Relatorio de estagio PEDAGOGIA LICENCIATURA .ESTAGIO MODIFICADO COVID-19

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

As atividades terão como objetivo coletar e analisar informações sobre a organização da escola e do ensino, sendo necessário que a acadêmica tenha acesso a alguns documentos pedagógicos e/ou às aulas. As visitas à escola estão previstas para os meses de outubro a novembro do ano de 2020, totalizando 480 horas. Por ser fundamental a realização dessas atividades à formação dos acadêmicos, contamos com sua atenção no sentido de autorizar e propiciar os encaminhamentos e as informações necessárias. Sem mais no momento, antecipadamente agradeço. Cordialmente, ROSE RIBEIRO SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 DESENVOLVIMENTO 5 2. É possível assim colocar em prática inúmeros temas vistos na teoria. É a maneira mais efetiva para que o profissional em formação conheça verdadeiramente a profissão.

Além de compor a sintaxe do conhecimento, o estágio proporciona a observação, o comportamento colaborativo para entender mais profundamente a constituição da escola não só como entidade de educação, mas como contribuinte da transformação da sociedade. Há de se concentrar a esta experienciação com visão compreensiva às singularidades a fim de intento da solução das problemáticas apresentadas no sistema ensino/aprendizagem. O estágio propicia ao futuro profissional o conhecimento das diversas etapas que montam o ensinar, envolvendo-o com a rotina institucional, levando à reflexão do que foi feito e do que se pode melhorar. Ainda segundo Freire (1996), educar é uma especificidade humana e uma forma de intervenção no mundo e que nada justifica a minimização dos seres humanos, nem mesmo a tecnologia ou a ciência.

FREIRE, 1996) A concepção Pedagogia Histórico-Crítica nasceu das necessidades postas pela prática de muitos educadores, pois as pedagogias tradicionais, nova e tecnicista não apresentavam características historicizadoras; faltava-lhes a consciência dos condicionantes histórico-sociais da educação (SAVIANI, 1991). Na dinâmica aprendizagem/conhecimento conceitua-se aluno como sujeito em desenvolvimento e que necessita ser estimulado para a aprendizagem de maneira integral, levando em consideração sua realidade e saberes para que o mesmo, com a mediação do professor possa construir seus conhecimentos e, acordo com Alicia Fernándes (2001), “entre ensinante e o aprendente abre-se um campo de diferenças onde se situa o prazer de aprender”. A autora afirma que “o ensinante entrega algo, mas para poder apropria-se daquilo o aprendente necessita inventá-lo de novo”.

Para a autora, “ensinantes são os pais, os irmãos, os tios, os avós e demais integrantes da família, como também os professores e os companheiros na escola”. A LDB 9. explicita no artigo 12, inciso l, que “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema deensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica”, sendo o PPP a ferramenta para o enfrentamento das diferentes problemáticas. O PPP deve ser fluido ao longo de tempo para assimilar as dinâmicas das alterações sociais. Para que isso ocorra, é necessário que haja participação da comunidade escolar em sua criação. O planejamento coletivo contribui para um projeto que seja efetivo, abarcando a singularidade de cada realidade. Neste sentido, o PPP orienta o trabalho da escola por meio planejamento integrado, buscando soluções baseados na coletividade (alunos, professores,gestores, pessoal técnico-administrativo e de apoio, pais e comunidade local).

O princípio da gestão democrática está consagrado no artigo 206 daconstituição Federal, no artigo 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e em numerosos estatutos legais dos sistemas de ensino. As leis de ensino asseguram a autonomia da escola pública, a participação doseducadores na elaboração do projeto político pedagógico da escola e a participação da comunidade escolar e da comunidade local em conselhos escolares (SANDER, 2005, p. Assim o PPP pede a definição o que os educadores, funcionários, alunos e querem da escola, demonstrando o tipo de sociedade e cidadãos que se deseja formar, construindo princípios de igualdade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério. TRANSVERSALIDADE A transversalidade é a prática no âmbito pedagógico referente à eliminação das barreiras entre as disciplinas e entre profissionais e o espaço físico, sendo assim um princípio que desencadeia metodologias modificadoras da prática pedagógica, integrando diversos conhecimentos e ultrapassando uma concepção fragmentada, em direção a uma visão sistêmica.

Metodologia Pesquisar preços de mercadorias em revistas e jornais. Montar um mercadinho escrevendo o preço dos itens deste. Recursos Revistas, jornais, folhetos, tesoura, cola, caixa de papelao, embalagens diversas. Avaliaçao Observação. Atividades orais e escritas. PLANO DE AULA Identificação Disciplina Geografia Série 2° ano Turma B Período Vespertino Conteúdo Paisagens naturais e transformadas. Objetivos Estimular a transdisciplinaridade. Incentivar a observação de paisagens naturais e paisagens transformadas pela ação antrópica. Metodologia Identificar as paisagens existentes na cidade sendo elas naturais ou transformadas. Confecção de mural com fotos erecortes que os próprios alunos trarão à sala de aula, além de frases e textos criados pelos alunos para explicar as imagens. Ed. Mediação, Porto Alegre: 2006. REFERÊNCIAS FREIRE, P. Pedagogia da autonomia.

Saberes Necessários à Prática Educativa. Disponível em: <http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/L9394compilado. htm>. mec. gov. br/>;. Acesso em: 23 out. de 2020. LIBÂNEO, J. C. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2001 (Coleção Docência/ saberes pedagógicos). SANDER, Benno, Políticas Públicas e Gestão Democrática da Educação.

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