Influência da moda no ramo da ótica

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

Neste sentido, este estudo busca estudar a moda e sua aplicação no ramo da ótica. Analisou-se as tendências do mercado, em uma evolução ao longo dos anos nos produtos de ótica. Palavras-chave: Moda, ramo ótico, venda de produtos ABSTRACT The molt constantly evolves, releasing new trends every year in garments, accessories, behaviors, among others. In the field of optics are no different, the glasses no longer have the only role of sun protection and correction for vision, becoming fashion accessories, with different frames, lenses in different colors and effects, in addition to launching new products, such as the 2017 trend with the cord-saver. The launch of these new trends warms the market that stops consuming only when there is wear and consuming often as a way to join the new fashion.

Fase 4: Maturidade de um produto de moda 18 1. Fase 5: Declínio de um produto de moda 19 1. A venda dos produtos de moda 19 1. A moda no Brasil 21 1. Tendência de moda 23 2- A MODA NO RAMO DA ÓTICA 28 2. Atraem turistas, agregam valor a outros produtos e se, com eles são combinadas.   Mesmo havendo uma recessão causada pela crise econômica, observa-se que o faturamentos dos produtos relativos à moda segue em ascensão,como é o caso dos produtos de óticas. Ano a ano são lançadas novas tendências que influenciam na forma de consumo e levam as pessoas a quererem novas peças, com novas cores, formatos, materiais e estilos. Este estudo tem como objetivo analisar as tendências de moda e sua influencia no mercado do ramo ótico. Para isso foi será feita uma analise da moda, com um breve apanhado de sua evolução, do termo tendência e da correlação entre a moda e os produtos óticos.

SANT’ANNA, 2007, p. Para o surgimento da moda, foi fundamental o rompimento da lógica social medieval, mediante algumas mudanças, como: a) o esquecimento do passado dando espaço ao novo e ao moderno; b) a crença de que o homem pode tudo e detém o poder e a autonomia para fazer e escolher seu próprio caminho destaque para a racionalidade do homem; c) mudar agora é regra; d) ter o presente como a fase mais importante da vida; o prazer de se viver o hoje; e) a aceitação da variabilidade estética, gostos autonomizados; f) estética como algo consagrado, como forma de se diferenciar dos demais (SANT’ANNA, 2007). A sociedade moderna passa a ser a sociedade da moda, com um processo de individualização marcado pelo prazer e pelo gosto de viver o presente.

Portanto, mais que uma nuança da sociedade global, a moda é entendida como a própria dinâmica de construção da sociabilidade moderna e, como tal, a aparência pode ser entendida como a própria essência desse universo. Na dinâmica da moda, o sujeito moderno adquiriu a legitimidade de viver na aparência, de abandonar a religião, os ideais revolucionários e políticos, de buscar mais o prazer de viver do que sua compreensão. Pode não haver um consenso sobre a validade científica do conceito, mas uma coisa é inegável: que as diversas manifestações da moda e o grau de desenvolvimento tecnológico de uma época são fatores decisivos para o desenho dos traços e dos contornos que definem o ‘espírito’ de um tempo (CALDAS, 2004, p.

Segundo Sant’Anna (2007), moda pode ser definida como algo que indica os gostos que mudam de tempos em tempos, voltados a atender as vontades e necessidades de um determinado grupo social. Sendo um complexo sistema que constitui a própria sociedade em que ela funciona. Este sistema vai desde proposição de tendências para a dinamização econômica da produção do vestuário, publicidade, formas de comportamento e também pelas relações sociais. A moda pode ser identificada como um fenômeno sociológico e cultural, que traz consigo história, sociedade, economia, cultura, política, estética, indo além das passarelas, vitrines e do consumismo (EMBACHER, 1999). Produto de moda Pode-se definir produto de moda como aquilo que acompanhas as tendências econômicas, de estilo de vida das pessoas, comportamentos e desejos.

Com a globalização, o que acontece em determinado lugar estimula tendência em diversos outros lugares. Os produtos de moda tem como principio objetivo a vendagem, por isso, devem exercer um grande fascínio na busca por atrair o maior número de consumidor a sua compra. É preciso que o consumidor no momento da compra, sinta-se satisfeito e com suas necessidades atendidas. Observa-se que na compra de produtos não há apenas a busca por atender necessidades básicas, mas também em satisfazer seus desejos, sejam eles explícitos (conscientes) ou ocultos (inconscientes). Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, pois há gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Declínio: momento em que o produto passa a perder participação no mercado, havendo queda nas vendas e nos lucros (ARAUJO, 2014).

O desenvolvimento de um produto tem inicio quando a empresa começa o estudo de viabilidade e produtividade. A empresa pode desenvolver seus novos produtos com base na tecnologia que possui, o que é chamado de estratégia product-out. Há também, a estratégia market-in, em que a empresa fabrica aquilo que o mercado quer, podendo até mesmo, criar necessidades de consumo para os seus produtos, fabricando então o que pode vender (ARAUJO, 2014). Para driblar a concorrência a empresa precisa investir em uma diferenciação do produto, implicando em: • Aumentar o investimento em propaganda e na promoção de vendas, pois isso desestimulará a entrada de novos concorrentes; • Tendência da queda de preço em função da economia de escala de produção, o que dará um fator de diferenciação, dessa forma conclui-se: preço mais baixo dificulta a ação da concorrência (COBRA, 2007).

A empresa precisa adotar medidas para se manter no mercado como promoção de vendas e baixar o preço, para que assim empresas mais “fracas” saiam do mercado, diminuindo a concorrência. Fase 3: Desenvolvimento de um produto de moda Na fase de desenvolvimento a demanda ainda esta aquecida o que gera a lucratividade da empresa. Nesta fase a empresa precisa explorar ao máximo, vendendo em grandes quantidades, pois o crescimento atrai competidores (COBRA, 2007). Fase 4: Maturidade de um produto de moda Nesta fase há estabilização da venda do produto, não encantando novos consumidores. Enfim, um produto de moda deve ser colocado para o consumo como um objeto de desejo. A venda deve ser um ato de fazer pessoas felizes, compradores e vendedores. E convenhamos, essa missão não é fácil, tampouco simples, e requer vendedores competentes.

COBRA, 2007, p. Os profissionais de venda precisam ser competentes, vendendo o desempenho do produto e a imagem da marca, com o foco na satisfação dos clientes, buscando aumentar a lealdade dos clientes e incrementar a lucratividade. A moda no Brasil Na década de 60 surgiram no Brasil, diversos movimentos como tropicalismo, o movimento hippie e o ufanismo estimulado pela resistência à ditadura e fortificado pelo orgulho do futebol brasileiro, começando, assim, a criar uma moda nacional. Pois, até então a moda brasileira, basicamente, era composta pela cópia dos modelos europeus e só era acessível às classes sociais mais abastadas (LIMA; TORRES, 2003). Nos anos 90, surgiram os eventos de moda, que tornaram-se a vitrine da moda brasileira. As semanas de moda são responsáveis por divulgar o trabalho de novos estilistas, movimentar a indústria e criar novas tendências, despertando atenção da mídia (LIMA; TORRES, 2003).

Dentre os eventos de moda que acontecem no Brasil, podem ser destacados: São Paulo Fashion Week (SPFW); Semana de Moda; Capital Fashion Week e Minas Trend, entre outros. DE, s. d1. Na moda o termo tendência é usado no sentido de se “tratar de uma espécie de mecanismo social que regula as escolhas das pessoas. Uma tendência é um estilo ou um costume que marca uma época determinada ou um sítio” (CONCEITO. DE, s. desfilei. com/2017/05/como-surgem-as-tendencias-de-moda. html> Acesso em 15 out. Para se criar uma tendência são feitas pesquisas comportamentais, levando em consideração alguns movimentos, como o movimento de Trickle Down. O movimento de Trickle Down é um movimento que acontece de cima pra baixo. d. Não surgem de forma aleatória, podem aparecer dos anônimos ou do público, das opiniões da maioria ou de maneira massificada pelos veículos de comunicação.

Desde que seja algo de destaque, são caracterizadas, em suma, por aquilo que se vê, se faz ou se usa de maneira criativa ou inovadora, refletindo um interesse ou atitude e despertando outros comportamentos (RIBEIRO, 2015). Observa-se que quando falamos em tendência há a presença de novos termos, tais como: • Trend forecasting – Prever tendências a médio e longo prazo através do estudo e análise da sociedade e mercados, verificando o seu possível impacto e oferecendo sugestão de novos produtos, novos negócios e novos nichos de mercado • Trendspotting – Ato de identificar tendências através da observação, definição, compreensão e análise quantitativa e qualitativa das tendências. Trabalho em campo cruzando informações a nível social, cultural e econômico • Trendspotter – Quem desenvolve a atividade de trendspotting • Trendsetter – Espécie de opinion makers.

Por isso, é importante estar atento às mudanças e tendências. Dados sobre o mercado ótico no Brasil Pesquisa realizada pelo Mercado Ótico traz os números do ramo ótico no Brasil, como será visto a seguir. Observa-se que no Brasil a maior demanda por produtos óticos encontra-se na região Sudeste, seguida da região Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. GRÁFICO 6: DEMANDA DE PRODUTOS DE ÓTICA POR REGIÃO DO PAÍS A seguir, o número referente à quantidade de óticas no Brasil, observa-se que o número maior de estabelecimentos encontram-se na região Sudeste, acompanhando a demanda, como foi demonstrado no gráfico acima. GRÁFICO 7: NÚMERO DE ÓTICAS POR REGIÃO Quanto aos consumidores observa-se que nas tanto nas armações com receituário quanto nos óculos de sol, tem-se uma porcentagem maior de homens em sua totalidade do que de mulheres.

O papel da Moda na ótica Como já tratado acima, observa-se que os óculos, deixaram de ser apenas acessórios indispensáveis para a visão e/ou proteção, adotando papel de acessório. Este fator auxilia tanto para que haja uma procura maior por produtos, que são trocados não apenas por desgaste, mas também por uma questão estética, quanto para a entrada no mercado de diversos outros produtos, como composição para acessórios. Neste sentido, a seguir serão tratados produtos oferecidos pelas óticas, em um contexto de beleza, estética, moda e funcionalidade. Armação para cada tipo de rosto Os óculos são úteis para quem tem problema de visão e para proteger contra os efeitos nocivos dos raios do sol, pois a exposição dos olhos aos raios solares pode vir a causar vários problemas, entre eles: dores de cabeça, irritação do globo ocular, lacrimejando constantemente, cansaço visual e redução progressiva na qualidade da visão.

No entanto, deixaram de ter apenas essas funções passando a ser também grandes acessórios de moda, por isso há uma vasta variedade de cores, modelos e tamanhos para atender todos os gostos e bolsos. Neste biótipo se põem em evidência a testa, o queixo ou os maxilares. Recomenda-se evitar os modelos largos. FIGURA 13: ROSTO OVAL 2. Rosto Triangular Óculos para rosto triangular: a testa é um pouco mais larga e o queixo mais fino. Por isso, pede armações grandes e arredondadas. br/blogs/a-moda-deles/oculos-de-sol-ideais-para-cada-formato-de-rosto-masculino/>. Acesso em 20 out. Para rostos redondos masculino FIGURA 17: ROSTO REDONDO MASCULINO BOAS, Eduardo Vilas. Óculos de sol ideais para cada formato de rosto masculino. jan. com. br/blogs/a-moda-deles/oculos-de-sol-ideais-para-cada-formato-de-rosto-masculino/>. Acesso em 20 out. Rostos triangular masculino: FIGURA 19: ROSTO TRIANGULAR MASCULINO BOAS, Eduardo Vilas.

Óculos de sol ideais para cada formato de rosto masculino. estadao. com. br/blogs/a-moda-deles/oculos-de-sol-ideais-para-cada-formato-de-rosto-masculino/>. Acesso em 20 out. Estas são sugestões para a escolha da armação que combina com cada tipo de rosto. Lentes coloridas degradês Lentes Roxas 2. Modelos de armação de óculos O Óculos Aviador teve seu surgimento em 1936, influenciada pelas máscaras que eram usadas pelos pilotos da 1ª Guerra Mundial, e é uma das maiores referências do modelo ótico. O modelo possui armação de metal fino e muita versatilidade, pois fica bom em quase todos os tipos de rostos, além de compor bem com visuais elegantes e clássicos, mas também com os modernos e despojados. Armação óculos de grau modelo aviador: Óculos de sol modelo aviador: O modelo Wayfarer se popularizou em 1950, ao set utilizado por celebridades e personalidades marcantes.

Apresenta um toque retro e foi o primeiro óculos a ser produzido em acetato, desde então, vêm sendo reinventado em diferentes materiais e cores. Evolução das tendências em óculos de Sol  No ano de 2010, observava-se como tendência nos óculos de sol os modelos arredondados, grandes e com acetato, além de versões transparentes e coloridas, bicolores e degradês.   No ano de 2011, nas hastes havia uma tendência para a utilização dos tons pastel, off-white, variações de cinza, lilases e rosa, bem como para os foscos e os novos beges, com o terra, nude, dourado, caramelo, camelo e castor.  Além das estampas de bichos: cobra, onça e tartaruga. Os brilhos apareciam nas hastes, em aplicações de strass e cristais. O acetato perde a força, voltando a utilizar os metais, como o titânio.

Os óculos redondos com armações grandes, que remetem ao estilo boho, também fizeram sucesso, as armações variavam de finas e metálicas as coloridas e grossas. Lentes espelhadas, armações transparentes e o colorido também fizeram tendência neste ano. Para 2017 as tendências são armações madrepérola, modelos espelhados, com armação colorida, armação gatinho e aviador. Outra tendência de moda lançada em 2017 foram às cordinhas salva óculos, tradicionalmente eram utilizadas para pendurar o óculos, ganhando neste ano, novos modelos, com outros materiais, cores e formatos. Para o ano de 2018 as projeções das tendências indicam para óculos redondos com cores diferentes, óculos de estilo gatinho mas com armações coloridas no melhor estilo retro, e o destaque especial será o de cor vermelha, aros mais finos, metalizados e com lentes degradês ou espelhada com armações douradas, maxi óculos, armações pretas com detalhes dourados, modelos mais quadrados com brilho e animal print e estampas.

Comunidade adm. out. Disponível em: <https://www. administradores. com. Marketing e moda. São Paulo: Senac São Paulo, Cobra Editora & Marketing, 2007. Dicio- Dicionário Online de Português. Disponível em: <https://www. dicio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. ° Ed. São Paulo: Atlas, 2002 Máxima – Como nascem as tendências. Fashion Bubbles 19 out. Disponível em: <http://www. com. r/sites/Portal Sebrae ideias/como-montar-uma-otica,64d97a51b9105410 VgnVC M100000 3b74010aRCRD>. Acesso em 20 out. RIBEIRO, Yuri. De onde surgem as tendências e como elas se transformam em moda?. com. br/blog/5-dicas-infaliveis-para-uma-otica-de-sucesso/. Acesso em 15 out. Você nem imagina a força do mercado de moda no Brasil. Administradores.

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