A importância das TICS na comunicação dos Surdos

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharia mecatrônica

Documento 1

Dentre tais, a saúde se destaca, uma vez que gera interferência direta na vida do indivíduo, possuindo uma gama de ferramentas para contribuir com a qualidade de vida das pessoas. A aplicação das ferramentas digitais chamadas de TICs de forma a proporcionar um ambiente cada vez mais adequado ao desenvolvimento da pessoa surda, contribui sendo um aliado no processo de comunicação da pessoa surda, uma vez que contribuem com o desenvolvimento social, educacional e profissional. Com este proposito já existem diversos sites, plataformas e redes sociais virtuais, voltadas ao público surdo ou ouvinte e usuário de libras, que geram, publicam e compartilham conteúdos voltados aos surdos, como assuntos da atualidade, conteúdo acadêmico variado, interação profissional, além de serem fundamentais na inserção do surdo em meio digital e contribuir em sua comunicação, interagindo com pessoas variadas, com interesses semelhantes, que podem ou não ser surda.

Palavras-chave: TICs, surdos, comunicação. Abstract Human development is derecly accompanied by the development of tools to assist in the various segments of life. Neste contexto, a aplicação e uso das TICs pela população que apresenta um comprometimento total ou parcial da audição é fundamental, de forma a contribuir com sua comunicação e desenvolvimento (BARBOSA e ELIAS, 2011). Desta forma este trabalho, apresenta um levantamento de dados bibliográficos que apontam os efeitos da aplicação das TICs em prol da comunicação da pessoa surda. Abordando pontos variados de discursão, as ferramentas mais usadas pela pessoa de comprometimento auditivo total ou parcial, bem como, a visão do surdo sobre sua própria comunicação e meios atuais pela qual acontece. Levando em consideração que as TICs se apresentam de formas variadas, com interfaces elaboradas para cumprir seu objetivo, seja unir pessoas e compartilhar experiências ou ainda atuar como um sistema de gestão e comunicação entre as pessoas e organizações.

Mas, quando usadas com o objetivo de atender ao público com grau de surdez total ou parcial, apresentam características mais específicas para o fazer com eficiência (FLOR et al, 2014). Outra ferramenta que compõe o leque das TICs para a pessoa surda são as redes sociais, que permitem se comunicarem com pessoas variadas que compartilhem interesses em comum, e para a pessoa surda em especifico, temos também a rede social virtual SurdosOL, que é um ambiente virtual voltado ao portador de comprometimento auditivo e ao ouvintes usuários de libras, usa recursos visuais, libras, curiosidades e notícias de forma a conectar o surdo em meio ao ambiente virtual com a atualidade e ao mundo em seu redor (BARBOSA e ELIAS, 2011). Além de disponibilizar conteúdo a pessoa surda, ainda apresenta outras páginas de conteúdo semelhantes, chamada de Olhos Claros é um dos sites que publica assuntos voltados a pessoa surda.

Além destas plataformas, ainda contamos com várias outras, como a LibrasOL, que disponibiliza conteúdo variado, também é uma rede social virtual, traz assuntos variados sobre a pessoa surda e a sociedade, bem como fatos que envolvam pessoas surdas, mas diferente do SurdosOL, o LibrasOL também aborda o mercado de trabalho de forma que os usuários que possuam contas podem buscar profissionais com base nos perfis ou ainda se propor como profissional (LIBRASOL, 2020). A aplicação das TICs apresentadas e das demais disponíveis em meio digital não se limita a apenas a atualizar e informar a pessoa surda, mas, podem ser usadas para a apropriação da linguagem materna pela pessoa surda, pois apresenta os elementos de forma interativa, didática e progressiva, de maneira que é possível selecionar e apresentar os conteúdos de acordo com o nível de conhecimento na língua materna, desde pessoas que não possuem experiência e se iniciam nos estudos a pessoas fluentes que necessitam praticar para cada vez mais se desenvolver na linguagem (DE BORBA CAMPOS e SILVEIRA, 2007).

Pois como a linguagem nativa dos surdos é a linguagem dos sinais, o aprendizado da língua materna é um desafio que pode ser facilitado com o uso das TICs, para fixar os conteúdos, mas apesar de possuirmos ferramentas que auxiliam o aprendizado, ainda nota-se uma deficiência no processo de ensino aos surdos, uma vez que são inseridos em uma educação oral e não por sinais, fato que compromete o aprendizado e desenvolvimento acadêmico geral, pois enfrenta um obstáculo no acesso a literatura e em decorrência a esta barreira, gera comprometimento na produção textual, como apresenta Márcia e Milene (2007) em sua obra. TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS COMUNIDADES SURDAS: MODOS DE INCLUSÃO NA SOCIEDADE. Revista Educação, Cultura e Sociedade, v. n. p. DE BORBA CAMPOS, Márcia; SILVEIRA, Milene Selbach.

LEITE, Werlayne Stuart Soares; RIBEIRO, Carlos Augusto do Nascimento. A inclusão das TICs na educação brasileira: problemas e desafios. LIBRASOL. LibrasOL. Disponível em: <https://www. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, v. p. PEREIRA, M. VIEIRA, M. Indagatio Didactica, v. n. p. RODRIGUES, David. AS tecnolotiAS de informAção e comunicAção em tempo de educAção incluSivA.

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