PORTFOLIO HOSPITAL SANTA MARIA Curso Superior de Tecnologia em Logística Semestre: 4º e 3º Flex - 2020/02

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

DESAFIO 3 8 2. DESAFIO 4 10 2. DESAFIO 5 13 3 CONCLUSÃO 16 REFERÊNCIAS 17 1 INTRODUÇÃO O Hospital Santa Maria é uma instituição de grande porte que, embora localizada em Londrina, no Paraná, atende a demanda de serviços médicos em uma região que abrange outras vinte e cinco cidades. Entre os desafios logísticos do Hospital Santa Maria está a reclamação de que o desperdício de materiais e equipamentos de proteção individual pós-consumo de seus profissionais está sendo eliminado indevidamente. Embora o hospital garanta que as máscaras encontradas descartadas no entorno da organização não são resíduos de seu funcionamento, as autoridades municipais de saúde exigiram esclarecimentos sobre a destinação dos resíduos sólidos sanitários do hospital. O objetivo principal do planejamento e controle da produção é garantir que as peças e os produtos sejam produzidos de modo a atingir o Programa Mestre de Produção (PMP) de maneira consistente com o cumprimento de outras medidas de desempenho da empresa.

A gestão hospitalar, em específico no Hospital Santa Maria, tem possibilidades limitadas de controle da produção hospitalar, pois os processos de produção hospitalar são conduzidos por médicos especialistas que, no entanto, não gerenciam esse processo. Consideramos, portanto, o hospital como uma organização virtual, consistindo de uma série de empresas relativamente independentes em uma estrutura comum. Cada unidade de negócios funciona como uma fábrica focada para uma variedade de produtos mais ou menos homogêneos. Os princípios de controle de produção podem ser aplicados a cada um desses negócios, mas não ao sistema como um todo. MARTINS, 2016). O planejamento da demanda geralmente é realizado nos estágios iniciais do planejamento de vendas e operações (S&OP), um processo para alinhar a oferta à demanda, coordenando o planejamento e a previsão de vendas com o planejamento da produção em uma abordagem unificada.

BOWERSOX; CLOSS, 2011). Nesse contexto, para determinar a previsão para os próximos meses do Hospital Santa Maria, foi utilizada a média móvel simples, considerando sempre os últimos 3 meses para determinar a demanda do mês seguinte: Mês Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Pessoas atendidas 5753 6012 6032 5932 5992 5985 5970 5983 5979 5977 5980 5979 Como o Hospital Santa Maria é uma referência para a região, é importante determinar a taxa de utilização dos leitos da UTI para poder planejar o atendimento da melhor forma possível. Sendo assim, a tabela a seguir contém os dados com o número total de leitos da UTI (120) e a demanda prevista de utilização desses leitos para cada mês. Uma vez que, a movimentação não ocorre de forma instantânea; • Estoque de especulação: Realizam a satisfaçãodas necessidades das operações de suprimentos, determinadas matérias-primas, são compradas, inicialmente, com o objetivo de especulação de preços.

Logo, os estoques resultantes e que servem de especulação, é comumente de interesse da gerência financeira; • Estoque de natureza regular ou cíclica: Quantidades necessárias para satisfazer a demanda média durante o tempo entre reabastecimentos; • Estoque de segurança: Estoque de proteção, medida extra à variabilidade da demanda, ou seja, são produtos adicionais ao estoque regular para satisfazer a demanda; • Estoque obsoleto: também chamado de estoque morto ou reduzido, pois representa a parte do estoque que se deteriora, tem sua validade vencida ou até mesmo roubada ou perdida. No caso do hospital Santa Maria, os usuários dessas ferramentas de gerenciamento de estoque terão que integrá-las aos sistemas existentes e também terão que aprender a confiar nos dados. O retorno sobre o investimento é bastante direto: à medida que os sistemas de saúde usam softwares de cadeia de suprimentos mais avançados, eles liberam dinheiro, que podem usar para comprar novos equipamentos ou contratar outro médico - atividades que geram receita.

O sistema físico para controlar alguns suprimentos pode ser decididamente mais simples: caixas com divisórias, colocadas em uma prateleira. A logística de produção pode ser aplicada em fábricas existentes ou novas. A fabricação em uma fábrica existente é um processo em constante mudança. As máquinas são trocadas e novas adicionadas, o que dá a oportunidade de melhorar o sistema de logística de produção de acordo. A logística de produção fornece os meios para alcançar a resposta do cliente e eficiência de capital (BALLOU, 2012). Tanto a logística de suprimentos quanto a logística de produção, tem-se como exemplos, a gestão de todos os materiais utilizados nos procedimentos do hospital, diretamente aplicado em seus clientes, em cirurgias, curativos, exames, entre outros.

É uma medição comum da cadeia de suprimentos, focada em garantir que a entrega ao cliente final seja rápida e eficiente desde o momento em que o cliente efetua o pedido. No entanto, a missão de sua cadeia de suprimentos não termina necessariamente quando o produto chega ao cliente final (MARTINS, 2016). No caso do hospital, podemos citar iniciativas inovadoras para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos hospitalares, que contribuem diretamente para o meio ambiente. DESAFIO 4 A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei nº 12. de 2 de agosto de 2010, tem como objetivo principal a gestão dos resíduos sólidos no Brasil. O resultado desejado é um estado de sociedade onde as condições de vida e os recursos são usados ​​para continuar a atender às necessidades humanas sem prejudicar a integridade e a estabilidade do sistema natural.

O desenvolvimento sustentável pode ser definido como o desenvolvimento que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades (ANVISA, 2018). Embora o conceito moderno de desenvolvimento sustentável ainda seja derivado principalmente do Relatório Brundtland de 1987, ele também está enraizado em ideias anteriores sobre o manejo florestal sustentável e as preocupações ambientais do século XX. Conforme o conceito se desenvolveu, mudou seu foco mais para o desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental para as gerações futuras. Foi sugerido que "o termo 'sustentabilidade' deve ser visto como o objetivo da humanidade para o equilíbrio humano-ecossistema, enquanto 'desenvolvimento sustentável' se refere à abordagem holística e aos processos temporais que nos levam ao ponto final da sustentabilidade".

Diagnóstico de resíduos gerados O primeiro passo para a elaboração do PGRSS é conhecer os tipos e quantidades de resíduos sanitários gerados pela organização. O lixo sanitário é dividido em cinco grupos, de acordo com suas características físicas e químicas. Na ANVISA RDC 306/04 todos esses grupos estão definidos. Somente após a classificação dos resíduos sanitários em seus respectivos grupos, será possível definir as próximas etapas do gerenciamento dos resíduos sanitários. Além disso, o estabelecimento deve analisar quais requisitos legais se aplicam à segregação interna, armazenamento ou transporte. Desenvolvimento e implementação de programas de treinamento. PGRSS A unidade de saúde deve descrever no PGRSS quais serão os programas de treinamento para o gerenciamento e o correto manuseio dos resíduos sanitários.

O desenvolvimento deve abranger todos os setores envolvidos (ANVISA, 2018). DESAFIO 5 O termo CFR significa que o vendedor tem mais responsabilidade; eles pagarão e providenciarão o transporte.  Isso pode ser contrastado com um vendedor em uma transação de remessa FOB; onde o vendedor é apenas responsável pela entrega da mercadoria no porto de origem; eles serão então transportados (RATTI, 1994). FOB é um termo, o que significa que o vendedor paga apenas pelo transporte do produto até o porto de embarque ou exportação.  Eles também pagarão pelos custos de carregamento no navio.  Assim, o comprador ou importador arcará com o ônus do custo do transporte marítimo da carga, descarga da mercadoria, seguro e quaisquer custos quando os produtos chegarem ao porto de destino (LUDOVICO, 2012). O FOB normalmente se caracteriza pela ideia de que é um prazo de embarque em que os custos, responsabilidades e riscos são repartidos igualmente entre o importador e o exportador.

 É visto como permitindo uma divisão clara de responsabilidades, já que após o carregamento no navio, o comprador é responsável por quaisquer custos e riscos envolvidos no embarque subsequente. CONCLUSÃO Diante desse contexto o objetivo deste documento foi apresentar a pesquisa interdisciplinar como um agente de estratégias organizacionais dos processos da empresa analisada que propicia conscientização a respeito do sistema de gestão delineando a estrutura e os processos onde foram apresentados os estudos direcionados a cada disciplina, enfatizando a necessidade de complementação desta técnica para obter aumento nos resultados, com uso de conceitos obtidos através da revisão bibliográfica. REFERÊNCIAS BOWERSOX, D. J; CLOSS. A. J. São Paulo: Saraiva, 2016. MENDONÇA, Paulo C. KEEDI, Samir. Transportes e seguros no comércio exterior.

São Paulo: Editora Aduaneiras, 2000. Administração da Produção. ed. São Paulo: Atlas, 2015. TUBINO, Dalvio Ferrari. Manual de Planejamento e Controle de Produção.

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