AS INFLUÊNCIAS DO MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 5 2. Estudo sobre o Movimento da Matemática Moderna 5 2. Elaboração de proposta para o ensino de Geometria Plana 6 2. Exercícios propostos. CONCLUSÃO 10 4. DESENVOLVIMENTO 2. Estudo sobre o Movimento da Matemática Moderna As principais características do movimento da matemática moderna começaram a acontecer antes da 1º guerra mundial, onde desde aquela época os professores começaram a defenderem ideias de modernização. Após a 1º guerra foram retomadas as discussões para que estes conseguissem trazem uma modernidade para o ensino de matemática, pois notavam que ocorria uma mudança no campo da economia e com isso acreditavam que a matemática deveria alcançar também essa mudança. Esse movimento também apresentava como uma inovação a unificação das matérias de álgebra, geometria e aritmética, chamando assim as três matérias de matemática.

Ainda queriam que fossem construídos referenciais de educação matemática, onde o mesmo iria ficar mais próximo da modernização da matemática. São apenas noções que auxiliam no entendimento de conceitos mais completos. Sendo eles ponto, reta e plano. Turma: 6º ano do Ensino Fundamental II. Tempo previsto: quatro aulas Objetivos: Representar e nomear ponto reta e plano; identificar as posições das retas em vertical, horizontal e inclinada e identificar a reta como um conjunto infinito de pontos. Metodologia: Resolução de Problemas onde os mesmos serão propostos pelo professor para que os alunos resolvam em duplas na sala de aula, com a intervenção do mesmo; Investigações Matemáticas onde os alunos iram observar pela escola lugares onde se é possível enxergar um ponto, uma reta e até mesmo um plano e após isso os mesmos realizaram desenhos dos locais escolhidos por eles.

c) O encontro de duas paredes. d) Uma corda de violão bem esticada. e) Um grão de areia. f) Um campo de futebol. Observe as retas a, b, c, r, s e t. CONCLUSÃO Ao concluir as etapas propostas neste desafio, percebeu-se que se conseguiu desenvolver algumas competências e habilidades como o fato de poder possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo e com isso promover a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe. Fornecendo assim uma sólida formação humanística e uma visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios sociais, político, cultural e econômico. A proposta ainda conseguiu promover uma formação teórico-prática possibilitando que se consiga uma vivência próxima ao que ocorre na escola e ainda assim conseguiu-se fazer com que se tenha uma consciência a certa do ensino da matemática Permitindo que os indivíduos consigam ampliar sua visão da forma como se ensina a matemática e como a mesma já passou por tantos momentos e movimentos.

Obtendo uma maior consciência da mesma. E também se conseguiu refletir sobre a avaliação e a aplicabilidade que deve ocorrer em sala de aula de atividades, metodologias e até mesmo o processo de avalição dos alunos. D. Battisti, I. S. Caracterização do ensino da Matemática na década de 60: algumas reflexões, disponível em: https://publicacoeseventos. unijui. br/arquivo/pdf2009/3038_1678. pdf (acesso em: 10 abr. Miranda, É. Gabarito – exercícios de apoio, disponível em: http://www. cp2.

760 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download