ARTIGO - AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO DE PESSOAS COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO NAS ORGANIZAÇÕES

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Gestão de segurança

Documento 1

O modelo de gestão de pessoas acompanhou as várias mudanças organizacionais, passando de uma visão empresarial de pessoas tidas como objetos industriais, para a ideia das pessoas como recursos humanos, evoluindo para a perspectiva das pessoas como capital humano, que deve ser administrado, gerido e gerenciado de forma a responder ás demandas organizacionais. Visando compreender do que trata a Gestão de Pessoas, quais são suas funções e contribuições no meio empresarial, o presente artigo objetiva mostrar a gestão de pessoas como diferencial competitivo, tendo como ponto principal o desenvolvimento do capital humano a partir da capacitação e capital intelectual dos funcionários, bem como o sucesso organizacional, já que empresa e colaborador possuem uma relação direta de sobrevivência, desenvolvimento e sucesso da organização.

Para a coleta de dados, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica em livros, artigos, revistas e seminários. Por meio da análise qualitativa, foi possível conduzir a pesquisa com intuito de agregar valor à área de estudo abordada. Nota-se a importância da Gestão de Pessoas e da seguridade e desenvolvimento do capital humano nas organizações, bem como a promoção da capacitação e do capital intelectual dos colaboradores como diferencial competitivo e fatores críticos para o sucesso organizacional. CAPACITAÇÃO E CAPITAL INTELECTUAL. SUCESSO ORGANIZACIONAL. CONCLUSÃO. BIBLIOGRAFIA. INTRODUÇÃO O modelo de Gestão de Pessoas nas organizações vem das inúmeras transformações que são enfrentadas pelas empresas no decorrer do tempo. É preciso incentiválas continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassar o desempenho atual e alcançar meta e resultados desafiantes (CHIAVENATO, 2004, p.

Ao observamos as ideias de Chiavenato podemos confirmar que tanto quanto cuidar dos temas pertinentes as áreas comercial e financeira, há a necessidade de dar as ferramentas às pessoas para que elas usem suas habilidades, eque para além de uma remuneração, é necessário oferecer às pessoas condições para ultrapassarem seu desempenho. Segundo Ralph Arcanjo Chelotti, em entrevista noticiada na revista Pequenas Empresas e Grandes negócios em 2008, “as grandes empresas já perceberam a importância das pessoas para o desenvolvimento satisfatório dos negócios, inclusive como diferencial competitivo”. “Nesse aspecto, o que irá prevalecer nesses ambientes de competição será a inovação. Portanto, a capacidade de estimular a criatividade e o espírito empreendedor da gestão de pessoas será o grande diferencial para implantar relações de trabalho inteligentes e fortalecer os valores dos profissionais” (LIRA e BUSSI, 2015).

Na atualidade, ainda em meio a dinamicidade organizacional e empresarial, e na era da informação, “lidar com as pessoas deixou de ser um problema e passou a ser a solução para as organizações, mais do que isso, deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem sucedidas” (CHIAVENATO, 1999, p. Para Sovienski e Stigar (2008, p. a Gestão de Pessoas é caracterizada pela “participação, capacitação, envolvimentoe desenvolvimento do bem mais precioso de uma organização, o Capital Humano,que nada mais é do que as pessoas que a compõe”, os autores afirmam também que “cabe à área de Gestão de Pessoasa nobre função de humanizar as empresas”. CAPACITAÇÃO E CAPITAL INTELECTUAL Com as variadas mudanças e transformações corporativas e organizacionais, os avanços na área administrativa, segundo afirmação de Rezende (2003, p.

voltaram-se para o aperfeiçoamento da capacitação a partir da identificação de oportunidades de melhoria de performance". O mercado de trabalho exige profissionais altamente qualificados, portadores de competências técnicas e comportamentais que atendam às necessidades das organizações na geração de criatividade, iniciativa e inovação” (KNAPIK, 2012) Klein (1988) afirma que essa busca pelo conhecimento e afacilitação da transmissão organizada do mesmo, se tornam possíveis através de uma infraestrutura clara, gerencial e tecnológica, destinada a capturar e alavancar o capital intelectual. Entretanto, Sovienski e Stigar (2008) ressaltam que embora vivamos em uma sociedade onde o conhecimento é arma para a competitividade, essa capacidade e habilidade de busca pelo conhecimento devem ser vistas a partir de uma outra perspectiva, vislumbrando nas pessoas o olhar de colaboradores e não de concorrentes, de seres humanos na organização, competentes para atuar com colaboração.

“É com esse cenário que as organizaçõesdevem ter a visão de que o Capital Humano será seu grande diferencial” (Sovienski e Stigar, 2008, p. Nessa perspectiva de organização e gerenciamento entre a competitividade, o poder do conhecimento e a necessidade de colaboração dentro das empresas, a Gestão de Pessoas se torna uma arma administrativa, gerencial e organizacional, para fornecer formação para o desenvolvimento e evolução profissional dos colaboradores. O setor de Gestão de Pessoas tem uma grande responsabilidade na formação do profissional que a instituição deseja, objetivando o desenvolvimento e crescimento da instituição como o do próprio funcionário, tido como colaborador para adquirir os resultados esperados. “o valor intrínseco de uma organização reside principalmente em seus ativos Intangíveis, isto é, eles não são vistos, mas constituem a verdadeira riqueza da organização e fornecem a base e dinâmica fundamentais que levam diretamente ao sucesso de as organizações.

Esses ativos intangíveis são a pedra angular da inovação e a competitividade das organizações em um mundo em mudança, competitivo e globalizado” (CHIAVENATO, 2009). Considerando as afirmações expostas a cerca do sucesso organizacional relacionado aos fatores críticos de sucesso, ao fator humano e aos ativos intangíveis da organização, a Gestão de Pessoas com suas responsabilidades desenvolvimento e de obrigações pessoas, acerca cargos da seleção, esalários, treinamento benefícios, e questões trabalhistas, segurança do trabalho, das condições do ambiente de trabalho e da capacitação de pessoas, bem como sobre o capital humano e da garantia e manutenção de todos os elementos a ele relacionados; não é um dos fatores 11 críticos de sucesso da organização, mas sim gerenciadora do principal elemento de sucesso das organizações que são as pessoas.

CONCLUSÃO Diante das constatações elencadas no presente artigo é possívelidentificar a competitividade como forte característica do meio organizacional, além de verificar a Gestão de Pessoas como ferramenta necessária e de grande relevância nas empresas, compreendendo seu histórico e evolução a partir da adaptação ás transformações e dinamicidade socioeconômica e organizacional, onde as influências externas impactaram a visão empresarial sobre a valorização dos ativos intangíveis e dos recursos humanos. Frente ao comportamento e importância da Gestão de Pessoas nas empresas, suas principais funções e benefícios que proporciona para as organizações, observou-se a manutenção e desenvolvimento do capital humano, maior recurso intangível das empresas, como uma das principais contribuições da Gestão de Pessoa.

Comportamiento organizacional: la dinâmica deléxitoenlasorganizaciones. ed. Ciudad de México: Mc Graw Hill, 2009. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica dosucessonas organizações. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora, 1998. KNAPIK, Janete. Gestão de Pessoas e Talentos. ed. Curitiba: Ibpex, 2012. de 2020. OLIVEIRA, Jair Figueiredo. A influência da área de RH na produtividade das pequenas empresas. XIIsemeAd- seminários em Administração, São Paulo. REZENDE, José Francisco. v. XAVIER, Ricardo de Almeida Prado. Administração do conhecimento como recurso estratégico para profissionais e organizações. São Paulo: Editora STS Publicações e Serviços, 1998.

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