O empreendedorismo na alma do negócio

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

LINS – SP 2011 Custódio, Telma Padilha C991i A importância do empreendedorismo como estratégia de negócio. Telma Padilha Custódio. – – Lins, 2011. p. il. Assinatura: _________________________________ 1º Prof(a): ______________________________________________________ Titulação: ______________________________________________________ _______________________________________________________________ Assinatura: _________________________________ 2º Prof(a): ______________________________________________________ Titulação: ______________________________________________________ _______________________________________________________________ Assinatura: _________________________________ AGRADECIMENTOS A Deus Pela vida. Aos meus pais Ercio e Maria Pelo amor, dedicação e incentivo. Aos meus irmãos Ana Paula e Anderson Pelo carinho e por sempre estarem ao meu lado nos momentos de dificuldades. Ao meu noivo Pelo apoio, incentivo e compreensão durante toda a execução deste trabalho. Telma AGRADECIMENTOS ESPECIAIS Aos mestres por ter nos transmitido os conhecimentos necessários para a nossa formação acadêmica. Telma RESUMO O tema do presente trabalho parte da importância do empreendedorismo como estratégia de negócios, evidenciando a necessidade de uma atitude empreendedora para atingir o desempenho esperado.

O empreendedorismo é fundamental para o sucesso da empresa. Através do mesmo pode-se criar na organização um centro espontaneamente criativo, gerando soluções rápidas, constantes e funcionais a estas organizações. No Brasil começou a se desenvolver na década de 90 e possui uma evolução contínua. Dentre as entidades que apóiam o empreendedor destacam-se o Sebrae e a Softex. Tem como objetivo prestar serviços com qualidade e inovação buscando reconhecimento e expansão no mercado, onde o proprietário possui um perfil empreendedor, buscando inovação para trabalhar de forma eficiente no mercado. Com a realização do trabalho, conclui – se que o empreendedorismo é de fundamental importância como estratégia de negócios, orientando o empreendedor nas suas decisões, diminuindo os riscos e transformando ideias em oportunidades.

Palavras-chave: empreendedor. Empreendedorismo. Estratégia de negócios. There is theinitiative, seeking opportunities, persuasion, use of influence strategy and leadership. With the goal of this work is to identify the importance of entrepreneurship and business strategy. Entrepreneurs are visionaries. They face obstacles with a focus on results and future vision, being able to identify opportunities and turn them into innovative products and services. Locations and Events the Phoenix is a provider of services for events with state registration in the city of Guaiçara. Figura 6: Evento realizado pela empresa. Figura 7: Globo espelhado e meia bola. Figura 8: Potência TIP 3000 H. Figura 9: Tapete preto e branco para pista de dança. Figura 10: Caminhão utilizado pela empresa. Século XVII. Século XVIII. Séculos XIX e XX. Conceito de empreendedorismo. A importância do empreendedorismo.

Setor administrativo e financeiro. Recursos humanos da empresa. Objetivos gerais da empresa. Prestação de serviços. Equipamentos utilizados na prestação de serviços. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS. APÊNDICES. ANEXOS. INTRODUÇÃO O tema abordado no presente trabalho é mostrar a importância do empreendedorismo no desenvolvimento das estratégias de negócios em uma empresa. O empreendedorismo desempenha um papel importante na empresa sendo relevante no planejamento, tomada de decisões quanto a aquisições de equipamentos e na visão de futuro, levando em consideração o presente e as metas traçadas. Com isso os objetivos desta pesquisa foram: verificar a importância do empreendedorismo como ferramenta de inovação e crescimento para o desenvolvimento das estratégias de negócios na empresa, analisar os benefícios que o perfil empreendedor traz para a empresa, conhecer as ferramentas utilizadas por empreendedores de sucesso e destacar as vantagens que o empreendedorismo proporciona à empresa Fênix Locações e Eventos.

Baseando-se nestes fundamentos, foi levantada a seguinte questão: o empreendedorismo, como estratégia de negócios, é importante no desenvolvimento e crescimento para a empresa? A priori surgiu a hipótese de o empreendedorismo ser uma ferramenta que proporciona crescimento e desenvolvimento nas estratégias de negócios das empresas. Para buscar uma resposta clara e objetiva para tal questionamento foi realizada uma pesquisa na empresa Fênix Locações e Eventos durante o período de fevereiro a outubro de 2011, cujos métodos e técnicas estão descritos no Capítulo III. A Fênix Locações e Eventos é uma empresa prestadora de serviços na área de eventos festivos e empresariais. Suas atitudes empreendedoras devem focar as pessoas e não somente as empresas, atitudes estas que são fundamentais para o sucesso ou o fracasso da empresa.

“Um estereótipo comum do empreendedor enfatiza características como uma enorme necessidade de realização, uma disposição para assumir riscos moderados e uma forte autoconfiança”. LONGENECKER; MOORE; PETTY, 2004, p. Existem diversas características que são fundamentais em um empreendedor, dentre elas destaca-se: auto-confiança, foco em oportunidade, 13 conhecer muitas pessoas, saber calcular e minimizar riscos, poder de persuasão e principalmente paixão pelo que faz. Origem do empreendedorismo Desde a época primitiva, se considerar a evolução humana, pode - se dizer que o homem primitivo já tinha atitudes empreendedoras à medida que precisava, para sobreviver, inovar na construção de diversas ferramentas para agilizar a caça de animais. Como exemplo de empreendedores da Idade Média tem os clérigos, que eram encarregados de obras arquitetônicas.

Século XVI No século XVI os europeus desbravaram o mundo, época esta que ficou conhecida como o período das grandes navegações. Holandeses, ingleses, portugueses e espanhóis são os grandes representantes desse movimento, expandindo suas missões empreendedoras as demais continentes do mundo. A inteligência e a eficácia do trabalho humano cresceram de tal forma que surgiu o mercantilismo, para dar vazão ao acúmulo da produção de mercadorias e alimentos, sendo o mesmo a semente de tudo que conhece – se hoje em termos de empreendedorismo. Século XVII No século XVII o empreendedor era aquele que firmava um acordo contratual com o governo para fornecer serviços ou produtos estipulados, sendo qualquer lucro ou prejuízo assumido pelo empreendedor. De acordo com Hitt; Ireland; Hoskisson (2008), a essência do empreendedorismo é identificar e explorar as oportunidades empreendedoras – ou seja, oportunidades que os outros não veem ou das quais não reconhecem o potencial comercial.

Como um processo, o empreendedorismo resulta na destruição criativa de produtos existentes (bens e serviços) ou dos métodos para produzi – los e os substitui por novos produtos e métodos de produção. Pode-se dizer que o empreendedorismo está ligado a satisfação das necessidades com a disposição para enfrentar crises, explorando oportunidades e curiosidades com inovação e criatividade. “O termo empreendedorismo aponta para a execução de planos ou impulsos para a realização de um negócio ou para a introdução de uma 17 inovação de gestão numa organização já estruturada”. CAMARGO; FARAH, 2010, p. Apesar das dificuldades, o Brasil apresenta algumas perspectivas positivas em relação ao empreendedorismo. Desde alguns anos atrás, foram criados órgãos e iniciativas de apoio ao empreendedor, como o SEBRAE, as fundações estaduais de apoio à pesquisa, as incubadoras de novos negócios e as escolas superiores, que tem oferecido cursos e outros tipos de programas sobre o empreendedorismo (MAXIMIANO, 2006, p.

De acordo com Alfredo (2009), dentre os homens que realizaram os mais diversos empreendimentos (muitos deles à custa de trabalho escravo degradante), um merece destaque: Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. Descendente dos primeiros empreendedores portugueses, ele foi responsável pela fabricação de caldeiras de máquinas a vapor, engenhos de açúcar, guindastes, prensas, armas e tubos para encanamentos de água. Foi responsável também pelos seguintes empreendimentos: a) Organização das companhias de navegação a vapor no Rio Grande do Sul e no Amazonas; b) Implantação, em 1852, da primeira ferrovia brasileira, entre Petrópolis e Rio de Janeiro; c) Implantação de uma companhia de gás para a iluminação pública no Rio de Janeiro, em 1854; d) Inauguração do trecho inicial da União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do país, entre Petrópolis e Juiz de Fora, em 1856.

Entidades e programas voltados a empreendedor O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), como o próprio nome já diz, foi criado para dar apoio aos pequenos empresários ou cidadãos comuns que querem abrir o próprio negócio. Presta assessoria e dá suporte aos brasileiros na difícil tarefa de empreender no Brasil. A partir do surgimento do órgão SEBRAE o termo empreendedor se popularizou e alcançou todas as classes da população. O Sebrae é um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro, que busca junto à essa entidade todo suporte de que precisa para iniciar sua empresa, bem como consultorias para resolver pequenos problemas pontuais de seu negócio. DORNELAS, 2001, p. Possui um estilo conservador. O empreendedor tem a capacidade de enxergar objetivos com clareza e traçar planos para atingi-los em prazo pré-estabelecido, tendo a capacidade de identificar oportunidades nos locais mais improváveis.

Ele sabe montar um projeto e ainda colocá-lo em prática, mesmo que, para isso, ele corra riscos, o que exige tolerância às frustrações e motivação diante dos desafios. Segundo Dornelas (2005), os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado. Um empresário com personalidade empreendedora é de fundamental importância para a empresa, porque para momentos em que seja necessário dar equilíbrio à mesma ou depois de uma mudança na organização, certamente suas características como empresário não criaria nenhum tipo de instabilidade, além de poder contar com a criatividade e inovação pertinentes aos empreendedores em momentos de dificuldades.

Pense em qualquer pessoa empreendedora que conheça e você identificará nela a capacidade de imaginar e fazer as coisas acontecerem. Outras pessoas, ao contrário, podem ser apenas criativas ou apenas implementadoras, sem a habilidade de combinar esses dois traços básicos de comportamento. Além de ser líder, incentivando as pessoas a alcançarem as metas definidas, precisa definir e produzir condições de relacionamento equilibradas 24 entre a equipe de trabalho. È necessário que tenha talento e um certo inconformismo diante das atividades rotineiras para transformar simples ideias em negócios efetivos. Sete perfis de empreendedores Os sete perfis apresentados abaixo decifram a natureza básica de muitos negócios, bem como as probabilidades de sucesso e as probabilidades de fracasso de uma empresa. Na sua concepção o cliente e alguém que precisa ser encantado todos os dias, onde o mercado funciona como uma fonte de inspiração para o mesmo utilizar a imaginação e assim visualizar as oportunidades.

f) O solidário: para este tipo de empreendedor o mercado é o local ideal para prestar ajuda e serviços de solidariedade. Procura ganhar dinheiro enquanto faz o bem, colocando a ética e a integridade acima de tudo, reconhecendo a importância do lucro, mas não se esquecendo dos valores. Forma uma equipe comprometida com valores essenciais do trabalho e da vida e tem uma relação de transparência e fidelidade com os clientes, fornecedores e investidores. g) O cultivador: ele compreende que faz parte de uma ob Ra maior e acredita que só está no mundo para fazer alguma diferença, sendo sua motivação primeiro plantar para depois colher. É uma atitude que deve ser entendida por todas as pessoas e utilizada para orientar todas as decisões dentro da organização.

Não pode-se deixar expectativas de que um insight ou inovação em sua empresa e diferenciais na nova economia, sejam desenvolvidos somente através da implementação de uma única estratégia e é aí que entra o empreendedor, que com sua capacidade criativa e inovadora diversas estratégias levando em consideração desenvolve os concorrentes e o comportamento do mercado, aplicandos estas estratégias em momentos e ocasiões corretas , onde as mesmas, se forem corretamente aplicadas, contribuirão para o sucesso da empresa. Segundo Britto; Wever (2003), os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, baseados no planejamento de uma organização, intervêm no planejado e propõem mudanças. O empreendedor desenvolve um papel otimista dentro da organização, capaz de enfrentar obstáculos internos e externos, sabendo olhar além das dificuldades, com foco no melhor resultado.

A qualidade é uma estratégia de negócios, pois é necessário que os empreendedores tenham a qualidade e sua certificação como um dos pilares de sustentação de suas estratégias de negócios. O empreendedorismo influencia positivamente o desenvolvimento econômico do país e atualmente deve estar presente nas pequenas empresas, através de empreendedores criativos e capazes de gerar soluções rápidas. Segundo Longenecker; Moore; Petty (2004), em uma empresa pequena, o empreendedor tipicamente não dispõe de staff especializado adequado. Os gerentes são, em sua maioria, generalistas, e não dispõem de suporte de staff experiente em pesquisa de mercado, análise financeira, propaganda, gerenciamento de recursos humanos e outras áreas. O principal requisito para o sucesso dessas empresas é a presença de uma conduta empreendedora, o empresário tem que ter a capacidade de identificar as oportunidades e transformá-las em produtos e serviços inovadores.

Uma das características mais identificadas para o empreendedor está atrelada ao indivíduo que decide montar o seu próprio negócio ou ao líder visionário que fornece as diretrizes para a consecução das tarefas da empresa e leva a organização a um nicho de mercado que traga vantagem competitiva (MINTZBERG, QUINN, 2001; GADEA, 2005). Recursos humanos da empresa O quadro de recursos humanos conta com colaboradores da empresa que são prestadores de serviços contratados de acordo com cada tipo de evento. Estes colaboradores são DJs, técnicos de som e iluminação, profissionais responsáveis pela montagem de treliças, sendo todos altamente qualificados e experientes. A empresa não possui nenhum profissional que preste serviço exclusivamente para a mesma. São profissionais reconhecidos no mercado de trabalho a que pertencem e, de acordo com o contrato firmado com os clientes, 31 são contatados para realizar o serviço, pois o cliente tem a liberdade de sugerir o nome de algum profissional que deseje que realize o serviço.

Objetivos gerais da empresa O proprietário da empresa e seus colaboradores tem como objetivo prestar serviços com qualidade e inovação priorizando o atendimento e a satisfação dos clientes buscando o reconhecimento no mercado e, com isso, a expansão da atuação. Estes equipamentos de som são de última geração e podem ser usados conforme a necessidade do evento, conforme figura Muitos dos equipamentos citados acima só podem ser encontrados na empresa Fênix Locações e Eventos, pois seus concorrentes da cidade não possuem este investimento. Fonte: Fênix Locações e Eventos (2011) Figura 8: Potência TIP 3000 H Além dos equipamentos de som e iluminação a empresa possui também tapete preto e branco (piso da pista de som) e telão para projeção.

Fonte: Fênix Locações e Eventos (2011) Figura 9: Tapete preto e branco para pista de dança Os equipamentos de projeção são utilizados em palestras e convenções, assim como podem ser usados também em festas de casamentos e aniversários. O tapete preto e branco deixa a pista de dança mais charmosa e atrativa. Frota da empresa A empresa possui veículo para transporte de equipamentos e para apoio aos colaboradores. Entre os equipamentos de iluminação a empresa possui um letreiro digital onde fica passando o nome e o telefone de contato da mesma durante o evento que está sendo realizado, sendo também uma eficiente fonte de divulgação da mesma, conforme figura 13. Fonte: Fênix Locações e Eventos (2011) Figura 13: Revista D’Kas e letreiro digital 39 CAPÍTULO III A PESQUISA 3 INTRODUÇÃO Com o objetivo de verificar a importância do empreendedorismo como estratégia de negócios foi realizada uma pesquisa de campo na empresa Fênix Locações e Eventos, da cidade de Guaiçara – SP, no período de fevereiro a outubro de 2011.

A pesquisa realizada na empresa refere-se à importância do empreendedorismo no desenvolvimento das estratégias de negócio na empresa. De acordo com Sebrae (2007), o empreendedorismo consiste essencialmente em fazer as coisas que não são geralmente feitas em vias normais da rotina do negócio; é essencialmente um fenômeno que vem sob o aspecto maior de liderança. A empresa Fênix Locações e Eventos é uma empresa que tem como objetivo a prestação de serviços na área de entretenimento e negócios, ou seja, presta serviços em eventos festivos como casamentos, aniversários e formaturas e presta serviços e eventos empresariais como palestras e conferências. Perfil do empreendedor na empresa Fênix Locações e Eventos O Sr. Edílio Lopes Júnior, proprietário da empresa Fênix Locações e Eventos, apresenta características de um empresário empreendedor, possui habilidades e competências para gerir o negócio, proporcionando resultados positivos e geração de empregos.

Através de sua persistência, o empresário empreendedor não desiste nas primeiras dificuldades encontradas, e realiza acompanhamento diariamente sobre o mercado e sobre o surgimento de novas tecnologias, demonstrando assim suas características empreendedoras. Está sempre presente nos eventos que a empresa realiza com o objetivo de conquistar novos clientes, mostrando a excelência do serviço realizado por sua empresa no momento em que ele está acontecendo. De acordo com Garcia (2008), nenhum empreendedor desenvolveu sua conduta escrevendo sentado planos de negócios. O plano de negócios é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa. Sua elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento, e ainda, permite ao empreendedor situar-se no seu ambiente de negócios. DORNELAS, 2008, p.

De acordo com Dornelas (2008), não existe uma estrutura rígida e específica para se escrever um plano de negócios, pois cada negócio tem particularidades e semelhanças, sendo impossível definir um modelo padrão de plano de negócios que seja universal e aplicado a qualquer negócio. A estrutura do plano de negócios seguida pela maioria das empresas é a seguinte: a) resumo executivo; b) descrição geral da empresa; c) plano de serviço e produtos; d) plano de marketing; e) plano gerencial; f) plano operacional; g) plano de recursos humanos; h) plano financeiro. No mundo em constantes transformações, o sucesso ou fracasso de uma empresa está diretamente ligado à capacidade de entender e conhecer o mercado em que atua, sua estrutura, seu know-how, atrair e satisfazer os clientes, isso deve ser desenvolvido e fortalecido constantemente.

E para isso, é necessário que o empresário possua um perfil empreendedor. O empreendedorismo é uma ferramenta essencial no gerenciamento de uma empresa. O trabalho de pesquisa realizado na empresa Fênix Locações e Eventos reafirma a importância do empreendedorismo no crescimento e desenvolvimento da mesma. Os objetivos propostos foram atingidos através da pesquisa e a hipótese foi confirmada à medida que o empreendedorismo, na empresa Fênix Locações e Eventos, orienta e guia o proprietário empreendedor na tomada de decisões, promovendo maiores oportunidades e crescimento. Acesso em: 12 mar. BATISTA, I. A história de um empreendedor resolvedor de problemas. Site do empreendedor, 08 fev. Disponível em: <http://www. com. br/historias. php?acao=exibir&id=68>. Acesso em: 08 fev. BRITTO, F; WEVER, L. Ribeirão Preto: Villimpress, 2010.

CAVAGNOLI, I. Por que construir uma estratégia de negócio?Openinnovatio, [s. l. jan. Disponível em: <http://www. administradores. com. br/artigos/ascaracteristicas- e- o-perfil-do-empreendedor/24327/>. Acesso em: 18 mai. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001. DORNELAS, J. C. A. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. nov. um empreendedor. GERBER, M. E. Empreender fazendo a diferença. O Fenômeno do Empreendedorismo. Recife: Bagaço, 2000. O Fenômeno do Empreendedorismo. ed. Recife: Bagaço, 2002. A. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. MENEZES, L. C. Artigonal [s. l. fev. Disponível em: <http://www. artigonal. Disciplina de empreendedorismo. São Paulo: Manual do aluno, 2007, 67p. SEBRAE: um agente de desenvolvimento. Sebrae.

sebrae. Disponível em:<http://www. sebraepr. com. br/portal/page/portal/PORTAL_INTERNET/BEM PR_INDEX/BEMPR_ARTIGO?_dad=portal&_boletim=22&_filtro=239&_artigo= 5427>. Acesso em: 13 jul. RELATO DO TRABALHO REALIZADO REFERENTE AO ASSUNTO ESTUDADO a) Descrição dos métodos empregados pela empresa, ou seja, o empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento empresarial; b) 3 Depoimentos do proprietário. DISCUSSÃO Através da pesquisa será realizado confronto entre a teoria pesquisada e a prática utilizada pela empresa. PARECER FINAL SOBRE O CASO E SUGESTÕES MANUTENÇÃO OU MODIFICAÇÕES DE PROCEDIMENTOS. SOBRE 52 APÊNDICE B – Roteiro de Observação Sistemática I IDENTIFICAÇÃO Empresa: _______________________________________________________ Localização:_____________________________________________________ Atividade Econômica:______________________________________________ Porte:__________________________________________________________ Número de funcionários:____________________________________________ II ASPECTOS A SEREM OBSERVADOS 1 Histórico da empresa 2 Funcionários 3 Serviço 4 Ambiente de trabalho 53 APÊNDICE C – Roteiro Histórico da empresa Fênix Locações e Eventos I DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Empresa:________________________________________________________ Localização:_____________________________________________________ Atividade Econômica:______________________________________________ Data da Fundação:________________________________________________ Proprietário:_____________________________________________________ Cidade:_________________________________ Estado:_________________ II ASPECTOS HISTÓRICOS DA EMPRESA/TEMA 1 Origem do nome 2 Abertura 3 Parceria 4 Evolução da Empresa 5 Ambiente de Trabalho 6 Ramo de atividade 54 APÊNDICE D – Roteiro de entrevista para o Proprietário I IDENTIFICAÇÃO Tempo de empresa _______________________________________________ Cargo/Função ___________________________________________________ Escolaridade ____________________________________________________ Experiência profissional ____________________________________________ Gênero: _____________________________ Idade: ____________________ II PERGUNTAS ESPECÍFICAS 1 Quais motivos levaram você a tornar-se empreendedor? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 2 Já possuía alguma experiência na área em que está atuando? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 3 O que é necessário para que o cliente feche contrato com a empresa? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 4 Qual a importância dos funcionários para o sucesso da empresa? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 55 5 É importante que os funcionários desenvolvam um perfil empreendedor para trabalhar na empresa? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5.

Por quê? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 6 Como a empresa trabalha para desenvolver esse perfil empreendedor de seus funcionários? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 7 Quais são os benefícios que o empreendedorismo pode trazer para a empresa? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 8 O empreendedorismo é uma ferramenta que proporciona crescimento e desenvolvimento nas estratégias de negócio em pequenas empresas? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 8.

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