A IMPORTÂNCIA DE UMA NOVA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gastronomia

Documento 1

ALUNO X PROFESSOR. PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO É inegável que estamos vivenciando um período de grandes e profundas mudanças, no qual a diversidade tecnológica vem sendo uma presença constante no cotidiano tanta na vida dos alunos, como na dos professores. Este trabalho apresenta como objetivo geral desenvolver novas formas de ministrarem-se aulas a fim de viabilizar uma melhor compreensão do ensino de matemática e como objetivos gerais investigar a importância de uma nova metodologia de ensino, identificar o perfil do aluno e professor enquanto sujeitos do processo de ensino aprendizagem e averiguar a importância do papel do professor como mediador no ensino de matemática junto ao processo de ensino aprendizagem. UMA NOVA PROPOSTA PARA ENSINAR O modelo de ensino tradicional tinha o professor como o detentor do conhecimento e seu papel era o de um simples transmissor de conteúdos e o aluno permanecia estático enquanto lhe eram jogadas inúmeras informações que, muitas vezes, pareciam alheias e desvinculadas de sua vida.

O aluno considerado inteligente só tinha que escutar, memorizar e reproduzir tudo aquilo que lhe era despejado e, posteriormente, cobrado em avaliações que mediam o grau de aprendizagem. Atualmente, esta metodologia encontra-se totalmente obsoleta, já que ela desconsidera a bagagem de conhecimento e de vivência que cada um dos alunos traz consigo, comprometendo, desta forma, o seu potencial e desenvolvimento. Assim sendo, Paiva et al. Durante muito tempo, estas informações chegavam até o estudante através da voz do professor. Entretanto, verifica-se que, atualmente, os alunos têm acesso a uma infinidade de informações que se encontram disponíveis na internet. Por esta razão, tanto a escola como os professores não podem ficar de fora deste processo e devem estar atentos e disponíveis para uma nova forma de ensinar.

Assim, cabe aos professores abrirem suas mentes para refletirem, criticamente, e repensarem o seu novo papel no processo de ensino aprendizagem. Neste sentido, muitas escolas e educadores já estão repensando seus papeis como educadores. PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO DE MATEMÁTICA Atualmente, percebe-se que as evoluções socioculturais e tecnológicas têm ocasionado constantes mudanças na sociedade e no pensamento humano. Deste modo, tem que haver uma inovação afim de que haja uma melhor qualidade e eficácia no ensino. Em se tratando do ensino de matemática, percebe-se uma grande dificuldade encontrada pelos alunos e que têm sido foco de inúmeras discussões nos últimos anos. Há uma necessidade urgente em se encontrar mecanismos que possam vir a facilitar está aprendizagem. Apesar de o método tradicional ser muito mais cômodo para o professor, verificam-se, através de experiências realizadas em instituições escolares, tais como a Escola da Ponte, em Portugal, que apresenta uma proposta totalmente diferenciada do ensino tradicional.

Segundo a autora, cabe ao professor repensar novas propostas pedagógicas para ensinar matemática que desafie o aluno a encontrar soluções por si mesmo, tornando, assim, o ensino desta ciência muito mais agradável e satisfatório, criando novas atividades com uma orientação adequada, objetivando uma educação eficiente e de qualidade para o sucesso do ensino aprendizagem. CONSIDERAÇÕES FINAIS É inegável que o mundo moderno exige mudanças radicais no quesito aprendizagem, pois a prática pedagógica antiquada que coloca o professor e o livro didático como sendo os únicos detentores do conhecimento já está ultrapassada e, sendo assim, é imprescindível que estes educadores busquem a adoção de novas práticas docentes que possibilitem uma melhoria no ensino e que sejam voltadas para um ensino para a atualidade.

Neste contexto, urge a necessidade de uma prática mais moderna e que seja mais atraente aos olhos dos estudantes, compatibilizando os anseios da sociedade, dos alunos, professores e do mundo globalizado. Deste modo, percebe-se que novas estratégias de ação didática podem ser utilizadas como aporte para a melhoria da qualidade no processo de ensino aprendizagem, não somente na área matemática como nas demais disciplinas. REFERÊNCIAS CARVALHO, K. Cultura e Ensino de Língua Inglesa: aprendendo na prática. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI, 2007, Belo Horizonte. I Congresso Internacional da ABRAPUI - ANAIS. Belo Horizonte, 2007. v. MOURA FILHO, J. H. Metodologias ativas: o uso de vídeo aula como ferramenta didática no ensino de matemática com alunos de escolas públicas. F.

Dissertação (Mestrado em Matemática) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. SANARE, Sobral, v. n. p. jun. dez. F. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Americana, 2016.

850 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download