GERENCIAMENTO DE RISCOS E GESTÃO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Lingua Portuguesa

Documento 1

COPOM – CENTRO DE OPERAÇOES DA POLICIA MILITAR 5 3. PROCESSOS 7 3. Analise Base de Dados e Informações (A) 7 3. Analise Eficiência Operacional (B) 8 3. Analise da Comunicação, Equipamentos e Suprimentos (C) 10 4. Processo (A) 13 6. Processo (B) 15 6. Processo (C) 16 7. COMUNICAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO 22 1. introdução Este trabalho tem como objetivo a apresentação de um Plano de Continuidade de Negócio – (PCN), do setor do Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo o (COPOM), trabalho este com a finalidade única e exclusivamente acadêmica. • Ameaças/Cenário: Ataques externos ao servidor, incêndio, catástrofes. • Vulnerabilidade: Fornecimento ao acesso ao banco de dados e informações vitais. BIA (Business Impact Analysis) Análise de Impacto do Negócio Processo (A) PROCESSO RTO IMPACTO FINANCEIRO OPERACIONAL A 4HS R$ 300 MIL • Proporciona a interrupção ou comprometimento da disponibilidade às bases de dados e às informações no nível dos processos nas comunicações operacionais; 24HS R$ 1.

MILHÕES • Interrupção de três ou mais organizações operacionais Batalhões, Unidades Escola e Unidades Saúde até Diretoria ou Comando Regional; 2 DIAS R$ 3 MILHOES • Reputação negativa perante ao Comando Regional; 3 DIAS R$ 8 MILHOES • Mídia Negativa Nacional. SEMANA R$ 30 MILHOES • Mídia Negativa Nacional e internacional; • Perca de Vidas; PROCESSO RPO DURANTE A CONTINGENCIA A 1HS • Viabilizar serviços de Dados de Contingencia Local; 3HS • Viabilizar no site de contingencia a 10 km o servidor de Dados; • Viabilizar transporte aéreo para o quarto de efetivo operacional, administrativo dos processos; 24hs • Restabelecer servidor de dados • Documentar 3. Processo (A) ◦ Perda de equipamentos de rede ◦ Perda do Sistema ◦ Perda de informações do banco de dados, imagem e voz ◦ Falhas na infraestrutura ◦ Falha no Cabeamento ◦ Falha de treinamento operacional ◦ Reputação e imagem ◦ Perca de vidas 4.

Processo (B) • Greves • Desmotivação • Ma conduta • Falta de treinamento adequado • Perda de efetivo • Falta de um plano de comunicação interno; • Dificuldade na identificação da pessoa responsável por passar as informações necessárias; • Atribuições e funções das seções não definidas e não formalizada; • Mudanças intempestivas da legislação; • Falta de Política de admissão de novos policiais militares, principalmente técnicos; • Evasão de policiais militares para outras carreiras; • Unificação das polícias; • Falta de um plano de cargos e salários estruturado e formalizado; • Processos contra o Estado; • Reputação e imagem; 4. Processo (C) • Perca de Equipamentos • Perda de links de internet • Perda de sinal de radio • Falhas de equipamentos de recebimento de imagens • Falhas de equipamentos de transmissão via GPS • Perda de dados • Carência de recursos orçamentários para capacitação na área de TI; • Penalidades • Processos contra o Estado • Reputação e imagem • Perca de vidas 5.

NIVEIS DE RISCO Nível de risco refere-se a uma combinação entre a probabilidade de ocorrência do risco e seu impacto sobre os objetivos da corporação. PROBABILIDADE IMPACTO PEQUENO MODERADA GRANDES CATASTROFES QUASE CERTA RISCO MEDIO RISCO ALTO RISCO EXTREMO RISCO EXTREMO PROVAVEL RISCO MEDIO RISCO ALTO RISCO EXTREMO RISCO EXTREMO POSSIVEL RISCO MEDIO RISCO MEDIO RISCO ALTO RISCO EXTREMO IMPROVAVEL RISCO BAIXO RISCO MEDIO RISCO MEDIO RISCO MEDIO 5. • Treinamento de brigada de incêndio semestral 6. PROCESSO (B) Risco Compartilhado • Aperfeiçoar a gestão e o controle de pessoal; • Fomentar estudos, iniciativas e projetos na área de segurança pública; • Desenvolver programas motivacionais para Policiais Militares e dependentes. • Desenvolver e implantar o plano de cargos e salários. • Desenvolver modelo de seleção, integração, manutenção, alocação, realocação e readaptação do policial militar; • Implementar programa de capacitação de Policiais Militares em Polícia Judiciária Militar; • Criar e implantar o novo Código de Disciplina e Ética da Corporação; • Desenvolver e implantar um sistema anual de pontuação para avaliação e promoção; • Elaborar estudo para definição do modelo adequado para contratação e alocação de pessoal técnico-especializado; • Elaborar plano de recrutamento e seleção de recursos humanos da PMESP; • Elaborar políticas e projetos com foco na melhoria da capacidade técnica e física dos policiais militares; • Elaborar políticas e projetos de saúde ocupacional e qualidade de vida no ambiente de trabalho; • Fortalecer a estrutura de controle de condutas criminais praticados por Policiais Militares do Estado de São Paulo; 6.

PROCESSO (C) Risco Aceitável • O gerenciamento dos processos e recursos de comunicação de dados, voz e imagem entre todos os segmentos da Corporação; • O gerenciamento do enlace com redes de comunicação de outros organismos governamentais e privados, de acordo com políticas corporativas preestabelecidas; • A garantia da continuidade do tráfego de dados e informações, de modo seguro, íntegro, confiável e disponível, por meio de recursos físicos e lógicos de rede corporativa; • A proposição para normatização e estabelecimento de políticas de utilização e gerência dos recursos de comunicações da PMESP; • A identificação e o dimensionamento de problemas e articulação de soluções, na área de comunicações de dados, voz, imagem e vídeo; • O planejamento e a prospecção de novas tecnologias que possam ser utilizadas para melhoria das comunicações Corporativas; • A elaboração dos Projetos Básicos e Termo de Referência conforme demanda.

Analisar risco de falha, impacto nos processos, definir contingência e atualizar PCCN. Coordenador de TI (em trabalho conjunto com os Coordenadores das áreas afetadas). A revisão anual ocorrerá em data definida pela Diretoria Executiva e será composta das seguintes etapas: ETAPA AÇÃO RESPONSAVEL Análise crítica do PCCN Leitura prévia e análise do conteúdo do PCCN. Coordenadores de Área (recomendável participação dos colaboradores). Validação da revisão Reunião da Diretoria Executiva com os Coordenadores, para apresentação de sugestões. • Assinaturas (coordenador do plano e superior imediato). O objetivo deste registro é disponibilizar o histórico de situações de contingência a quem interessar possa (exemplo: auditorias), além de constituir em ferramenta de avaliação da eficácia do PCCN, quando de sua revisão.

Conscientização (recomendado) O COPOM deve criar e manter conscientização da importância do PCCN, através de um programa de educação coordenado pela Imprensa Oficial da Policia Militar do Estado de São Paulo. Recomendação de tópicos do programa: • Abordagem do PCCN no informativo do COPOM; • Inclusão do PCCN nas apresentações institucionais; • Atualização do PCCN na Intranet; • Participação em fórum de debates (via Internet ou presencialmente, em simpósios) sobre plano de contingência e continuidade de negócios. Escalar para estes eventos o Coordenador de Administração e/ou Coordenador de TI, dependendo do programa; • Incentivar, através de campanhas, a discussão do PCCN entre as equipe de trabalho das diversas Coordenações; 8.

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