A importancia do proceeso ensino aprendizagem

Tipo de documento:Análise

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO O presente artigo se propõe a abordar como a interação social ocorrida no âmbito escolar é importante no processo ensino aprendizagem, partindo do princípio que o ser humano é um ser social e se desenvolve a partir daí. O fenômeno da socialização incluí; os processos de comunicação entre as pessoas, engloba valores sobre tudo morais e normas sociais que devem ser respeitados e obedecidos por todos. Acredita-se que a criança quando nasce possui um potencial psíquico, porém, ainda não desenvolveu sua personalidade e dessa forma, será influenciada pelo meio em que se encontra inserida (SIMON, 2015). Assim, pode ser citado Vygotsky que afirma que o desenvolvimento humano só é possível através da convivência em comunidade, possibilitada através dos espaços denominados como sociais.

Assim, Vygotsky (1984) afirma que: “as características humanas são resultados das relações homem e sociedade, pois quando o homem transforma o meio na busca de atender suas necessidades básicas, ele transforma-se a si mesmo”. A escola é um ambiente propício para que ocorra a interação social entre as crianças, pois, é através das relações sociais que as crianças experimentam emoções, desenvolvem a imaginação e o processo de memorização. Partindo desse princípio, destaca-se a importância da interação social no processo de ensino-aprendizagem, visto que as interações estabelecidas no ambiente escolar proporcionam que as crianças relacionem-se entre si, conversem, troquem informações e desenvolvam de forma conjunta com os professores, buscando a apropriação do conhecimento. Essa interação permite a construção do conhecimento que permite ao grupo manifestar-se de maneira que todos possam se integrar de forma espontânea (PASCHOALI, 2013).

OBJETIVO Descrever a importância da interação social no processo de ensino-aprendizagem. DESENVOLVIMENTO A convivência no meio social possibilita o desenvolvimento humano, partindo da ideia que o cidadão é influenciado pelo meio em que vive e pela interação estabelecida com outros indivíduos, proporcionando a descoberta de pontos de vista divergente proporcionando o seu crescimento como indivíduo. Portanto, o espaço escolar se apresenta como um espaço favorável, se constituindo como um ambiente que possibilita o encontro das diversidades culturais e das características singulares que varia de indivíduo para indivíduo, atuando de forma a transformar o processo ensino-aprendizagem em um momento de troca de experiências entre pessoas diferentes (SILVA, 2006). No ambiente escolar as interações sociais se constituem como uma ferramenta relevante na formação individual de cada criança.

É durante o seu período na instituição que a mesma desenvolve suas habilidades emocionais e sociais. É através dela que as crianças também absorvem valores, preceitos éticos e morais que estão estabelecidos na sociedade. É na escola que a criança na sua individualidade traz para o meio tudo aquilo que ela é ou aprendeu lá fora e partilha com seus colegas, de modo que a diferença apresentada a eles de varias formas num contexto; social, familiar, cultural, racial, intelectual, físico, cognitivo entre outros. CONSIDERAÇÕES FINAIS Este trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisas bibliográficas e obteve êxito na compreensão da influência das interações sociais no processo de ensino-aprendizagem, com a finalidade alcançada de propô-la como ferramenta pedagógica, identificando-a como uma forma de auxiliar na aquisição de conhecimentos não apenas referente as disciplinas como também sobre cultura, valores e como viver em sociedade.

Através da elaboração desse artigo foi possível perceber a associação das interações sociais com o processo de ensino-aprendizagem, percebeu-se que esse assunto já foi bastante discutido por autores como Piaget e Vygotsky que estabeleceram a importância das interações sociais no aprendizado e desenvolvimento da criança. Estudos mostram os benefícios dessas interações, já que permitem que as crianças possam estabelecer seus pontos de vista e pensamento crítico através do compartilhamento de experiências com outros colegas. Além de, melhorar a auto-estima e auxiliar no desempenho na aprendizagem das disciplinas tornando o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, efetivo e inclusivo. REFERÊNCIAS ALMEIDA, M. A interação social em Paulo Freire e Vygotsky como referencial teórico na reflexão sobre as interações discursivas na aprendizagem de Física.

XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – XI ENPEC Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC – 3 a 6 de julho de 2017. HENRIQUE, M. C. MAIA, A. C. OLIVEIRA, D. E. M. B. BIANCHI, V. FRISON, M. D. Interação no espaço escolar: contribuições para a construção do conhecimento escolar. Disponível em: <http://san. Processo de construção do conhecimento e desenvolvimento mental do indivíduo, 2002. Disponível em: <http://portal. mec. gov. br/setec/arquivos/pdf3/tcc_desenvolvimento. et al. A escola como ambiente de socialização e aprendizagem: um relato de experiência vivenciado por uma aluna de psicologia. II Congresso Nacional de Educação, 2012. PASCHOALI, D. R. A importância da interação social nos grupos de estudos cooperativos. Disponível em: <http://www.

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