Tendências Pedagógicas análises sobre casos de professores

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

INTRODUÇÃO 4 2. DESENVOLVIMENTO 5 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11 1. INTRODUÇÃO Muito se discutem a importância de boas metodologias para serem utilizadas em sala de aula. Nesse ensejo, responder ás questões fundamentadas em grandes autores. I 2. DESENVOLVIMENTO As tendências pedagógicas foram influenciadas pelo movimento cultural e político. Vários autores apresentam reflexões sobre as tendências pedagógicas como: Moacir, Libâneo, Saviani e Mizukani. As tendências pedagógicas se dividem em duas linhas diferentes, sendo elas: Tendências Progressistas e Tendências liberais. Compreende-se que os alunos aprendem em tempo diferente, o aluno passa a ser o centro do processo. A pedagogia tecnicista segundo o autor “subordina a educação à sociedade, tendo como função a preparação de "recursos humanos" (mão-de-obra para indústria)” (LIBÂNEO, p.

em outras palavras, veem a escola perto da indústria, qualificar os alunos para o mercado de trabalho. As tendências pedagógicas progressistas partem de análise de Karl Marx que possibilitou o desenvolvimento da sociedade, implicam nas sociopolíticas da educação. Ramifica em três correntes. É relevante que docente façam os estudos dessas tendências, servindo como suporte para a escolha de sua prática pedagógica. Analisar cada uma das tendências pedagógicas e observar qual será a melhor para o aprendizado de seus alunos. Cada uma das professoras apresenta uma didática diferente. A Lourdes utiliza da pedagogia tradicional em suas aulas, sendo uma professora mais rígida, seus alunos são organizados em fileiras, não podem ter conversas sem a autorização.

A memorização dos conteúdos é um sinal de aprendizagem, e aplicação de prova a cada fim de bimestre. É nítido quando ela se mostra receptiva aos estagiários, permitindo que eles façam parte de suas atividades. Trabalha com os alunos de diferentes formas, individual, dupla, trio e grupo. Sempre faz uma análise dos conhecimentos prévios dos alunos, e elabora projetos com os estagiários. Diante disso, os métodos utilizados pela professora Melissa pode proporcionar aos alunos, melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem, comportamentos e ações a sociedade. A didática é um instrumento importante para a construção do processo de aprendizagem, tendo como foco a prática do ensino com estratégias que permitem a compreensão do que foi explicado em sala de aula.

Exercendo a função de docente aplicaria uma tendência pedagógica como a professora Melissa, sempre tendo em mente, que poderia ser uma professora facilitadora da aprendizagem dos alunos. Modificar o processo de ensino-aprendizagem, tornando a participação dos alunos cada vez mais ativa. Conforme já destacava: (. a preparação dos professores constitui questão primordial de todas as reformas pedagógicas em perspectiva, pois, enquanto não for à mesma resolvida de forma satisfatória, será totalmente inútil organizar belos programas ou construir belas teorias a respeito do que deveria ser realizado. Ora esse assunto apresenta dois aspectos. Fizemos uma breve explanação sobre o que é a aprendizagem, e as concepções de avaliações de acordo com os métodos utilizados pelas professoras, permitindo analisar criticamente cada um dos modelos de pedagogia utilizadas por ambas.

O presente trabalho possibilitou que pudéssemos ter conhecimento e aprofundamento das tendências pedagógicas, dessa forma, quando exercemos a futura profissão de docente, pode saber escolher as didáticas que mais convém para que os alunos aprendam. Em relação aos professores o autor diz que, “provavelmente a maioria, baseia sua prática em prescrições pedagógicas que viraram sensos comum, incorporadas quando de sua passagem pela escola ou transmitidas pelos colegas mais velhos; entretanto, essa prática contém pressupostos teóricos implícitos” (LIBÂNEO, p. Nos estágios muitas das vezes observamos um professor, gostamos da metodologia utilizada e vão se repassando, sendo que existem outras metodologias que possam ser utilizadas e ter bons resultados. De certa forma, o trabalho permitiu muito conhecimento, e contribuirá de maneira significativa para o nosso desenvolvimento.

abr. FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. ed. São Paulo: Cortez, 1999. LIBÂNEO, José Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. Revista da Associação Nacional de Educação – ANDE, 3:11-19. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Est. Aval. Educ. São Paulo, v. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999, p. PIAGET, Jean. Para Onde Vai a Educação? Rio de Janeiro: Cortez, 1984; QUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes. MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro: Fundamentos sócio-filosóficos da educação: As Tendências Pedagógicas e Seus Pressupostos. – Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. S).

80 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download