A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NAS EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Administração

Documento 1

M ZANETTI, Elizabeth² FAEL. Faculdade Educacional da Lapa RESUMO Planejar é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos. Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde deseja chegar. É ele que inicia o processo administrativo, incluindo definição dos objetivos da empresa, seleção das políticas, processos e os métodos detalhados para alcance desses objetivos, pois as empresas não podem operar no improviso e nem ao acaso. A corrida contra o tempo é característica do cotidiano de muitos empreendedores, ficam indispostos a se dedicar ao desenvolvimento de um planejamento estratégico da empresa, porque eles geralmente pensam que o tema é muito técnico, com poucos resultados práticos. Orientadora e Avaliadora de TCC FAEL, UNINTER e UFTPR, INTRODUÇÃO Planejar é o processo de determinar como o sistema administrativo deverá alcançar os seus objetivos.

Em outras palavras, é determinar como a organização deverá ir para onde deseja chegar” (Samuel C. Certo). “Planejar é o ato de determinar os objetivos da organização e os meios para alcançálos" (Richard L. Daft). Como disseminar para todos os níveis da empresa sua visão estratégica? Com isso o presente trabalho tem como objetivo identificar os metodos e tipos de controles necessarios que uma empresa deve adotar na sua administração, identificar as consequencias que ocorrem quando a empresa não faz um planejamento adequado e conscientizar o administrador/empresario da importancia de um planejamento para o sucesso do empreendimento. Justificando-se na importância de mostrar que o planejamento é muito mais vantajoso para uma organização. Em geral as vantagens do planejamento superam definitivamente as desvantagens, pois estas costumam ser resultado do uso incorreto do planejamento.

Para este trabalho foi desenvolvido uma pesquisa descritiva com base em material publicado em livros, revistas e artigos, onde se verificaram conceitos, fundamentações teóricas e objetivas, com o intuito de mostrar a importância do planejamento. DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO Planejamento é o processo de desenvolvimento, manutenção de referências estratégicas entre os objetivos, capacidades da organização e as mudanças nas oportunidades de mercado (ZAPELINI, 2014) Como o planejamento olha para o futuro das organizações, elas devem estar permanentemente preparadas, e segundo Chiavenato (apud ZAPELINI, 2014, p. Mas o planejamento estratégico é importante para as grandes e para as pequenas empresas que enfrentam uma série de desafios na continuidade do mercado, essa importância aumenta, incluindo:  Baixa produção relativa;  Próprios recursos financeiros e difícil acesso a fontes de financiamento externos;  Economia interna pequena e uma maior dificuldade de acesso as externas em comparação as grandes empresas;  Problema na gestão interna;  Difícil acesso a rede P&D, a bens de produção modernos e recursos humanos qualificados;  Se atuar isoladamente, pode ter articulação produtiva, social e política insuficiente (SOUZA, 1995).

E segundo o SEBRAE (2017), o planejamento será seu maior aliado para o desenvolvimento da gestão da empresa. Com isso, sua autoconfiança nas atividades comerciais será bastante aprimorada. Para fazer isso, você precisa responder três perguntas simples:  Onde estamos?  Para onde queremos ir?  Como chegar lá? (SEBRAE, 2017). Portanto, o planejamento é à base de todo trabalho da empresa, pois a era do conhecimento trouxe para as organizações a globalização, a tecnologia, a competitividade e a diversificação, ou seja, trouxe mudanças constantes e significativas. É uma ferramenta poderosa para auxiliar vários processos de tomada de decisão e precisa ser constantemente atualizada (SOUZA, 2007). PARA QUAIS EMPRESAS O PLANEJAMENTO É ÚTIL? Segundo o Sebrae, é um erro muito comum é acreditar que o processo do planejamento estratégico é algo que se constitui somente empresa grande.

Ele é “coisa” de empresa de qualquer porte. De empresa ambiciosa, que pretende alçar voos mais altos e ousados. O fato de as organizações possuírem portes e recursos distintos não faz com que elas sejam diferentes quanto a um aspecto: todas as empresas precisam de gestão. apud DOS SANTOS, 2010, p 26). As empresas podem definir o planejamento operacional como materialização pratica para a realização dos objetivos definidos no planejamento estratégicos. São estabelecidos nele as responsabilidades, recursos humanos, financeiros e materiais. É aqui nessa etapa que se organiza, identifica e escolhe as alternativas operacionais viáveis à execução das metas estabelecidas no planejamento estratégico. Alternativas operacionais como: recursos, procedimentos, produtos, prazos e os responsáveis pela execução (DOS SANTOS, 2010). O segundo foca mais nas formas de atingir os objetivos especificados, ou seja, refere-se aos componentes da empresa e sua eficiência (DOS SANTOS, 2010).

O planejamento estratégico é considera os planos de longo prazo, que duram mais de um ano, são comuns em empresas brasileiras e segundo Dos Santos (2010), nelas o plano é de cinco anos. Devido ao seu plano de longo prazo, o plano estratégico trabalha com os dados geralmente é incompleto e impreciso. O plano operacional é responsável por trabalhar cada operação, de maneira detalhada, analítica e feita a curto prazo (DOS SANTOS, 2010). O planejamento tático envolve um período intermediário, normalmente um ou menos. Com isso podemos concluir que um planejamento bem feito é de suma importância para o empresário, pois nele pode ser visto como o empreendedor pode aproveitar uma grande oportunidade e também como aproveitar melhor os recursos para a mesma. Vendo assim, a empresa como um todo e não dividida em partes individuais, isso pode ajudá-lo a desenvolver os métodos e estratégias para o crescimento do empreendimento.

E em um outro ponto, as empresas que não são capazes de realizar um planejamento, por qualquer motivo que seja, serão facilmente aniquiladas pelos concorrentes no mercado, pois deve-se ajustar o seu perfil ao mercado cada vez mais exigente e planejar, determinar objetivos e metas é preciso e esperado por parte dos empresários. REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade, v. n. p. COELHO, José Mário; SOUZA, Maria Carolina AF. pdf>. Acesso em, v. DOS SANTOS, Aline. Monografia: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO AS EMPRESAS DE MICRO, PEQUENO E MEDIO PORTES. Monografia (PósGraduação em Gestão Empresarial) - Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2010.

p. jan. Disponível em: https://www. sebrae. com. sebrae. com. br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/PE/Anexos/GESTAOEMPRESARIAL-Planejamento-estrategico-como-construir-e-executar-com-maestria. pdf. Acesso em: 20 maio 2020. ed. rev. atual. – Florianópolis: Publicações do IF-SC, 2010. p.

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