TRABALHO DO CORPO E MOVIMENTO NA ESCOLA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Gestão ambiental

Documento 1

DESENVOLVIMENTO. CONSIDERAÇÕES FINAIS. REFERÊNCIAS. INTRODUÇÃO O presente aborda sobre o corpo e movimento das áreas do conhecimento na Educação básica, possibilitando uma reflexão da sua importância, bem como sobre atuação do professor mediador nesse processo. A partir do conhecimento sobre o temático corpo e movimento a sala de aula deixa de ser um espaço fechado, restrito apenas à difusão de conteúdos, mas um espaço aberto para a comunicação à troca de idéias entre os sujeitos envolvidos no projeto pedagógico. Ao se movimentarem, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades de aprendizagem evidenciando assim tamanha importantes características da criança em desenvolvimento. Na educação infantil o movimento é muito usado como ferramenta pedagógica.

Mas na educação básica o conceito de que se os alunos não estiveram sentados um atrás do outro, olhares fixos no caderno; e se haver convesa, a professora pede silêncio, não há disciplina na sala de aula. Para isso torna-se natural, em especial no Ensino Fundamental, a permanência dos alunos quietos, sentados, durante horas em salas de aula, recebendo o que Freire (1974) denominou educação bancária. Tal conceito de corpo imóvel, na sala de aula, vai de encontro a ser adolescente e da criança. ” (WEIL e TOMPAKOW, 2003, p. A partir desse estudo, apresenta-se a seguir uma proposta de aula, na qual integra-se conteúdo de arte e Educação Física com o contexto escolar, interagindo os conhecimentos de outras disciplinas através de um trabalho interdisciplinar que contemplem corpo e movimento.

PLANO DE AULA Nome da Escola: Jardim da Criação Professores: Carol e Fernando Série: 3º ano Período: Matutino Número de alunos: 25 alunos Data: 24/10/2019 TEMA: Corpo e movimento. Arte Para Todos – Dança linguagem do corpo. OBJETIVOS GERAL: Experimentar a dança como manifestação cultural de um povo e/ou região. Organizar os alunos em várias fileiras. Ao som da música, seguindo o ritmo, os primeiros das filas realizam movimentos que devem ser imitados pelos colegas. Quando é trocado a música ou o ritmo, o segundo aluno passa a conduzir os movimentos e o primeiro vai para o final da fila. º momento: Os professores deverão fazer um levantamento prévio sobre os tipos de danças que as crianças conhecem. Explorar este momento indagando e possibilitando a fala de todos.

A DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a manifestação cultural de um povo Disponível em: http://portaldoprofessor. mec. gov. br/fichaTecnicaAula. html?aula=7865 Acesso em 01/11/2019 ROCH, A Ricardo Lucas. Portanto, é preciso conhecer o significado da interdisciplinaridade junto ao conteúdo trabalhado corpo e movimento, para que a sala deixe de ser um espaço restrito apenas à difusão de conteúdos de forma isolada, passando a ser um espaço aberto para a comunicação à troca e idéias entre todas as áreas do conhecimento e os sujeitos envolvidos neste processo. REFERÊNCIAS BRASIL, BNCC - Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, 2019. Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. n. p. set/dez, 2010. Disponível em: http://www. scielo. São Paulo, v. n. p. jan/abr,2019.

Disponível em: http://publicacoes. de. Interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas de professoras do Ensino Fundamental. Revista de Educação, Ciência e Cultura. Canoas, v. n. Petrópolis: Vozes, 2003.

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