Análise do Filme Histórias Cruzadas

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

Logo nos primeiros minutos do filme já se percebe uma série de exclusões: a ‘brega’ que não se encaixa nos padrões das Filhas da América; a mocinha acusada de ‘não ter pensamentos naturais’; a senhora caduca que tira a harmonia das normas e etiquetas da sociedade; o mundo de homens e mulheres que nunca se misturam, sempre se excluindo, por mais que as mulheres estejam ganhando espaço; e o mais violento, a exclusão das babás negras que podem transitar pela casa dos brancos, fazer comida para os brancos, criar os filhos brancos, mas não podem usar o mesmo banheiro que os brancos. A noção de exclusão apresentado no filme é ampla e complexa e bem contextualizado no espaço e tempo, não podendo, portanto, ser possível delimitar apenas um tipo de exclusão.

Tomando como ponto de partida, mas com algumas ressalvas, a definição apresentada por Wanderley (2001) é a que melhor define a exclusão, como sendo uma rejeição/negação do outro em relação aos mercados materiais, simbólicos e valorativos em que “os excluídos não são simplesmente rejeitados física, geográfica ou materialmente, não apenas do mercado e de suas obras, mas de todas as riquezas espirituais, seus valores não são reconhecidos, ou seja, há também uma exclusão cultural” (Wanderley, 2001). Nesta categoria estão as babás negras, as quase todas as mulheres de família que são excluídas no mundo dos homens. Por outro lado, essa definição não alcança aqueles que mesmo fazendo parte do mesmo mundo simbólico-cultural são excluídos, como é o caso das personagens Célia Foot (Jessica Chastain) e Nissus Walters (Sissy Spacek), que são excluídas do mundo das Filhas da América, a primeira por ser ‘brega’ e a segunda, por ser ‘louca’.

Entre esses conceitos o mais visível no filme Histórias Cruzadas é a apartação social, que é o processo que denomina “o outro como um ser ‘à parte’” (Wanderley, 2001), ou seja, um ser expulso do gênero humano. Ao excluído não lhe resta nem a condição e dignidade humana, pois é reduzido ao nada. Um exemplo disso no filme é quando Célia Foot é chamada de “lixo branco”. Também é bem presente nas falas das mulheres brancas quando estão discutindo a construção de banheiros separados para as babás negras, pois são seres desconhecidas e podem conter doenças contagiosas. A apartação social, talvez seja a pior forma de exclusão, porque cria uma sub-humanidade, que se baseia em “insuficiências e privações que se desdobram para fora do econômico [.

Lewin: A Obra e o Homem. In: Dinâmica e Gênese dos Grupos. ª Edição. Ed. Livraria Duas Cidades, São Paulo.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download