RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:Relatório

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Partindo de tal pensamento, o estagiário iniciou suas observações na sala de aula para conhecer o perfil da turma, assim, foi possível compreender como está sendo o ensino e aprendizagem no contexto da Educação Infantil brasileira, logo, esse contato inicial proporcionou o conhecimento da realidade presente nas escolas. Esse relatório está composto pela descrição das atividades realizadas, pelas considerações finais e referências. O estágio é um dos momentos mais importantes do aluno universitário que está prestes a concluir seus estudos em um curso superior. Na área de pedagogia estagiar é obrigatório uma vez que, será por meio deste que o futuro educador estará em contato com o perfil de alunos que terá que lidar todos os dias em sua profissão. Aqui serão relatados não só sobre o estágio em si, mas sobre as características da Educação Infantil, a importância do planejamento para os primeiros anos da vida de uma criança e a as formas pela qual se dá as estratégias de atendimento aos alunos.

Tal assunto é abordado desde a promulgação da LDB de 1996 que fala sobre a parceira e o respeito mútuos como base essencial para uma gestão de qualidade e de acordo com o pedido. Art. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes. BRASIL, 1996). De acordo com o artigo 14 a Gestão deve ocorrer de forma democrática, ou seja, com a participação do corpo docente e todos os envolvidos na educação, isso inclui os pais dos alunos presentes na comunidade ou os elegidos para o conselho.

Todas as salas possuem ar-condicionado. Em relação à limpeza, o que se pode observar é que, principalmente na ara dos banheiros, estes aparecem limpos. De uma forma geral, o ambiente escolar se mostra todo organizado. MATERIAL DIDÁTICO Observação: essa parte não soube o que escrever porque não sei que tipo de material didático eles a escola usa na educação infantil. PLANEJAMENTO O estágio teve uma duração de 300 horas/aulas de observação. Por isso é que para que haja o cumprimento do que está previsto nas DCN’s, se faz necessário a formação continuada daquele que ocupa o cargo de gestor escolar. Diante do que foi observado na turma foi possível pensar em algumas atividades. Dentre as várias possibilidades foi sugerida atividades para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Tal escolha foi feita com o intuito de tentar ajudar os alunos que não demonstram interesse na aula. Assim foi seguida uma lista de coisas que as educadoras deveriam aplicar na primeira aula. No que se refere ao desenvolvimento da linguagem foi pensando em dois jogos bastante comuns e que é de fácil elaboração. Primeiro tem-se o caça-palavras, o pedagogo pode optar por elaborar o jogo no chão da sala ou em uma proporção menor em folha de ofício, além de se tratar de um jogo o mesmo é de cunho educativo já que as perguntas serão referentes aos assuntos didáticos contidos no currículo escolar. REGÊNCIA MÊS: X SEMANA: Primeira semana CONTEÚDOS Para a primeira semana pensamos em uma atividade musicalizada, foi escolhida uma cantiga de roda, que contem uma letra repetitiva, ideal para crianças em idade pré-escolar.

DESENVOLVIMENTO Preparativos para aula (Chamada e organização da sala) (5min) Apresentação de slides com explicações das atividades (40min) Leitura e encaminhamento de atividade (35min); Correção comentada de atividade (20 min) ESTRATÉGIA DE ENSINO Aulas expositivas RECURSOS UTILIZADOS Som Música AVALIAÇÃO Verificar se os alunos aprenderam a cantar as canções escolhidas pela professora para toda a semana. Descrições Essa é uma das canções escolhida para a semana musical. As professoras cantam e realizam gestos em relação ao que é dito na letra da canção; - Ao mesmo tempo elas pedem às crianças que repitam os gestos, nesse momento todo o espaço da sala deve está suficientemente livre; - Como exemplo elas podem usar o vídeo disponível no mesmo site que do qual foi retirada a música.

MÊS: X SEMANA: Segunda semana CONTEÚDOS Para a segunda semana pensamos na continuação da atividade musicalizada. DESENVOLVIMENTO Preparativos para aula (Chamada e organização da sala) (5min) Apresentação de slides com explicações das atividades (40min) Leitura e encaminhamento de atividade (35min) Correção comentada de atividade (20 min) ESTRATÉGIA DE ENSINO Aulas expositivas RECURSOS UTILIZADOS Som e Música Cartolina, lápis de colorir AVALIAÇÃO Verificar se os alunos aprenderam a cantar as canções escolhidas pela professora para toda a semana. Descrições Nessa semana foi possível dá início as atividades de fato, em que a professora pode utilizar as canções para desenvolver nas crianças a afetividade. Análise crítica Produção artística, desenvolvimento afetivo e social. blogspot.

com. br O exemplo citado foi utilizado como atividade em uma aula que o professor tratou dos animais. A segunda parte da aula exigiu mais do aluno mais desenvolvimento na fala. Nessa atividade o professor usou imagens para que o aluno completasse acordo com a figura presente: Exemplo 02 Observe a imagem Complete as vogais Escreva a palavra C _ CH _ RR _ Cachorro P_ _ X _ Peixe G _ T _ Gato P _ SS _ R _ Pássaro Fonte: atividade elaborada pelo próprio autor. Disponível em: http://www. seduc. ro. gov. br/portal/legislacao/RESCNE005_2009. SOUZA, Bruna. Letra da canção Casinha. Disponível em: http://brunasouzaoficial. blogspot. com/2016/03/cantigas-de-roda-casinha.

70 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download