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PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR:
Concepção de infância ao longo do tempo.
*necessário adequar trabalho as normas ABNT.
Ao longo da historia a forma de compreender e o olhar dado as crianças e a infância evoluiu bastante. Por causa dessas novas visões foi dado um olhar mais humanizado para os pequenos seres humanos, com uma valorização de seus pensamentos, respeito por seus direitos e necessidades. Ressaltando que independente do período histórico, lugar que vive ou tratamento recebido, criança sempre será criança, fase em que deve brincar, explorar, conhecer, questionar e absorver o conhecimento, sendo tanto os pais quanto os educadores peças importantes nessa transmissão, para que o ambiente social que ela convive seja estimulante ao desenvolvimento cognitivo.
A concepção de infância que se tem hoje se defere muito da que foi construída historicamente. Algumas ações que hoje parecem insensatas, como o tratamento indiferente à criança pequena, falta do cuidado e zelo que se tem hoje pelos pequenos, há alguns séculos atrás era considerado como algo normal. No Egito antigo, a partir dos cinco anos as crianças já começavam a ser treinadas para o trabalho, exercendo diferentes funções, dependendo do que se esperava dela, indo das mais simples até as mais complexas com a passagem dos anos.
A Origem do Estatuto da Criança e do Adolescente Disponível em:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/a-origem-do-estatu to-da- crianca-e-do-adolescente/43773
Acesso em: 30/10/2018
BRASIL. Lei das Diretrizes e Bases da Educação. Brasília, 2005. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 2013.
BNCC na Educação Infantil: como garantir os direitos de aprendizagem. Disponível em:
https://novaescola.org.br/conteudo/12147/bncc-na-educacao-infantil-como-garantir
-os-direitos-de-aprendizagem
Acesso em: 31/10/2018
BNCC: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Disponível em:
NIEHUES, M. R.; COSTA, M. de O. Concepções de infância ao longo da história. Rev. Técnico Científica (IFSC), v. 3, n. 1 (2012). p. 284-289.
Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/rtc/article/download/420/342. Acesso em: 28 de out. 2018.
LUSTIG, A. L.; CARLOS, R. B.; MENDES, R. P.; OLIVEIRA, M. I. de. Criança e
infância: contexto histórico social. In: ANAIS... IV Seminário de Grupos de Pesquisa Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e
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POSTMAN, Neil. O desaparecimento da Infância. Rio de Janeiro: Graphia, 2011.Ocultar
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