LAZER APRENDIZAGEM INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA

Tipo de documento:Portfólio

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

Cidade - Estado 2020 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 2. LAZER, APRENDIZAGEM, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7 REFERÊNCIAS 8 1. INTRODUÇÃO Está mais do que claro nos tempos atuais, que a inclusão escolar é um tema de grande relevância. Com o surgimento da Declaração de Salamanca (1994) ao direito à escolarização de alunos com deficiência, no ensino regular, a educação tem sido marcada por transformações, chegando até o paradigma atual da inclusão, e passa a ser foco de especializações profissionais da área, visto a grande relevância que a questão da inclusão se tomou. E sendo assim, frequentemente, crianças e adolescentes com deficiência podem apresentar limitações significativas em sua capacidade de interação com o meio e com as pessoas em sua volta.

A falta de oportunidades, às vezes podem partir do descaso ou aceitação da sociedade afetando seu processo de aprendizado e o acesso a oportunidades em atividades comunitárias ou de Educação Física. Conforme mostra Valente (1991, p. As crianças com deficiência (física, auditiva, visual ou mental) têm dificuldades que limitam sua capacidade de interagir com o mundo. Estas dificuldades podem impedir que estas crianças desenvolvam habilidades que formam a base do seu processo de aprendizagem. Frente a esse contexto, é preciso ressaltar sobre a realidade da comunidade que não tem toda acessibilidade física nem projetos de atividades recreativas voltadas para as crianças com alguma deficiência. Por isso, é de suma importância a colaboração de criação de projetos que possam suprir essa lacuna.

A participação de crianças com deficiência em atividades esportivas e recreativas promove a inclusão, minimiza o descondicionamento, otimiza o funcionamento físico e melhora o bem-estar geral. O objetivo é incluir todas as crianças com deficiência em atividades apropriadas. A importância da educação para todas as crianças, especialmente para as pessoas com deficiência e com limitadas oportunidades sociais e econômicas, é incontestável. Todas as abordagens à educação inclusiva exigem mudanças administrativas e gerenciais para passar das abordagens tradicionais para o ensino fundamental e médio. A inclusão é um esforço para melhorar a qualidade da educação nos campos da deficiência, é um tema comum na reforma educacional há décadas e é apoiada pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006).

Todos os direitos humanos estão interligados. Isso inclui o direito à educação. Não é possível obter uma educação eficaz, a menos que outros direitos sejam cumpridos. M. POKER, R. B. OMOTE, S. Org. Estatuto da Pessoa com Deficiência - 3. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2019. Disponível em: <http://www. planalto. projetolia. com. br/?fbclid=IwAR0-TiJKTbqzOY9UzCOuC7JQEGjpW8scq0WJbw4QblehQXhyFB2_xNqtY8o. Acesso em 25 Abr.

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