REUTILIZAÇÃO DE CONTÊINER NA CONSTRUÇÃO CIVIL UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA E SUSTENTÁVEL

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

BANCA EXAMINADORA Presidente:__________________________________________________________ Primeiro Examinador:__________________________________________________ Segundo Examinador:__________________________________________________ Dedico esta monografia ao meu pai, Clodoaldo Antônio de Paula, que sempre me auxiliou e me apoiou nesta longa caminhada. AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente a Deus por me permitir concluir uma faculdade boa, mesmo com poucas condições financeiras e morando longe da minha família. Agradeço aos meus pais por sempre estarem do meu lado, apoiando no que eu precisasse, às vezes até abrindo mão de regalias para poder manter meus estudos. Agradeço ao reitor João Batista Barreto Lubanco, por ter me incentivado a estudar na presente faculdade. Agradeço aos meus tios Cleber e Anderson, e ao meu primo Rômulo, por serem a minha família nesta cidade, dando total apoio quando precisei. Construção civil.

Canteiro de obras. Reutilização. ABSTRACT Because of the surplus amount of containers that are discarded and useless and the necessity of use sustainable materials which have a lower effective cost in the civil construction, the idea of building with containers started to be widespread. This research, sought to identify, describe and analyze the characteristics of reuse storage and transport containers for the architecture, considering technical, functional and esthetical aspects. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Dimensões dos contêineres 20’. Figura 2 - Dimensões dos contêineres 40’. Figura 3 - Dimensões dos contêineres High Cube 40’. Figura 4 - Dimensões dos contêineres Open Top (20’ / 40’). Figura 5 - Dimensões dos contêiners Ventilados 20’. Figura 16 - Interior da Estação de pesquisa Bharati Antártico. Figura 17 - Cidade Universitária em Le Havre.

Figura 18 - Contêineres sendo incorporados ao cotidiano das obras. Figura 19 - Modelo para banheiro. Figura 20 - Área geográfica do objeto de estudo. Metodologia. Organização do Trabalho. Contribuição. REVISÃO DA LITERATURA. Contêiner: histórico e definição. Reaproveitamento de Águas das Chuvas. Cisterna. Vantagens na reutilização dos contêineres. Desvantagens na reutilização dos contêineres. Container City I e II. Contêineres utilizados no canteiro da obra. Vantagens na locação dos contêineres. Custos na locação dos contêineres. Resultados e Discussão. CONCLUSÃO. O uso do contêiner na construção como elemento arquitetônico atende demandas de novas práticas construtivas e garante o reaproveitamento desses cofres de cargas que ficam abandonados em portos. Trata-se de uma solução sustentável e de baixo custo para residências, escritórios e até comércios.

Objetivo Geral Fazer um relato sobre a reutilização do contêiner, levantar as questões sustentáveis envolvidas, bem como listar as vantagens e desvantagens de seu uso. Objetivo Específico Demonstrar o reaproveitamento de contêineres na construção civil e sua utilização no canteiro de obra. Justificativa Por meio de um estudo bibliográfico, buscou-se identificar, descrever e estudar as características da reutilização de contêineres de armazenamento e transporte como meio sustentável, levando em consideração questões técnicas, funcionais e estéticas. No terceiro capítulo apresenta-se o estudo de caso. No quarto capítulo apresentam-se as considerações e conclusões. Contribuição O reaproveitamento de contêineres na construção civil ainda é uma possibilidade pouco conhecida e aceita pelo mercado e, principalmente, pelos consumidores.

Nos Estados Unidos da América (USA) há, historicamente, tradição de utilização de outros materiais desde a Segunda Guerra Mundial, devido principalmente à necessidade de construção rápida diante das destruições ocasionadas pelo conflito. No Brasil, ainda é novidade habitar com qualidade em antigos recipientes de carga, entretanto, a ideia vem se difundindo devido à qualidade de projetos que está relacionado ao baixo custo e à sustentabilidade, bem como ao desenvolvimento de projetos desta natureza por importantes profissionais do meio. A edificação em contêiner auxilia os indivíduos que a frequentam, a exercerem seu papel de cidadãos engajados de maneira mais eficaz. É uma nova concepção de viver em que o ser humano, além de alcançar qualidade, estará contribuindo para a preservação da natureza, ponto em que se encaixa a segunda questão.

Planet está diretamente relacionado à responsabilidade ambiental enquanto cidade. A ideia é dar uso a uma estrutura que após transportar mercadorias no mundo todo, torna-se inútil em qualquer outro setor da economia, podendo ser implantado como uma arquitetura inovadora e criativa, reduzindo a possibilidade de 27 mal-uso ou descarte impróprio do recurso. O uso de contêineres para construção, além de ser ambientalmente correto, tem como característica marcante uma obra limpa. Este tipo de construção também pode servir para comércios situados em áreas alugadas, tornando possível que a edificação seja removida e instalada em outra localidade, desde que essa mobilidade esteja prevista na fase inicial do projeto (YAZBEK, 2015). Contêiner: histórico e definição Durante milhares de anos os seres humanos têm feito viagens e desbravado os mares do planeta terra, transportando através dele os mais variados tipos de produtos.

Isto ocorreu com vários povos que viveram no planeta desde a sua existência. Mas, até então, todo esse transporte era feito sem padronização e 28 organização. Os produtos eram armazenados em armazéns que ficavam no porto até algum dos milhares de barcos estivessem disponíveis. E estas taxações impactaram diretamente no bolso do Sr. McLean. Foi aí que ele teve a ideia de criar um trailer de tamanho padrão, que poderia ser transportados centenas de unidades através dos mares, ao contrário dos caminhões que podiam transportar apenas um ou dois “trailers” por viagem. Desta forma ele foi deixando o negócio dos caminhões num segundo plano e focando suas energias no transporte marítimo de contêineres. Porém, para que sua ideia fosse realizada com maestria e sucesso não foi fácil, já que ele de certa forma provocou uma revolução no seu segmento.

Os contêineres são caixas de metal, geralmente de grandes dimensões, destinados ao acondicionamento e transporte de carga, a longa distância, em navios e trens. Têm uma vida útil de 10 anos, e após este período, surge a necessidade de se oferecer um destino correto para estas peças, já que são produzidos a partir de materiais metálicos e não biodegradáveis. Tipos de Contêiner A partir do seu desenvolvimento, os contêineres foram se transformando até chegarem à situação atual, tornando-se modulares e tendo as suas medidas padronizadas para serem transportados por qualquer modal de transporte, sem problemas quanto às medidas dos veículos. A padronização dos contêineres começou a ser pensada pela ISO (International Organization for Standardization), e pela ASA (American Standard Association).

Com o tempo, a maioria dos países acabou adotando como padrão as especificações e dimensões propostas pela ISO, o que veio facilitar, inclusive, a construção de navios, caminhões etc. Quanto ao cumprimento, os mais comuns e conhecidos são os de 10’, 20’, 30’,40’ e 45’, embora existam outras medidas. Contêiner Standard de carga não perecível – 20’ Para qualquer tipo de carga. Possui vários locais para peação de carga tanto lateralmente quanto no piso e teto. Tipo convencional é o mais utilizado entre todos devido à sua versatilidade para cargas secas, granéis e mesmo carga úmida ou líquida, desde que devidamente embaladas. Suas características estão descritas na Figura 1. A proteção da carga é feita por uma lona fixada ao topo do contêiner, conforme Figura 4.

Alguns contêineres de abertura de topo são encaixados com cobertura de painéis tipo hatch removíveis ou teto de metal total destacáveis. Próprio para mercadorias que excedam a altura do contêiner, cujas cargas não poderiam ser estufadas num contêiner tradicional. Exemplos de cargas: maquinaria para construção e agricultura, barcos, vidros, toras de madeira, empilhadeiras, chapas de compensados, etc. Figura 4 – Dimensões dos contêineres Open Top (20’ / 40’) Fonte: IMPACTO LOGÍSTICA INTERNACIONAL. Na última década, o uso do container não ficou restrito a edifícios temporários, ou de caráter emergencial, mas sim tem emergido como uma tecnologia altamente solicitada para vários tipos de construção, como habitações residenciais, edifícios comerciais, públicos, assim como estruturas efêmeras como protótipos de habitação móvel, ou unidades portáteis (ISMAIL; et al.

Figura 6 – Casas Contêiner Fonte: ARCHTAY, 2014. Os projetos arquitetônicos desenvolvidos para casas de container tem aspecto extremamente minimalista e contemporâneo, pois os módulos são em formato retangular e com medidas padrão, dando às edificações uma aparência de requinte e sofisticação. A reforma de um contêiner pode precisar de cortes no aço e soldagem, o que exige mão de obra especializada, porém, mesmo com esses custos extras, esse tipo de construção ainda é mais benéfico. O aço do contêiner também deve ser jateado com um abrasivo e repintado com uma tinta não tóxica antes de ser habitável, a fim de evitar probabilidades de contaminação em detrimento das cargas transportadas durante sua vida marítima.

O material é bastante utilizado na construção civil por seu grande potencial de isolamento, durabilidade e por ser muito resistente às ações do clima. Produzida com 100% de poliéster, matéria-prima derivada das garrafas pets, material base para a produção da lã, como já diz o seu nome a Lã de Pet ajuda de forma direta a preservar o meio-ambiente, já que tira de circulação milhares de garrafas que seriam despejadas na natureza. O processo de produção envolve o uso de muitas fibras leves de poliéster, que passam por um processo de compactação a baixa temperatura (160° a 180°) e pressão. Em sua fabricação o uso de água é descartado e também não se utiliza nenhum tipo de resina ou qualquer outro tipo de material volátil, estas características só reforçam a proposta de preocupação com a qualidade do produto e com o meio ambiente.

Veja abaixo as características da Lã de Pet: a) Lã de Poliéster Tereflalato (PET); b) Propriedade térmica e acústica; c) Produto extremamente leve; d) Não possui adição de resinas em sua composição; e) Agradável ao toque; f) Anti mofo, não prolifera fungos e bactérias; 38 g) Produto reciclado e reciclável; h) Resistente à umidade; i) Sustentável, a cada m² de lã de pet consome aproximadamente 30 a 50 garrafas pet; j) Fácil aplicação em sistemas de construção à seco; k) Alta resistência mecânica; l) Não decanta com a vibração das estruturas; m)Não empena ou deforma com o passar do tempo. a) Impermeabilize a laje (manta asfáltica ou lona); b) Para a armazenagem de água, você pode usar um material pronto (figura acima) ou usar argila expandida, como solução mais simples; c) Use uma manta permeável de não tecido para reter o substrato, mas permitir o avanço da água pelas camadas; d) Coloque o substrato (não precisa ser todo orgânico, materiais inorgânicos como cacos de telha podem ser usados); e) Plante, de preferência, espécies que exijam pouca manutenção.

Lembrando que não é necessário regar, já que haverá retenção de água. É muito comum plantar flores (das mais resistentes), hortaliças, suculentas. Quando se fala em aproveitamento de contêineres para outros usos, especialmente os que implicam no uso por pessoas, é sempre preciso pensar em como prover condições de habitabilidade, em especial nas questões de conforto térmico. É possível fazer um telhado com grama ou com plantas, a Figura 9 exemplifica bem isso. Cisterna Também conhecida como algibe, é um reservatório que recolhe a água da chuva e a armazena para uso doméstico geral, ou seja, é um sistema de reaproveitamento de águas pluviais de baixo custo que faz a captação da água para usos restritos no ambiente doméstico. É considerada uma das melhores e mais eficazes alternativas quando o assunto é economizar água e pode ser instalada em casas, apartamentos e condomínios.

Figura 10 – Sistema de reaproveitamento de água da chuva Fonte: OBRA24HORAS. Ela funciona da seguinte maneira (Figura 10): a água da chuva é levada pelas calhas a um filtro, que eliminará mecanicamente impurezas, como folhas ou pedaços de galhos. Um freio d'água impede que a entrada de água na cisterna agite seu conteúdo e suspenda partículas sólidas depositadas no fundo. Deve ser bem vedada, longe dos raios do sol ou de detrimentos de animais, assim impede-se a proliferação de algas. Vantagens na reutilização dos contêineres A aplicação do contêiner na construção civil é sustentável pelo próprio reuso do material. O aproveitamento representa um descarte a menos na natureza. No entanto, práticas socioeconômicas devem ser adotadas para validar esse conceito.

Além do fator sustentabilidade, o contêiner garante economia. Com isso, podem-se listar os seguintes pontos negativos que ainda interferem na aceitabilidade do produto no país (SUSTENTARQUI, 2015): a) O terreno precisa ter espaço para as manobras dos guindastes no transporte e armazenamento dos contêineres; b) Requer mão de obra especializada, principalmente nos cortes das esquadrias; c) Requer cuidados especiais de isolamento térmico e acústico. O contentor é feito de aço que é um ótimo condutor de calor e péssimo isolante acústico; d) Como se trata de um tipo novo de construção carece de legislação adequada e dificuldade de obtenção de financiamento; e) Dependendo do que o contêiner transportava no passado, pode haver vestígios contaminantes; 47 f) Os solventes liberados da pintura e selantes utilizados na fabricação do contêiner podem ser prejudiciais à saúde; g) Pode haver a ferrugem, é preciso tratamento adequado antes da aplicação na construção.

No Brasil, o conceito de um projeto de casa contêiner ainda encontra certa resistência da população, principalmente pela cultura nacional baseada em construções em alvenaria (FRAGMAQ, 2014). Além disso, nos últimos anos, é possível confirmar o uso mais frequente de módulos pré-fabricados na construção de casas e estabelecimentos comerciais, o que torna os trabalhos mais ágeis e interessantes ao público comprador. Outro desafio a ser vencido por esse tipo de habitação é o mesmo que todo tipo de tecnologia, mudança ou inovação enfrenta: as referências do público e/ou do cliente. Primeiramente, os contêineres são reformados, remodelados e equipados com o necessário, mas faltando pouco para seu acabamento. Então, as unidades são transportadas e montadas no local com a ajuda de um guindaste e conectadas as outras através de um sistema rápido de engate e finalmente pintadas com cores vibrantes capazes de protegê-las das ferrugens.

As janelas redondas utilizadas não só proporcionam uma forma de contraste no ambiente, como também evocam o tema náutico na arquitetura (Figura 12). Figura 12 – Janela do Container City Fonte: PORTAL METÁLICA. De fato, Container City representa uma habitação industrial moderna. Tetris Container Hostel O Tetris Hostel, localizado na Avenida das Cataratas, principal corredor turístico de Foz do Iguaçu (PR), foi inaugurado em 2014 e concebido de forma funcional e criativa, com estrutura formada por 15 contêineres em mais de 1. m². Com capacidade total para 70 pessoas, os quartos são privativos ou compartilhados, cozinha compartilhada, lounge, piscina, varanda, jardim interno, bar e estacionamento gratuito. Além disso, tem como ponto alto um deck e dois amplos terraços, ideais para ver o pôr do sol. O telhado verde reduz a temperatura interna, enquanto a piscina é aquecida por um sistema de aquecimento solar.

Construído sobre pilares, o piso se mantém distante do chão gelado do terreno antártico, evitando trocas térmicas mais rápidas (OCCHI; ALMEIDA, 2016). A estação é composta de 134 contêineres de alta qualidade. Na Alemanha, eles foram completamente mobiliados, pintados e equipados com portas, janelas e o sistema elétrico necessário. Lacrados, os contêineres foram transportados para o porto belga de Antuérpia, e de lá embarcados para a Antártida. Figura 15 – Estação de pesquisa Bharati Antártico Fonte: MINHA CASA CONTAINER, 2014. Cidade Universitária em Le Havre O projeto, realizado por Cattani Architects, abriga 100 apartamentos de 24m² distribuídos em quatro pavimentos. A edificação foi tratada com leveza e transparência com a intenção de proporcionar conforto aos habitantes. A forma independente de cada unidade garante que a edificação não dê a sensação de um simples empilhamento de contêineres.

A solução que possibilitou escalonar os contêineres foi construir uma armação de metal que age como suporte estrutural para os contêineres (OCCHI; ALMEIDA, 2016). Além disso, os espaços gerados pelo escalonamento permite a implantação de espaços abertos que funcionam como terraços e varandas. NR-18 Além da eficiência da execução do produto, a padronização diretamente influencia na segurança do ambiente onde os trabalhadores estão expostos, a fim de haver uma melhora na qualidade dos canteiros no quesito segurança e organização, a NR-18 foi elaborada a fim de suprir esta lacuna que existe na legislação brasileira quanto às instalações do canteiro e das áreas de vivência. A NR-18 regulamenta os itens descritos em seguida.

Quanto às instalações elétricas (entrada provisória de energia), as instalações elétricas provisórias de um canteiro de obras devem ser constituídas de: a) Chave geral do tipo blindada de acordo com a aprovação da concessionária local e localizada no quadro principal de distribuição; b) Chave individual para cada circuito de derivação; c) Chave-faca blindada em quadro de tomadas; d) Chaves magnéticas e disjuntores, para equipamentos especiais. Ventilação em locais confinados, nas atividades que exponham os trabalhadores a riscos de asfixia, explosão, intoxicação e doenças do trabalho devem ser adotadas medidas especiais de proteção, a saber: a) Treinamento e orientação para os trabalhadores quanto aos riscos a que estão submetidos, a forma de preveni-los e o procedimento a ser adotado em situação de risco; 56 b) Nos serviços em que se utilizem produtos químicos, os trabalhadores não poderão realizar suas atividades sem a utilização de EPI adequado; c) A realização de trabalho em recintos confinados deve ser precedida de inspeção prévia e elaboração de ordem de serviço com os procedimentos a serem adotados; d) Monitoramento permanente de substância que cause asfixia, explosão e intoxicação no interior de locais confinados realizado por trabalhador qualificado sob supervisão de responsável técnico; e) Proibição de uso de oxigênio para ventilação de local confinado; f) Ventilação local exaustora eficaz que faça a extração dos contaminantes e ventilação geral que execute a insuflação de ar para o interior do ambiente, garantindo de forma permanente a renovação contínua do ar; g) Sinalização com informação clara e permanente durante a realização de trabalhos no interior de espaços confinados; h) Uso de cordas ou cabos de segurança e armaduras para amarração que possibilitem meios seguros de resgate; i) Acondicionamento adequado de substâncias tóxicas ou inflamáveis utilizadas na aplicação de laminados, pisos, papéis de parede ou similares; j) A cada grupo de 20 (vinte) trabalhadores, 2 (dois) deles devem ser treinados para resgate; k) Manter ao alcance dos trabalhadores equipamento autônomo para resgate; l) No caso de manutenção de tanques combustíveis, providenciar desgaseificação prévia antes da execução do trabalho.

É obrigatório no alojamento o fornecimento de água potável, filtrada e fresca, para os trabalhadores por meio de bebedouros de jato inclinado ou equipamento similar que garanta as mesmas condições, na proporção de um para cada grupo de 25 trabalhadores ou fração. Além disso, um mesmo contêiner pode ser utilizado em diversas obras e por muitos anos. ESTUDO DE CASO Com a versatilidade do contêiner, diferentes usos como habitação, comércio, hotel e outros serviços, podem ser facilmente abrigados por este material. Com redução nos custos, a sua readequação torna‐se viável para os empreendedores, principalmente nas localidades próximas aos portos marítimos existentes no Brasil. Estes empreendimentos atraem a população leiga, que muitas vezes possui preconceito e receio em se tornar usuário dessa nova maneira de construir, possibilitando ao material conquistar um espaço no mercado (KEMPFER, 2013).

O objeto de estudo é a reutilização de contêineres em um canteiro de obras, alugados pela construtora Visione Engenharia Ltda, na construção do edifício Golden Village Residences. Um levantamento divulgado pela e-Construmarket, através da Rede de Obras, que monitora e acompanha mais de 30 mil obras no Brasil, revela que Nova Iguaçu está entre as cidades brasileiras que tiveram o maior número de novos edifícios residenciais no período de um ano. Os números mostram que, no período compreendido entre os últimos trimestres de 2015 e de 2016, o município ganhou 56 novos empreendimentos. Esse incremento representa um crescimento de 84% no período de apenas 12 meses, o que coloca Nova Iguaçu na primeira colocação do ranking nacional. Em todo o país apenas seis cidades cresceram acima de 50%.

Construtora responsável pele empreendimento A construtora Visione Engenharia, fundada há dez anos, foi nascida e criada na Baixada Fluminense. Os contêineres marítimos podem ser utilizados como unidades habitacionais para alojamentos de construção civil, projetos especiais e eventos. Por serem práticos, econômicos e seguros são ideais para ambientes e locais em condições adversas, sujeitos a intempéries climáticas, lama, poeira, etc. Veja Figura 23. Figura 23 – Localização dos contêineres no canteiro da obra Fonte: Elaborada pelo autor. O contrato de locação era composto por seis contêineres do tipo marítimo. O contrato de locação pode ajudar a reduzir o investimento, permitindo o uso deste investimento para outras atividades lucrativas; 65 c) No imposto de renda, o aluguel pago pode ser abatido integralmente, enquanto no caso de uma compra, a amortização de bens só pode ser realizada ao longo dos anos; d) Ao alugar equipamentos, a empresa está também contratando a manutenção total dos mesmos, salvo danos causados por mau uso, e, por isso, não vai precisar estocar peças de reposição ou ainda contratar uma equipe técnica especializada; e) A locação permite que você tenha sempre equipamentos em boas condições de uso; f) Em razão da característica da instalação modular, há possibilidade de ampliação ou redução da estrutura, dependendo da necessidade; g) O equipamento locado pode ser transferido para outro local desde que este procedimento seja comunicado à locatária; h) Há uma maior eficiência no uso dos recursos e menos desperdício.

O processo de construção de módulos utiliza cerca de 41% a menos de água, economiza energia durante a instalação e também utiliza pouco material para a manutenção em comparação com a construção civil; i) Vantagens na redução de custos com economia nos impostos sobre imóveis e despesas com licenciamentos. Custos na locação dos contêineres O contrato de locação, que abrangeu o período de Junho/2015 a Janeiro/2016, tinha um valor mensal de R$3. Os contêineres tipo escritório com banheiro tinham um custo mensal de R$695,00 cada. Os contêineres padrão 20’ tinham um custo mensal de R$375,00 cada e o contêiner sanitário tinha um custo mensal de R$844,00. O uso de madeiras nesse tipo de construção está se limitando e tem ainda a questão de reduzir os resíduos na construção.

É uma solução prática, higiênica e que obedece ainda às normas. Apesar de existir a possibilidade de compra, o aluguel de contêineres é a melhor prática para as construtoras, segundo especialistas da área. A questão é que mesmo podendo reutilizá-los em obras diversas, por serem estruturas que ocupam bastante espaço, o armazenamento dos mesmos no período sem utilização se torna um problema. CONCLUSÃO A utilização de contêineres na construção civil é uma escolha que vem sendo propagada e bem aceita pela sociedade. A menor quantidade de resíduos na obra e a redução do uso de recursos naturais geram economia para o construtor, que não necessita, por exemplo, investir em grandes fundações. Outro benefício dos contêineres é a sua modularidade, o qual permite agrupá-lo e empilhá-lo formando a composição desejada pelos profissionais de arquitetura e engenharia, tornando-o também mais prático e econômico para a execução da obra.

Com base no estudo realizado, apurou-se que a reutilização de contêineres como matéria-prima arquitetônica e substituto da alvenaria para a edificação de unidades residenciais, ou até mesmo construção mista, é uma alternativa válida, com mais prós do que contras. Em crescente desenvolvimento, esta técnica resulta, socialmente, no incentivo ao comprometimento sustentável e na eminente responsabilidade ambiental presente no dia a dia da população pensadas em prol das futuras gerações. Ambientalmente, na reutilização de estruturas descartadas e consequentemente na diminuição de resíduos em obra. Acesso em: 25 maio. AECWEB. Regiões metropolitanas têm maior crescimento imobiliário. Disponível em: <https://www. aecweb. usp. br/nutau/CD/68. pdf>. Acesso em: 18 abr. ARCHTAY. Disponível em: <http://www. arquiteturasustentavel. org/as-vantagens-de-umacasa-container/>.

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motivos por que a construção container é mais barata. dez. Disponível em: <http://upcontainers. com. Acesso em: 18 abr.

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