RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NO COTIDIANO DA SALA DE AULA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 4 2. Relação teórica e prática na aplicação de métodos de ensino 4 2. Relação Professor/Aluno 5 2. A formação do professor 7 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9 REFERÊNCIAS 10 1. A todo momento, discute-se sobre aplicações de métodos de ensino que sejam funcionais e eficazes, levando a uma maior qualidade do processo de aprendizagem. De acordo com Libâneo (1983), após se caracterizar a pedagogia tradicional, os docentes passam a ter acesso a novas técnicas de pedagogia, com teorias critico-reprodutivas. Porém, embora os professores tenham diante de si conceitos sobre um novo modo de ensinar, nem sempre a realidade de sua escola permite que os coloquem em prática. De acordo com Oliveira e Meneses (2018), o professor deve analisar também indicadores externos, ou seja, quais são as práticas e os recursos externos disponíveis que poderão contribuir para a otimização dos resultados da escola.

Assim, analisar o que pode ser disponibilizado pelo Poder Público, quais programas a escola podem ser inserida, e como outras instituições estão conseguindo obter melhores resultados. mencionam que: O tema currículo tem sido um dos mais discutidos nas últimas décadas, devido às várias reformas em educação e reelaborações curriculares, implantadas em diversos países. As reelaborações curriculares são imprescindíveis, pois ninguém conseguiria trabalhar em uma escola “parada” no tempo e no espaço, uma escola que não conseguisse articular-se com os problemas, os saberes e os avanços do mundo globalizado. Nota-se, porém, que as tendências predominantes da teoria se baseiam em um ensino critico tradicional, onde a educação formal propiciará o aluno a uma opressão e alienação.

Assim, o professor que se basear na educação formal, irá se manter sempre em posições fixas, invariáveis e rígidas, sendo sempre um transmissor de conhecimento, no entanto, sem que haja, na educação um processo de busca por parte do aluno (FREIRE, 1979). Relação Professor/Aluno A função do professor não é somente transmitir informações ou conhecimento, mas também é ajudar o aluno a conhecer a si mesmo, tomando ciência de suas ações. Quando o professor insere em sua aula a leitura de alguma história, este estrará trazendo para dentro de sua sala informações relevantes sobre cultura e costumes que poderão auxiliar seus alunos a se integrarem melhor a sociedade(BRUNO, 2014). Tal leitura deve ser dirigida e planejada com antecedência, para que possa surtir o efeito esperado.

O professor deve conhecer bem a limitação de cada aluno, usando-se assim, atividades que contemplem o seu desenvolvimento por meio do envolvimento com as informações que aliem a teoria e a prática (OLIVEIRA; MENESES, 2018). Assim, a educação para o homem passa a ter dois momentos. Num primeiro momento o conhecimento e o desvelamento da compreensão prática das disciplinas, permeadas de informações e conceitos e num segundo momento a prática das informações, que ajudarão ao aluno a ver como os conceitos podem ser aplicados em sua vida cotidiana, contribuindo para a suaformação ou mesmo transformação. A partir de tais delimitações, o professor buscará os campos de ação e de atributos que deseja inserir em seus alunos (BRUNO, 2014). Para Mello (2013 p.

estão envolvidos quatro fatores no ato de ensinar com prática e teoria: “o que é falado, o que é entendido, o que é transmitido e o que é captado. ” Assim, faz parte do planejamento de aula do professor criar atividades com conteúdo que crie vínculos positivos para os alunos e o professor e também para os alunos entre si. Relevante mencionar que toda concepção curricular implicará sempre em uma proposta pedagógica, ou seja, em uma proposta de como se deve ensinar e avaliar o que se aprendeu. Entendeu-se assim, relacionado a teoria e a prática em questões de métodos de ensino que a educação formal muitas vezes precisa se valer de abordagens informais, de acordo com o ambiente e recursos disponíveis. Quanto a relação professor/aluno, que foi o segundo objetivo, entendeu-se que a escola deve atuar em preparar o aluno de modo intelectual e moral, para que ele possa desempenhar o seu papel frente a sociedade.

Assim sendo, o professor tem a função de ajudar o aluno a conhecer a si mesmo, tomando ciência de suas ações. Isso só é possível por meio de aplicações práticas da teoria. Por fim, no que se refere a formação do professor, foi relevante compreender que as matérias ensinadas tem como objetivo preparar o aluno para a sua vida adulta, sabendo que este terá direitos e deveres.  Educação como Prática da Liberdade. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. A importância do ato de ler: Em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados, Cortez, 1989. C. MENESES, I. V. Revisão de Literatura: O conceito do gestor escolar. Cadernos de Pesquisa. Olhar de professor, Ponta Grossa, 5(1): 129-139, 2002.

69 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download