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ESTAGIO MODIFICADO COVID 19
CONVIVENCIA DEUMA PEDAGOGA INICIANTE,JUNTO A PRIMEIRA ESCOLA DE REFERENCIA.ENTREGUE EM OUTUBRO DE 2020.UNIVERSIDADE PITAGORAS
O estágio é uma fase importante na formação de vários profissionais, em especial o pedagogo. É possível assim colocar em prática inúmeros temas vistos na teoria. É a maneira mais efetiva para que o profissional em formação conheça verdadeiramente a profissão.
Além de compor a sintaxe do conhecimento, o estágio proporciona a observação, o comportamento colaborativo para entender mais profundamente a constituição da escola não só como entidade de educação, mas como contribuinte da transformação da sociedade.
Há de se concentrar a esta experienciação com visão compreensiva às singularidades a fim de intento da solução das problemáticas apresentadas no sistema ensino/aprendizagem.
O estágio propicia ao futuro profissional o conhecimento das diversas etapas que montam o ensinar, envolvend
Mostrar todoso-o com a rotina institucional, levando à reflexão do que foi feito e do que se pode melhorar.Ocultar
2.1 LEITURA DOS TEXTOS INDICADOS
A Pedagogia surge da necessidade histórico-social de ter-se profissional com profundo conhecimento do desenvolvimento da aprendizagem, que respondesse perante às problemáticas pedagógicas influenciadas pelos padrões evolutivos e patologias de influência social. Pode-se dizer que o processo de aprendizagem ocorre a cada estímulo sensorial que o indivíduo recebe influenciado por fatores intelectuais, psicomotores, sociais, físicos e psíquicos. Sabe-se que a interação social inicia-se no círculo familiar e estendem-se a todos ambientes onde ocorrem relações interpessoais.
Para entender o papel do Pedagogo faz-se necessário a identificação das estruturas do pensamento/comportamento que corroboram as facilidades/dificuldades de aprendizado. O método construtiv
Mostrar todosista enfatizando as relações familiares contribui para a compreensão das possíveis problemáticas em âmbito escolar. É no ambiente escolar onde se dá a vivência cotidiana entre professores, família, alunos. É o local onde os obstáculos (falta de desempenho, desempenho sofrível, indisciplina, comportamento antissocial, repetência, evasão) para a real inclusão social se tornam evidentes.
Para Freire (1996) ensinar não significa apenas transferir conhecimento, mas possibilitar sua produção e construção. O educador aprende ao ensinar e o aluno, por sua vez, ensina ao aprender, não havendo docência sem discência. Ainda segundo Freire (1996), educar é uma especificidade humana e uma forma de intervenção no mundo e que nada justifica a minimização dos seres humanos, nem mesmo a tecnologia ou a ciência. (FREIRE, 1996)
A concepção Pedagogia Histórico-Crítica nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras; faltava-lhes a consciência dos condicionantes histórico-sociais da educação (SAVIANI, 1991).
Na dinâmica aprendizagem/conhecimento conceitua-se aluno como sujeito em desenvolvimento e que necessita ser estimulado para a aprendizagem de maneira integral, levando em consideração sua realidade e saberes para que o mesmo, com a mediação do professor possa construir seus conhecimentos e, acordo com Alicia Fernándes (2001), “entre ensinante e o aprendente abre-se um campo de diferenças onde se situa o prazer de aprender”. A autora afirma que “o ensinante entrega algo, mas para poder apropria-se daquilo o aprendente necessita inventá-lo de novo”. Para a autora, “ensinantes são os pais, os irmãos, os tios, os avós e demais integrantes da família, como também os professores e os companheiros na escola”. (FERNÁNDES, 2001).
Metodologicamente, o trabalho da instituição de ensino fundamenta-se na teoria de Jean Piaget, de base construtivista, onde há correlação do aprendizado com os diversos estágios de desenvolvimento, sendo o ser humano capaz de aprender com o meio externo e modificar sua estrutura cognitiva por meio de novas aprendizagens. A construção das ideias funda-se no pensamento pela ação interação e adaptação ao meio.
Ainda de acordo com a sustentação ideológica de Piaget, para que o sujeito possa adquirir novas aprendizagens é imprescindível a maturação biológica. Nesta teoria o desenvolvimento divide-se em estágios onde em cada fase, o sujeito é capaz de assimilar aprendizagens cada vez mais complexas e durante todo o desenvolvimento dos estágios há a interação do sujeito com o objeto, orientado pelas estruturas cognitivas. A aprendizagem, contudo, é um processo de (re) construção de conhecimentos, apoiando-se na ação do sujeito sobre o objeto e com completa dependência do desenvolvimento da inteligência. Em suma, para o indivíduo aprender determinado conteúdo é necessário ter desenvolvido dadas estruturas cognitivas que propiciem esse aprendizado.
2.2 CONHECIMENTO DA FUNÇÃO E ESTRUTURA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO/PPP
2.2.1 Projeto Político Pedagógico (PPP)
O Projeto Político–Pedagógico (PPP) é de extrema relevância numa gestão democrática e faz-se indispensável para que o educador saiba exatamente a forma de trabalho daquela escola. O PPP é o esboço coletivo de expectativas.
A LDB 9.394/1996, explicita no artigo 12, inciso l, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema deensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”, sendo o PPP a ferramenta para o enfrentamento das diferentes problemáticas.
O PPP deve ser fluido ao longo de tempo para assimilar as dinâmicas das alterações sociais. Para que isso ocorra, é necessário que haja participação da comunidade escolar em sua criação. O planejamento coletivo contribui para um projeto que seja efetivo, abarcando a singularidade de cada realidade. Para tal, é necessário que a avaliação deste seja contínua, alterando,quando preciso, temas ou a maneira como serão tratados.
2.2.2Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é a normativa delimitadora do grupo de aprendizagens essenciais que devem está no processo ensino-aprendizagem de cada etapa da vida escolar, objetivando assim, nortear a qualidade da educação no País estabelecendo metas de transmissão de conhecimento e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito, conforme a sua etapa acadêmica.
2.2.3Avaliação de Aprendizagem
Instrumento para dimensionar a evolução dos educandos ao longo do processo de ensino-aprendizagem que esta acima de apenas aplicar provas, exigindoacompanhamento constante em todos os momentos do aprendizado, beneficiando assim, educandos e educadores por sua utilização direcionamento das ações pedagógicas objetivando a universalização do aprendizado.
2.3 INTER-RELAÇÃO PROFESSOR / EQUIPE PEDAGÓGICA / EQUIPE ADMINISTRATIVA
2.3.1 Principais desafios
A partir da regulamentação, pode-se apontar 3 importantes desafios:
● Formação continuada
É desafiador porque demanda tempo e recursos para que haja uma formação ininterrupta;
● Monitoramento da implementação:
Outro desafio por se tratar de verificação a nível micro e macro das práticas nos projetos pedagógicos.
● Materiais de apoio
É imprescindível que estes sejam atualizados com frequência e que distribuídos em número suficiente
2.3.2 A Equipe Pedagógica, os Professores e a Equipe Administrativa
O diálogo entre a equipe pedagógica, os professores e a equipe administrativa favorece a qualidade da educação o sucesso do aluno, sendo a escola a fornecedora de aprendizagem, é imprescindível que esteja conectada à problemática presente na sociedade a qual esteja inserida.
“A escola tem o compromisso de reduzir a distância entre a ciência, cadavez, mais complexa e a formação cultural básica a ser promovida pela escolarização. Os fortalecimentos das lutas sociais, a conquista da cidadania, dependem de ampliar; cada vez mais, o número de pessoas que possam participar das decisões primordiais que dizem respeito aos seus interesses”. (LIBÂNEO, 2001, p. 44).
Neste sentido, o PPP orienta o trabalho da escola por meio planejamento integrado, buscando soluções baseados na coletividade (alunos, professores,gestores, pessoal técnico-administrativo e de apoio, pais e comunidade local).
O princípio da gestão democrática está consagrado no artigo 206 daconstituição Federal, no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e em numerosos estatutos legais dos sistemas de ensino. As leis de ensino asseguram a autonomia da escola pública, a participação doseducadores na elaboração do projeto político pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e da comunidade local em conselhos escolares (SANDER, 2005, p. 133).
Assim o PPP pede a definição o que os educadores, funcionários, alunos e querem da escola, demonstrando o tipo de sociedade e cidadãos que se deseja formar, construindo princípios de igualdade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.
2.4 TRANSVERSALIDADE
A transversalidade é a prática no âmbito pedagógico referente à eliminação das barreiras entre as disciplinas e entre profissionais e o espaço físico, sendo assim um princípio que desencadeia metodologias modificadoras da prática pedagógica, integrando diversos conhecimentos e ultrapassando uma concepção fragmentada, em direção a uma visão sistêmica. Os TCTs não são de domínio exclusivo de um componente curricular, mas perpassam a todos de forma transversal e integradora.
A Base Nacional Comum Curricular destaca a importância dos TCTs quando diz que é dever dos sistemas de ensino e escolas:
“Por fim, cabe aos sistemas e redes de ensino. Assim como as escolas, em
suas respectivas esferas de autonomia e competência, incorporar aos currículos e às propostas pedagógicas a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora.” (BRASIL,
2017, p. 19).
A metodologia de trabalho com os TCTs estará baseada em quatro pilares:
● Problematização da realidade e das situações de aprendizagem;
● Superação da concepção fragmentada do conhecimento para uma visão
sistêmica;
● Integração das habilidade e competências curriculares à resolução de
problemas;
● Promoção de um processo educativo continuado e do conhecimento como
uma construção coletiva.
São temas transversais contemporâneos :Saúde;Ética, Orientação sexual; Pluralidade cultural; Meio ambiente; Trabalho e consumo. Ocultar
REFERÊNCIAS
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Saberes Necessários à Prática Educativa. 1996. Disponível em: . Acesso em 24 de out. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em: 25 out. 2020.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 5 de outubro de 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 017. Brasília, DF, 2017. Disponível em ;. Acesso em: 23 out. de 2020.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1991.
BRASIL. MEC. SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais: oitavo ciclo do ensinofundamental.Apresentação Dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/ SEF,1997.
LIBÂNEO, J.C. Educação Esc
Mostrar todosolar: políticas, estrutura e organização.São Paulo: Cortez, 2001 (Coleção Docência/ saberes pedagógicos).
SANDER, Benno, Políticas Públicas e Gestão Democrática da Educação. Brasília: Líber Livro Editora 2005. Ocultar
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