Gestão empresarial

Tipo de documento:Proposta de Dissertação

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Foi utilizado como estudo uma empresa com segmento logístico, sediada em Contagem que é especializada em armazenagem e distribuição urbana. No decorrer deste estudo será destacado que, quando bem aplicado, o rodízio possui resultados vantajosos. Essa forma de gestão ajuda a empresa com o aumento da produtividade e redução dos custos. Para os colaboradores a ferramenta ajuda na sua visão sistêmica de todo o processo e eleva sua motivação diante a empresa. Problema Qual a importância de aplicar corretamente a ferramenta do rodízio de tarefas para aumentar a produtividade da organização? 1. Este procedimento tem sido usado para aumentar a aprendizagem de novos funcionários, habilitando-os a conhecer diversas áreas da instituição. Este conhecimento tende a criar um ambiente de melhor entendimento entre as áreas funcionais ou setores da empresa.

Além de proporcionar uma visão de conjunto da organização, a técnica permite que trabalhadores sejam facilmente substituídos em caso de emergência. MOREIRA, 2008, p. Podendo também ser denominado por job rotation, essa rotação de função fornece aprendizado da empresa ao empregado, incorporando-o com os departamentos do seu domínio. de 01 de maio de 1943 da CLT estabelece: Art. O empregado poderá considerar rescindido o contrato e pleitear a devida indenização quando: a) forem exigidos serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato; Não existem leis trabalhistas específicas para o desvio de função, o que prevalece são os princípios de boa fé e o não enriquecimento ilícito em razão do desvio de função.

O Art. da Lei nº 10. de 10 de janeiro de 2002 estabelece que “aquele que, sem justa causa, se enriquecer à custa de outrem, será obrigado a restituir o indevidamente auferido, feita a atualização dos valores monetários. A empresa tem como foco garantir que esta produtividade seja elevada para que assim, aumente seu lucro. Chiavenato (2011) ainda pontua que um dos autores responsáveis por este aumento pode se dar através da substituição do esforço manual pelo conhecimento, ou seja, um funcionário que possui conhecimento sistêmico da organização tende de aumentar sua produtividade. É de suma importância que o funcionário da empresa seja qualificado para aumentar os níveis de rendimento da organização. Para isso, é necessário curso para aprimoramento e aumento de conhecimento das demais funções da empresa.

Uma das formas de aumentar a visão do funcionário em relação ao processo produtivo da empresa é aplicar a ferramenta de rodízio de tarefas. CHIAVENATO, 1999) De acordo com Boff (2014) é de grande relevância capacitar os colaboradores para que adquiram conhecimentos sobre as necessidades da empresa, aumentando seu nível de especialização e por conseqüência, elevando sua produtividade e eficiência. O aumento de produtividade do funcionário traz para a empresa uma elevação no nível de produção e resultados, aumentando por conseqüência o lucro da organização. Para Chiavenato (1999) desenvolver pessoas significa apenas dar-lhes informação e apoio suficiente para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e competências e se tornem mais eficientes no que fazem. Para alcançar uma melhoria profissional, o funcionário precisa aumentar suas habilidades conceituais e técnicas, expandindo sua especialização e tornando capacitado para exercer outras funções.

Custódio (2015) acredita que um planejamento e controle da produção é de grande importância para garantia do cumprimento dos prazos com o desenvolvimento dos recursos disponíveis, essa programação é feita por listas de compras e relatórios de vendas de modo que não acumule matéria-prima na entrada dos processos e nem aconteça ociosidade na linha de produção. Depois de aplicar o questionário, foi feita uma análise das respostas e verificado que a Empresa X não faz uso do rodízio de tarefas, o que eles utilizam é um plano emergencial para suprir possíveis faltas, férias e urgências que podem ocorrer. Foi observado nas respostas da pesquisa com os empregados, que fazer uso desse plano emergencial é considerado como rodízio de tarefas.

Apesar dos funcionários reconhecerem que a troca de cargos por um período eleva o conhecimento e a identidade da tarefa, onde o empregado consegue ter uma visão sistêmica de todo o processo. O ponto negativo de não saberem o exato conceito da rotação de cargos observado no questionário, é a mudança de horários e o risco que a empresa corre ao não ter um funcionário comprometido com a nova função. Uma das falhas analisadas através da entrevista é que os empregados não têm um tempo determinado para realizar a nova função e não possui um treinamento de capacitação antes de atuar na nova atividade. A partir da apuração de dados desenvolveu-se uma proposta de solução, tendo em vista a melhor compreensão do que é a ferramenta, a execução de forma adequada do rodízio de tarefas, e com isso trazer à tona a importância da sua utilização.

Para primeiro modo é importante obter-se um planejamento específico, como a escolha do setor, treinamento, capacitação dos funcionários escolhidos para participar e, também determinar o tempo que cada colaborador passará em treinamento de outras funções. É primordial para a empresa certificar-se de que não haverá desvio de função nessa rotação, as atividades devem ser correlacionadas visando a segurança e satisfação do funcionário, afinal um dos propósitos desse processo é incentivar a motivação do colaborador harmonizando com a produtividade e lucro organizacional. Posteriormente ao planejamento, deve ser feita uma palestra motivacional aos funcionários ressaltando o motivo e as intenções do rodízio de tarefas, persuadindo de forma aprazível que esse processo trará benefícios aos colaboradores e para a empresa.

No passo seguinte se inicia a execução, a aplicação de tudo o que foi planejado. com. br/artigos/academico/a-motivacao-baseada-do-enriquecimento-do-trabalho/75613/ > Acesso em: 08 abr. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução á teoria geral da administração. ª Ed. CUSTÓDIO, Marcos Franqui. Gestão da qualidade e produtividade. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015. FERRI, Alcides. Competência para o sucesso. com. br/2012/03/job-rotation-rodizio-de-funcoes-bom-ou. html> Acesso em: 10 abr. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. Disponível em: < http://www. sobreadministracao. com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/ > Acesso em: 08 abr. APÊNDICE: FORMULÁRIO DE PESQUISA – COLETA DE DADOS Visando compreender como é aplicado na prática o rodízio de tarefas na empresa X, formulou-se um questionário estruturado de 07 (sete) perguntas, dirigido a três funcionários de setores distintos. Com base nas respostas, busca-se estudar e levantar propostas para melhorar o processo de rotatividade de funções, no intuito de trazer benefícios tanto para empresa quanto para o funcionário.

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