O FINANCIAMENTO À ATIVIDADES CULTURAIS COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING CULTURAL NO BRASIL.

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

Essas empresas foram escolhidas por possuírem um grande nome no mercado, além de financiarem importantes projetos de grande visibilidade. A partir desta pesquisa, associada a uma fundamentação teórica sobre a importância do marketing cultural para a promoção das empresas e da difusão da cultura, foi possível compreender que diversas empresas atualmente utilizam dessa estratégia de forma significativa, trazendo o consumidor para si de forma sutil, preocupando-se ainda com a responsabilidade social. As atividades artísticas na área da música e do teatro foram as mais contempladas pelas empresas pesquisadas, além de atividades que envolvam esporte e saúde. Nota-se também que as atividades são escolhidas a partir da localidade em que essas empresas se encontram, e de que público pretende atingir com seus projetos.

Palavras-chave: marketing cultural; cultura; patrocínio; atividades artísticas INTRODUÇÃO O marketing cultural é uma nova estratégia de alcance da publicidade e do contato mais efetivo com o consumidor. Entretanto, Cunha e Granero (2008 p. ressaltam que há também pontos negativos no marketing cultural se não for bem executado. Uma exploração excessiva da cultura e comunidade a partir de publicidade pode se tornar cansativo. Além disso, os consumidores hoje são muito mais críticos e preocupados com a sociedade. Sendo assim é necessário tomar bastante cuidado para que os projetos e incentivos sejam muito bem organizados e produzidos, para que não pareça apenas um ato intencional de promoção da marca. Dentre elas Correia (2010) cita: As ações capitaneadas por grandes conglomerados empresariais (multinacionais na maioria), gerenciados por profissionais (na maioria estrangeiros) altamente qualificados, não só no setor técnico, mas principalmente no administrativo.

CORREIA, 2010, p. Correia (2010) cita ainda a contribuição de alguns profissionais da Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas que transformaram grandes empresas em pioneiras na implantação de marketing em nosso meio. Devido ao grande modismo do uso do marketing nessa época, o termo marqueteiro fora usado e perpetuou uma péssima fama que ainda ronda até os dias de hoje. Porém as ações de marketing buscaram evoluções ao longo das décadas e hoje são muito mais que apenas vinculadas a uma mercadoria, mas dão importância aos valores, como explica Correia (2010). Empresas Teatro Música Dança Artes Visuais Outras VALE - 7 - 3 5 UNIMED-BH 5 4 - - - CRISTÁLIA - 3 1 - 6 VIVO 1 - - - 2 PETROBRÁS - 1 1 2 - Fonte: Elaboração Própria A partir deste quadro comparativo básico, podemos notar que grande parte das empresas investe em projetos culturais ligados à música e outras atividades culturais não ligadas diretamente às modalidades artísticas.

Observemos mais especificamente as atividades realizadas por cada uma delas. VALE A empresa VALE, do ramo de mineração, patrocina grandes eventos e projetos. Na área da música possui financiamento à música clássica, em geral patrocinando orquestras pelo Brasil, e também na música popular, atualmente financiando o projeto Meninos de Minas entre outros. Na área de artes Visuais, a fundação patrocina o projeto mulheres de Barro, que privilegia a escultura, além de uma exposição em 3D, e o patrocínio ao Instituto Inhotim. Análise dos dados Os resultados revelam aspectos interessantes acerca das atividades financiadas pelas empresas. Podemos notar que boa parte das empresas financia projetos na área da música, seja ela erudita ou popular, visto que a música é uma linguagem que atinge a maioria da população.

Além da música, o teatro também tem sido bastante visado pelas empresas como projeto a ser patrocinado, dando visibilidade a esta linguagem artística. Outro ponto interessante nessa pesquisa é perceber quantos projetos são levados a população de forma gratuita, a fim de permitir aos mais carentes, a participação em projetos culturais que muitas vezes são inacessíveis. Com isso, as empresas além de contribuírem para a fomentação da cultura, ampliam sua marca e deixa visões positivas de responsabilidade social, o que inconscientemente leva os consumidores a confiarem nas respectivas empresas, de modo a perpetuar a então marca, ajudando na publicidade e visibilidade das mesmas. Revista Eletrônica de Comunicação, Uni-FACEF, Ed. v. n. p. jul. p. Disponível em: <http://www.

revistaorganicom. org. br/sistema/index. Disponível em: <https://portal. unimedbh. com. br/wps/portal/inicio/home/responsabilidade_social/instituto_unimed_bh/programas/cultura/acoes>. Acesso em 15 mar. Disponível em: <http://www. petrobras. com. br/pt/sociedade-e-meio-ambiente/sociedade/atuacao-na-cultura/>. Acesso em 16 mar.

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