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História do Ensino Superior no Brasil, Artigo acadêmico, História

Número do pedido
7595
Disciplina
Criado
30 de julho 2020
Concluído
31 de julho 2020
Preço
R$ 134,00
É peciso fazer rápido até história. Tem só 1 dia Título do pedido «História do Ensino Superior no Brasil».
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Diego Lino
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Diego Lino
Escritor
Páginas: 15
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Resumo: Os espaços e instituições de Ensino Superior no Brasil compõem o pano de fundo temático no qual o artigo está situado. Procuramos, a partir dele, rabiscar um panorama dos trajetos históricos que construíram o cenário contemporâneo das universidades brasileiras. Para tanto, foram revisadas e discutidas algumas bibliografias sobre o assunto, produzindo uma síntese sobre a temática. O artigo enfocou especialmente as transformações sobre a experiência universitária nos diferentes períodos da História do Brasil. A partir disso, percebe-se como o desenvolvimento dos cenários econômicos, industriais e tecnológicos junto às disputas políticas foi responsável por profundas modificações no cenário educativo que, nas ultimas décadas, provocara uma maior democratização no acesso da população a Mostrar todos
As questões que orientam as discussões do artigo são aqui respondidas a partir de investigação bibliográficas. As narrativas produzidas por importantes autores da História da Educação no Brasil autorizam a observação de como funcionavam os trajetos educativos do país. Outros tantos trabalhos colaboram também na contextualização social e política do cenário nacional que influenciou as mudanças históricas sobre o Ensino Superior.
O artigo segue a cronologia da História do Brasil, discutindo as experiências educativas a partir dos períodos históricos tradicionalmente recortados na História brasileira. Portanto, em um primeiro momento às experiências de educação na Colônia são abordadas. Em seguida, seguem-se os trajetos do Ensino Superior no Brasil imperial e os sentidos sobre a educação e o Mostrar todos
Durante os primeiros trezentos anos da História do Brasil não existiam universidades na terra brasilis, nem mesmo experiências próximas das escolas profissionais que surgiram mais tarde. Tais ausências estavam relacionadas à forma como os portugueses lidavam com a colonização. Nesse período, os jesuítas eram os principais responsáveis pela educação nas colônias portuguesas, principalmente, na catequização e alfabetização de colonos e indígenas. Apenas alguns poucos cursos de Filosofia e Teologia funcionaram no período, mas não equivaliam ou gozavam do prestígio dos títulos de Bacharel ofertados na Europa.
Para além dos objetivos mais restritos à catequese dos jesuítas, outros vetores impediram a criação de universidades na Colônia. Segundo Karen Bertoloti (2014), nas primeiras décadas da Mostrar todos
Referências Bibliográficas
ASSIS, Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Moderna, 1999.
BERTOLOTI, Karen. História da Educação no Brasil. Rio de Janeiro: SESES, 2014.
BOSCHI, CAIO C. A Universidade de Coimbra e a formação intelectual das elites mineiras coloniais. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 4, nº 7, 1991, pp. 100 – 111.
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CARVALHO, Amanda Lima dos Santos. Projetos urbanos e formação da cidade oitocentista: O Rio de Janeiro a partir da chegada da Corte Portuguesa: Planos, intenções e intervenções no século XIX. Paranoá, Brasília, nº 13, 2014, pp. 55 – 63.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, o historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
CUNHA, Luís Antônio. “Ensino Su Mostrar todos
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