A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Palavras-chaves: Descarte Ecológico; Descarte de Pneus; Logística Reversa; Reaproveitamento de Pneus SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 05 2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 08 3 METODOLOGIA 16 4 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 17 REFERÊNCIAS 19 1 INTRODUÇÃO Compreende-se pelo termo logístico, uma estruturação e controle do fluxo, armazenamento de estoque, produtos, matérias-primas ou processamento de entrega de produto final gerando um fluxo de processos entre o fabricante, o centro de distribuição e o cliente final. À logística, compete então, desde o planejamento inicial, a parte operacional, bem como o controle do fluxo de mercadorias e informação que gere rastreabilidade de cada mercadoria. Essa rastreabilidade deve ser rigorosamente implantada desde o fabricante ou fornecedor, até o receptor final. Estes aspectos são de suma importância para que haja eficiência no setor logístico, tendo em vista que a circulação de mercadorias é um dos principais geradores de renda do país, o setor logístico movimenta e impulsiona todas as demais indústrias.

Com isso, o setor passou a ser estreitamente associado com a área de transportes, não só porque representa o custo mais visível das operações logísticas, mas também porque a maioria dos operadores logísticos no Brasil tem sua origem no serviço de transportes ou armazenamento. A logística reversa gera além da proteção ambiental de via dupla, que ocorre com o descarte adequado de materiais poluentes conforme determina o CONAMA e também permite que a indústria que utilizará os pneus inservíveis como matéria-prima diminua a poluição da sua cadeia produtiva pela utilização de um recurso reaproveitado. O objetivo geral estabelecido para o trabalho é apresentar alternativas sustentáveis para o descarte de pneus e compreender o papel da logística reversa nessa triagem de uso.

Para alcançar o objetivo geral estabelecido, foram elencados em forma de objetivos específicos: • Compreender o processo de logística reversa; • Apresentar estatisticamente a fabricação e venda de pneus no Brasil para compreender o impacto ambiental da indústria; • Destacar alternativas do setor de logística reversa, bem como os principais processos utilizados no reaproveitamento dos pneus inservíveis. Justificando pela opção do tema, o fato de que, anualmente, o Brasil produz cerca de 70 milhões de pneus para reabastecer a frota de veículos disponíveis no mercado, com esse reabastecimento, também existe um volume quase proporcional de descarte que nem sempre é feito da forma mais adequada. Essa demanda abriu espaço para que empresas dessem um novo destino a estes pneus através da logística reversa.

Foi apenas em 2002 que os fabricantes passaram a ser obrigados pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente, a destinar os pneus usados para reciclagem ou reaproveitamento dos mesmos. De acordo com o CONAMA (p. “apenas 10% desse montante era reciclado, somente após 2002 que os fabricantes nacionais e importadores passaram a ser obrigados a cumprir as diretrizes da Resolução nº 258/99”. Segundo o autor Collins et. al. toneladas de pneus novos a serem fabricados, foram estipulados que 404. toneladas de pneus inservíveis fossem recolhidas pelos fabricantes, que ao final do ano tinham cumprido 100,09% da meta. Em contrapartida, os importadores inseriram 106. toneladas de pneus novos no mercado, mas só recolheram 89. toneladas, ou seja, 83,64% da meta estabelecida para 2016 (CONAMA, 2017). al. Outra possibilidade de uso bem comum para os pneus é a utilização deles como paredes, além de tornar possível o reaproveitamento de muitas unidades.

Na construção civil, os pneus podem ser utilizados na elaboração de argamassa, muros de contensão, galerias pluviais, entre outras inúmeras possibilidades (RICCHINI, 2015). Embora represente um nicho menor e não significativo no setor de logística reversa, os pneus também podem ser transformados em artesanatos, os pneus podem ser reaproveitados como vasos, cadeiras, balanços, entre outros artefatos, isso ocorre principalmente com os pneus inservíveis que por alguma razão não entram no fluxo logístico reverso, geralmente são reaproveitados por proprietários ou artesãos que compram em locais de venda de descarte (LYRA; OLIVEIRA; NETO, 2017). Entretanto, de acordo com os autores Lyra, Oliveira e Neto (p. Serão aceitas publicações das últimas três décadas, e, também serão aceitos materiais nos idiomas português e inglês, sendo excludentes artigos que façam fuga ao tema buscado ou fora dos idiomas triados.

A análise de critérios para a seleção de fontes de informações se baseou em seis critérios, a saber: consistência, período pesquisado, conteúdo temático, precisão, acessibilidade e confiabilidade. A consistência diz respeito à coerência com a qual o autor aborda o conteúdo estudado e se há as devidas referências às fontes pesquisadas. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Abaixo, o Quadro 1 apresenta uma prévia do cronograma de desenvolvimento da presente pesquisa. Quadro 1 - Cronograma ETAPAS 2019 2020 OUT NOV DEZ MAR ABR MAI JUN Definição do tema X Elaboração do projeto X Apresentação do projeto X Correções X Início da pesquisa e desenvolvimento do TCC X Pesquisa e Escrita dos Capítulos 1 e 2 X Pesquisa e Escrita do Capítulo 4 e Análise de Resultados X Apresentação do Trabalho X Fonte: Elaborado pelo Autor (2019) REFERÊNCIAS CECILIANO, André.

br/phocadownload/pneus/relatoriopneumaticos/ibama-relatorio-pneumaticos-2018_atualizado_em_novembro_2018. pdf> Acesso em: 15 out. COLLINS, Naum Pestana; et. al. Reutilização de pneus inservíveis, uma proposta ecológica. Disponível em < http://www. scielo. br/pdf/po/2012nahead/aop_0849. pdf> Acesso em: 15 out. LYRA, Leonardo Henrique; OLIVEIRA, Leonardo Marchiori; NETO, Norival Nogueira. setorreciclagem. com. br/reciclagem-de-borracha/aproveitamento-do-pneu-na-construcao-civil/> Acesso em: 15 out. TOMAINO, B. et.

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