar os tubos de drenagem. Neste caso, a instalação destes tubos é realizada em local suscetível à erosão, captando a água do escorrimento superficial e reabastecendo o lençol freático.

Aspectos ambiental e orçamentário A utilização de pneus para drenagem pluvial tem esvaziado depósitos de prefeituras que estavam com material acumulado. A utilização do pneu é ambientalmente correta, evita que o acumulo de pneus em depósitos, diminui a propagação da dengue e diminui o número de pneus que seriam queimados prejudicando o meio ambiente. Hoje, um metro de canalização com manilhas fica em torno de R$ 100, e com pneu, é praticamente zero. Ficando o projeto apenas com o custo de mão de obra. Um pneu hoje dura em torno de 600 anos e a manilha é 10% disso, cerca de 60 a 70 anos. PAVIMENTO PERMEÁVEL A superfície de um pavimento permeável vem facilitar a infiltração do deflúvio na camada inferior do pavimento, que funciona como uma espécie de reservatório.

Na sua implantação, podem ser usados blocos de concreto pré-moldados de diferentes formatos. Nesse sistema, os blocos são assentados numa camada de areia e os espaços vazios preenchidos com material granular ou grama. Em geral, são projetados para suportar cargas dinâmicas de veículos leves em áreas de estacionamentos. Constitui uma boa alternativa não convencional para redução do efeito da impermeabilização sobre a drenagem, atuando como um reservatório. E. A. Manejo de Águas Pluviais Urbanas. Rio de Janeiro: ABES, 2009 396p. il Projeto PROSAB TUCCI, Carlos E. n. p. Green, C. H. Tunstall, S.

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