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O presente trabalho busca suscitar discussões acerca do processo de inclusão escolar de alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental na perspectiva do ensino de Ciências, uma vez que as instituições de ensino devem ser os espaços que favoreçam a todos os cidadãos, independentemente de suas peculiaridades, o acesso ao conhecimento e desenvolvimento de habilidades para o exercício efetivo da cidadania.
O ensino de Ciências pode contribuir para o referido processo, pois é um espaço privilegiado no qual as várias explicações sobre o mundo, fenômenos naturais e transformações feitas pelo homem são expostas e comparadas pelas explicações espontâneas dos alunos o que contribui para a construção da autonomia de pensamento e da criticidade.
A importância da discussão da temática reside no fato de que o estudo poderá despertar nos educadores, a oportunidade de pensar em como melhorar suas práticas, particularmente em relação à disseminação e propagação de ideias inclusivas, bem como a conscientização do forte impacto que têm na sociedade atual. Também pode fornecer subsídios para futuras pesquisas sobre o assunto.
Conforme Silva (2001), em 1990 realizou-se a Conferência Mundial sobre Educação para Todos, na Tailândia onde ficou estabelecido, através de uma Tratado Internacional que todos os indivíduos com necessidades especiais deveriam ter seus direitos respeitados, inclusive na garantia do acesso à educação como outros cidadãos devendo ser incluídos no sistema educacional independentemente do tipo de deficiência.
Ainda é válido destacar a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), documento no qual o país oficializou a discussão sobre educação inclusiva. Este documento traz uma nova visão da educação especial, pois apresenta um panorama mais abrangente acerca da Educação Inclusiva ao proclamar que todas as crianças apresentam peculiaridades, competências e necessidades únicas e, portanto, têm o dire
Mostrar todosito à educação e a oportunidade de alcançar e manter um nível adequado de aprendizado.Ocultar
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