EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O RETRATO DA NATAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES

Tipo de documento:Plano de negócio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Karina Damião Brandão. Ituiutaba-MG 2018 DANIEL BELIZÁRIO MATIAS EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O RETRATO DA NATAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES Trabalho de conclusão de curso apresentado à Universidade do Estado de Minas Gerais, Unidade Ituiutaba, como requisito parcial à obtenção do grau de Licenciado em Educação Física. Aprovada em 07 de dezembro de 2018 Banca Examinadora: _______________________________ Me. Karina Damião Brandão – orientadora Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) ______________________________ Dr. Júlio César Camargo Alves Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) ________________________________ Dr. Helciane Angélica Santos Pereira RESUMO A educação física, como disciplina escolar, é uma área bastante abrangente em relação a seus conteúdos e possibilidades educacionais. Podendo, assim, o professor proporcionar o acesso e vivência aos mais diversos conhecimentos e práticas corporais.

Uma vez entendido isso, essa monografia investigou o retrato da natação nas escolas públicas e particulares. Esse estudo pretendeu responder sobre a reflexão da natação nas escolas, e apresentou-se como objetivo geral dessa pesquisa, analisar, sob a ótica dos professores, como se dá o trato da natação nas aulas de Educação Física. A literatura científica que toma como foco a natação escolar ainda carece de estudos que pensem tal modalidade enquanto conteúdo historicamente construído, além disso, o cenário das escolas públicas nacionais demanda tal pensamento singular em relação à natação. Similarly, the long experience of teachers and the belief that it is content relevant to the school context, also justified the choice of the subject searched.

This is a qualitative and quantitative mixed descriptive study, a sample of the study and consists of (08) eight teachers, who work in public schools and private schools. At the end of this study, it was possible to reflect on the current panorama of the presence or absence of swimming in physical education classes in the municipality of Ituiutaba-MG, as well as considering some points about physical structure related to swimming and also discuss swimming concepts in the context of school physical education. In this context, we conclude that, in spite of public and private schools, they have their particularities about space and its physical structure, in this context, physical education presents a distance between the researches of the area and the school reality, existing conceptual possibilities of an inclusion of the relative knowledge swimming in the school environment.

Keywords: Physical Education, School, Swimming, Physical Structure. Objetivo geral. Objetivo específico. JUSTIFICATIVA. Justificativa pessoal. REVISÃO TEÓRICA. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. ANEXO I. APÊNDICE I. APÊNDICE II. Logo, é importante que os alunos tenham o direito de acesso a tais conhecimentos. Na maioria das escolas, Freire (1997), descreve o que se tem percebido e falta de materiais e não existe um local adequado que possibilite o desenvolvimento das crianças nas aulas de educação física. Segundo Freire (1997), os recursos tanto de espaço assim como de materiais adequados merecem uma melhor atenção diante das muitas características existentes. As aulas, normalmente são realizadas em ambiente aberto como quadras e pátios, estão sujeitas às variações do tempo. Tendo em vista a dificuldade das escolas públicas em adquirir recursos financeiros para obtenção de materiais, quem realmente sai prejudicado são os alunos, que não possuem um ambiente que favoreça a sua aprendizagem.

Objetivo geral Analisar, sobre os olhos dos professores, como se dá o trato da natação nas aulas de Educação Física em escolas públicas e particulares. Objetivo específico • Mostrar como professor de educação física negligência as aulas de natação, por motivo de falta de material ou estrutura física das escolas; • Investigar a presença ou ausência da natação na educação física escolar; • Compreender as perspectivas da natação como conhecimento da educação física escolar. JUSTIFICATIVA 3. Justificativa pessoal Algumas são as razões que explicam a escolha sobre o tema a ser estudado e apresentado. Sempre gostei de esportes, mais o que me chamou mais a atenção foi a natação, pelo seu envolvimento com os processos educacionais e assim, interpreto a natação como uma modalidade riquíssima em aspectos motores, sensoriais, afetivos e socioculturais.

Para trabalhar com o lúdico em meio líquido, é descoberta, é construção, é conviver juntos, professor e aluno, em busca do saber, preparando para a ação, respeitando os limites e potencialidades do ser humano, se relacionando com o meio líquido, possibilitando vivenciar experiências essenciais no cotidiano das aulas de natação em academia e escolas de natação. A natação no contexto escolar No ambiente escolar, a educação física tem seus objetivos voltados para a formação global do aluno. Dessa forma, a formação do aluno se completa para ser um indivíduo crítico, atuante, capaz de manifestar suas opiniões e de interagir socialmente. É importante destacar as palavras de Mendonça e Borges (2011): O ensino de natação foi influenciado por vários métodos de ensino criados através dos tempos, geralmente voltados no aperfeiçoamento de técnicas para a mecanização de movimentos.

E ainda é predominante nas escolas de natação a sua metodologia baseada no chamado ensino tradicional, que fragmenta os movimentos e os coloca em uma sequência pedagógica (p. Mas procurando entender esta prática em sua totalidade, alguns autores vêm conceituando essa modalidade de diversas formas. Como descreve Gomes (1995), o nadar e visto como um movimento equilibrado. O mesmo autor cita, se alguém consegue flutuar e se locomover na água sem os pés no chão, é errado falar que o mesmo não saiba nadar. Se pensarmos em relação à técnica, o nadar significa desenvolver uma continuação de movimentos previstos para os nados crawl, costas, peito e golfinho. Fernandes e Costa (2006, p. Entretanto, há diversos outros campos que permeiam esse conteúdo, por exemplo, a natação como desporto de alto nível, a natação como prática na natureza, o nadar como tarefa, a natação e o espetáculo esportivo ou a natação como campo de atuação profissional (SOARES, 1992).

Pensando sobre este conteúdo e entendendo a natação como um conjunto de conhecimentos, podemos nos adequar ao conceito trazido nos parâmetros curriculares nacionais com vistas à inclusão de tais conhecimentos no contexto escolar. Um dos princípios que dirigem a educação física escolar é apresentar os conteúdos segundo sua categoria conceitual como os fatos, conceitos e princípios ligados ao fazer e as normas, valores e atitudes. Seguindo essa linha de raciocínio, Fernandes e Costa (2006), apresentam elementos que nos ajudam a pensar sobre a tematização desse conteúdo na escola: A história da modalidade, as regras e as provas de competição, as normas de segurança em piscinas, praias e rios podem representar a natureza conceitual dos conteúdos da natação, enquanto que ser colaborativo com os colegas com mais dificuldades na água, respeitar o meio ambiente cuidando da limpeza das praias e águas de rios, não empurrar colegas na água podem exemplificar a natureza atitudinal dos conteúdos de ensino da natação (p.

Uma vez compreendendo e reconhecendo os componentes da educação por meio da natureza do conceito, atitude e procedimentos, apontamos também a importância de tal conteúdo como parte da educação física escolar. O currículo deve considerar vários aspectos, Segundo Palma (2008), ao organizarmos um currículo, devemos considerar as proposições de domínio afetivo a serem alcançadas a médio prazo, a escolha dos procedimentos técnicos e metodológicos requeridas por cada disciplina e aos fins que a escola deverá alcançar a partir das suas metas. Existem dificuldades na elaboração de um currículo escolar. Não é uma tarefa fácil identificar e selecionar os conteúdos curriculares objetivando o interesse do aluno, bem como identificar que esses interesses são demandas consistentes de trabalho.

As escolas públicas merecem uma maior atenção do governo tanto na verba enviada quanto as metas sobre as propostas curriculares nacionais, para que possam dar uma educação de qualidade para todos os alunos. Uma vez que ao se praticar determinado esporte os alunos criam gosto pelo mesmo, e assim, levam esse hábito saudável da prática de atividades para toda a vida, tendo como uma atividade de lazer. Nas palavras de Pereira (1997), nas escolas, é que se caracterizam os acontecimentos dos processos educativos, onde a cultura de determinado período social e histórico é transmitida didaticamente. O convívio entre os alunos e professores na escola particular aparenta ser diferente, muitas vezes ambos participam de projetos desenvolvidos pela escola, sempre a favor da cidadania. É muito importante que desde cedo os alunos aprendam a cuidar dos materiais, adquirindo assim mais responsabilidade e aprendizado, ainda ganhando com a integração social.

Qual a importância de trabalhar a natação como conteúdo da educação física nas escolas Primeiramente para trabalhar tais conteúdos nas escolas os professores possuem vários desafios para conseguir concretizar e praticar o conteúdo natação. Desse modo, os parâmetros curriculares nacionais (PCNs), tem o trabalho de possibilitar ao professor, o interesse para desenvolver os mais diversos métodos de ministrar as aulas, proporcionando a prática eficaz das atividades culturais, como jogos, lutas, ginásticas, danças e esportes, com a finalidade do lazer e recreação, expressão de sentimentos, emoções e afetos (BRASIL, 1998). Para lecionar a natação dentro da escola é essencial que o professor aplique uma metodologia que use a ludicidade e coletividade entre os alunos. O lúdico motiva a relação dos alunos com o professor lhe permitindo brincar com o aluno por meio da fantasia, da música, das histórias contadas, das dramatizações e dos jogos cooperativos (DARIDO, 2003).

Conforme Coletivos de Autores (1992), no contexto escolar a natação deve ser incluída no planejamento das escolas de forma que o professor possa contribuir para a formação integral do educando e assim deve trabalhar o desenvolvimento motor, cognitivo, sócio afetivo, entre outros. É de suma importância observar que este estudo coopere para melhor desenvolvimento de todos os cidadãos. Santin (2006) deixa claro que é de grande importância observar que este estudo coopera para melhor desenvolvimento de todos os cidadãos. Caracterização da Pesquisa Esta pesquisa de abordagem mista qualitativa e quantitativa de característica descritiva. A pesquisa descritiva, segundo Gil (2008, p. “tem como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis”.

Sujeitos da Pesquisa Foram selecionados professores de educação física, atuantes na área, de escolas públicas e particulares do município de Ituiutaba-MG, totalizando 08 (oito) professores que, para garantir o anonimato dos mesmos em futuras referências no texto, foram utilizados codinomes (P1, P2,. P8). • A natação enquanto componente escolar Foi perguntado para os sujeitos da pesquisa, se a natação é importante enquanto um componente da educação física e fundamental nas escolas, (Pergunta nº2 do APÊNDICE II). Os resultados estão presentes no Gráfico 1. Gráfico 1 Fonte: Da pesquisa A partir dos dados coletados, foi possível ver que dos 100% professores participantes, apenas (03) 38% relataram que preferem as aulas de natação, mais por falta de estrutura de algumas escolas principalmente as escolas públicas.

P3- “Não, por motivo de algumas escolas não terem suporte para tais aulas, acho melhor deixar para os clubes e ginásios ensinarem”. P5- “Um componente fundamental como os outros conteúdos aplicados, mais existe uma diferença aonde aplica los. Os professores que responderam Sim mostram sua preocupação no desenvolvimento das aulas de natação nas escolas, por falta de recursos suficientes para trabalhar essa disciplina. No caso as escolas teriam que fazer convênios com clubes para abordar a natação no contexto escolar, mas bem sabemos que convênios realizados muito das vezes e difícil de conseguir pelo grande número de alunos. Para realização das aulas de natação a estrutura das escolas públicas teriam que sofrer modificações e gastos, com exceção das escolas particulares que tem todo um ambiente para os alunos praticarem a natação, foi algumas das questões observadas pelos professores.

Segundo Macedo (2007), pouco mais da metade das escolas particulares brasileiras oferecem a natação como um dos conteúdos das aulas de educação física escolar, sendo que as outras oferecem como atividades extracurriculares ou não tem essa modalidade na instituição. • O professor já teve alguma experiência com a natação À vista disso, e buscando compreender se o fato da não experiência prévia era uma realidade presente na amostra dessa pesquisa, foi questionado aos professores se os mesmos possuem alguma experiência com a natação ou atividades aquáticas (Pergunta nº1 do APÊNDICE II). Gráfico 3 Fonte: Da pesquisa As informações levantadas e apresentadas no Gráfico 3, nos mostra que 100% dos professores, frente ao seu conhecimento referente ao conteúdo explanado, justificaram o benefício da natação e a sua importância nos aspectos psicomotor e também como esporte para promoção da saúde das crianças.

Segundo Martins (2015), a natação como prática do desenvolvimento corporal pode ter um resultado positivo na melhora das habilidades motoras, principalmente na manipulação de objetos. Mas isso, não permite que o desenvolvimento motor possa acompanhar essa evolução das habilidades. O ambiente e o contexto são os principais influenciadores e encorajadores das crianças, explorando seu próprio ambiente e corpo, criando a possibilidade de adquirirem novas habilidades no decorrer de seu período de vida (CAETANO, SILVEIRA e GOBBI, 2005). Por isso, os professores de educação física no desenvolvimento inicial das crianças nas aulas de natação devem compreender cada fase do desenvolvimento motor infantil (BORGES, SOUZA e PEREIRA, 2008). Pelas respostas dos professores que trabalham com a natação em escolas particulares, podemos dizer que os conteúdos trabalhados são diversificados tanto a aprender a nadar, os objetos utilizados para aprendizado quanto ao uso do próprio corpo, trabalhando diferentes movimentos tanto no meio aquático como na terra.

Segundo Gama (2009), descreve que em terra, os membros superiores desempenham função de equilíbrio, enquanto os membros inferiores atuam na propulsão; no entanto, na água os papéis se invertem, sendo os membros inferiores os responsáveis pelo equilíbrio e os superiores se encarregam da propulsão. Essa adaptação do sistema locomotor também pode ser pensada como um conhecimento específico com possibilidades de inclusão nas aulas de educação física escolar. Há, na educação física, uma grande produção de saberes referentes aos ganhos físicos promovidos pela prática da natação. Ganhos em relação ao desenvolvimento psicomotor (MORÉS, 2011). Todavia, também se faz necessário entendermos como tais conhecimentos são organizados. Foi perguntado aos professores que dificuldades eles encontram para a inclusão da natação no contexto escolar.

Nesse sentido, apresentamos a pergunta do questionário, buscando expor as dificuldades, relatadas pelos professores, para a inclusão dos conhecimentos da natação. • Dificuldade de aplicar a natação nas escolas • Liste as dificuldades para a inclusão do conteúdo da natação na educação física escolar? Os professores relataram, com grande frequência, que a dificuldade de desenvolvimento do conteúdo da natação nas aulas está relacionada com a falta de estrutura física e materiais. É também citaram como uma possibilidade de solução, investimentos financeiros nas escolas. Nos dados obtidos por esse estudo, expomos informações que atestam que nenhuma escola pública, possui piscina em sua estrutura, enquanto no cenário da escola particular algumas possuem suporte para a prática da natação.

A partir da análise do conteúdo das respostas dos participantes, tivemos pistas que nos levam a crer que os professores questionados têm certa dificuldade de pensar os conteúdos para além de seu trato prático. Dessa forma, também foi intuito desse trabalho propor uma discussão que buscasse superar isso, mostrando e pautando a natação como um conhecimento constituinte da cultura corporal. Apesar de as escolas públicas não possuírem piscina em sua estrutura física, e a educação física apresentar um distanciamento, entre as pesquisas da área e a realidade escolar, existem possibilidades conceituais de uma inclusão dos conhecimentos relativos a natação no ambiente escolar, sendo assim, o professor de educação pode entender os conteúdos enquanto assuntos vastos, que ultrapassam o aspecto prático, e, a partir daí, pensar uma intervenção didática que tematize os conhecimentos da natação no ambiente de suas aulas.

REFERÊNCIAS BETTI, I. F Desportes, Buenos Aires, v. n. agosto. Disponível em: <http://www. efdeportes. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, p. BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. São Paulo: Cortez, 1992. CORRÊA, C. R. e MASSAUD. M. M. J. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. ed. Campinas: Editora papirus, 2007. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. p. FRANCISCO, P. S. O Ensino da Natação: Questões pedagógicas e epistemológicas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2001, Caxambu. Anais, Secretaria Estadual de Minas Gerais, 2001. GAMA, E. F. Influência da natação na percepção corporal.

D. F. Natação: Uma alternativa metodológica. Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1995. n. MARTINS, Vera. Desenvolvimento motor global de crianças do 1° ciclo do ensino básico com e sem prática prévia de natação com contexto escolar. Motricidade, Portugal, v. n. php/interdisciplinar/article/view/143. Acessado no dia 10 de setembro de 2018. PALMA, Ângela P. T. V. Atividades aquáticas como conteúdo da educação física em escolas da cidade de teutônia/rs. ª Ed. Atlas, 2016. RONCHI, Â. M. Porto Alegre, 2006. SILVA, Maria Fatima Paiva; DAMAZIO, Silva Márcia Silva. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Revista pensar a prática, 2008. SOARES, C. ANEXO I TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO Declaro, por meio deste termo, que concordei em colaborar com a pesquisa intitulada: “Educação Física Escolar: O retrato da natação em escolas públicas e particulares”, desenvolvida por Daniel Belizário Matias, orientado pela Profª.

Me. Karina Damião Brandão, a quem poderei contatar a qualquer momento que julgar necessário através do e-mail ninanutrieduca@gmail. com. Afirmo que aceitei participar por minha própria vontade, sem receber qualquer ônus e com a finalidade exclusiva de colaborar para o sucesso da pesquisa. Você professor (a) acha que a prática da natação nas escolas públicas e muito restrita por falta de material e campo de trabalho? ( ) SIM ( ) NÃO Por quê?____________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4-Para você professor (a) no seu grau de conhecimento, a natação colabora: ( ) Desenvolvimento da criança ( ) Qualidade de vida ( ) Segurança contra afogamentos ( ) Prevenção de doenças respiratórias ( ) Todas as alternativas 5-Me fale sua opinião sobre os conteúdos aplicados nas aulas de natação nas escolas particulares? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 6-Considerando a natação como conteúdo da educação física escolar, como você planejaria o desenvolvimento ao longo do currículo? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 7-Descreva seus conhecimentos sobre a natação como conteúdo da educação física escolar.

Liste as dificuldades para a inclusão do conteúdo da natação na educação física escolar? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

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