Analise Comportamental - Livro:

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Gestão de crédito

Documento 1

CONCLUSÃO 10 BLIBIOGRAFIAS 11 1. INTRODUÇÃO Este trabalho consiste na leitura do livro “Pinóquio às Avessas” do escritor Rubem Alves, a partir deste relatar uma análise comparativa com as teorias de aprendizagem pedagógicas vistas em sala. As abordagens requisitadas para a análise são as abordagens Tradicionais, Comportamentais e Humanistas. O modelo mais comum é o diretivista, ele é baseado no empirismo, este é o conhecimento adquirido através do contato, ação e introdução da criança com o meio ambiente, com adultos ou crianças que já tenham aprendido tal ato. O diretivísmo tem como conceito principal a relação [sujeito  objeto], ou seja, o sujeito é o elemento conhecedor e o objeto é tudo o que o sujeito não é. Esse engessamento é dado através da programação escolhida por seus superiores, matérias, entre outras coisas, o professor tenta fazer o melhor com o que lhe foi oferecido e ensinado.

”Esse tipo de sistema leva o nome de educação bancária, uma educação que deposita no aluno conhecimento, informações, fatos, etc. Reforçando dessa forma o individualismo e podendo impossibilitar a cooperação (Paulo Freire, 1996)”. Já os behavioristas consideram a experiência ou a experimentação planejada como base do conhecimento o fator que determina o desenvolvimento e a aprendizagem como dois processos que se sobrepõe a relação com o meio-ambiente; já os positivistas, consideram que o conhecimento consiste na forma de ordenar as experiências e os eventos do universo. A teoria comportamentalista acredita que, tanto para o animal como para o ser humano seus comportamentos são influenciados pelos reforços e pelas punições, fazendo com que suas reações sejam ou repetidas pelo meio do reforço positivo, ou negativo, modelado pelo meio da punição, cabe aos comportamentalistas analisar qual esse tipo de comportamento e é sempre uma adaptação aos estímulos ou alterações que ocorrem no ambiente em que o indivíduo ou animal se encontram.

Cabe a escola usar esses conhecimentos a favor do aluno, assim, facilitando sua aprendizagem diante a conhecimentos acadêmicos que iram ser ensinados ao indivíduo. Deve-se explorar a criatividade do aluno e o anseio de descoberta pelo novo e pelo diferente que são bem aflorados em determinada idade e tornam isso como uma forma de aprendizagem e sempre reafirmando a realidade em que o aluno está inserido facilitando o conhecimento com o tema proposto a ser aprendido, sempre dando total foco em sua vontade de saber. A teoria Humanista diferente das duas anteriores é uma abordagem Não- Diretiva, ou seja, o que provém do sujeito é o que mais influência em sua formação, tendo como base epistemológica o Apriorismo, que vem de “priori” – o que vem antes.

Tal abordagem valoriza o aluno ao invés do professor, o que o aluno deseja e como aprender. As tarefas do professor aqui se diferem das abordagens anteriores, dando um espaço maior para exploração. ANÁLISE O livro Pinóquio às Avessas, traz como uma das criticas a abordagem tradicional. Ela é percebida com clareza quando o pai de Felipe, ao acabar de contar o conto de fadas para o menino, diz a ele que quem não vai à escola vira burro. Essa seria uma demonstração clara de que o conhecimento valido para o pai é o ensino formal, e sem ele Felipe não teria sucesso algum, e isso era preocupante, ao menos para os pais. Já o garoto tinha outra forma de ver o mundo, ele queria fazer descobertas, aprender sobre as coisas, e para isso ele fazia perguntas aos adultos, mas muitas vezes essas perguntas não eram respondidas por falta de conhecimento sobre o assunto, e quando isso acontecia era passado ao menino que na escola seus professores iam responder todos aqueles questionamentos.

O professor sendo visto já como o mestre, transmissor de todo conhecimento que o garoto poderia ter. E mesmo se um ou outro aluno não conseguiu acompanhar o aprendizado segue normalmente a programação. Nessa abordagem a culpa acaba caindo sobre o aluno, por não ter conseguido uma nota boa o bastante, porque como já foi dito o professor é o centro, ou seja, ele não erra. Assim vai sendo cada vez mais perceptível à rigidez e o engessamento que o aluno sofre, perdendo quase que por completamente as características que os tornam únicos, a criatividade, e às vezes até seus sonhos, como foi o caso de Felipe, e tudo isso ocorre para formar um aluno e posteriormente um adulto padrão. Para ter uma visão mais ampla dessa explicação, há o clipe ‘’ Another Brick In The Wall ’’ da banda Pink Floyd.

Nesse clipe é retratado com clareza a abordagem tradicional, fazendo uma dura crítica a ela também, sobre como ela é padronizada e deixaria os estudantes sem personalidade própria. Tenho que olhar sempre para a direção certa: olhar para o professor, olhar para os livros. ” Nesse momento é que a mudança comportamental começa a ser feita em Felipe, desse momento em diante, ele seguirá a risca o que os professores mandarem, fará exercícios, estudara, vai tirar boas notas, isso mostra que a aplicação do ensino planejado do comportamento foi bem aplicado. Isso marca a certeza quando o menino passa em primeiro lugar no vestibular e consegue o tão aclamado diploma, podendo ser dito que terá uma vida completa e feliz a partir desse ponto. A primeira manifestação de Felipe em relação a escola foi quando seu pai lhe contou a história de Pinóquio, reforçando que era preciso frequentá-la por um longo tempo para não se tornar burro e que era necessário passar por ela “para ser gente de verdade’’.

Naturalmente como todo pai, o dele indagava o que o garoto gostaria de ser quando crescesse, e o menino dava respostas manifestando que não tinha vontade de ser uma pessoa diferente da que já era. Em um determinado momento sua professora notou que Felipe estava meio distante da aula, e o mandou para o psicólogo que o diagnosticou com distúrbio de atenção. Felipe não conseguia gostar de aprender aquilo que não julgava interessante, suas necessidades e realização estavam sendo colocadas em ultimo plano. A escola humanista visaria o desenvolvimento de Felipe, o proporcionaria a compreender o porquê de tudo, focaria na sua formação para que se realizasse como ser humano autônomo. Caberia ao professor ajudá-lo a aperfeiçoar seus conhecimentos de acordo com a sua personalidade diferentemente do que ele estava vivendo naquela escola.

Depois de mais um sonho perturbador, Felipe decidiu que deveria seguir na direção em que ele estava sendo induzido, que eram os livros e o que os professores ensinavam. Isso coloca em evidencia o quanto os pais e a escola influenciam na vida de cada indivíduo, obrigando-os a seguir um futuro oposto ao que é desejado muitas vezes. Felipe enriqueceu. Depois de formado e especializado ainda tinha sonhos que o perturbavam. Os anos se passaram e durante um sonho voltou a ser criança e descobriu sua essência perdida no que fora imposto a realizar durante sua vida escolar e acadêmica. Se sua educação fosse adequada de acordo com seus desejos e potencialidades, dentro da abordagem humanista talvez tivesse mais chances de encontrar auto-realização pessoal, não viveria perturbado por ter tomado um rumo diferente do que almejava.

Percebe-se claramente a forma rígida e engessada em que é baseada a escola de Felipe, podendo fazer ligação diretamente com a Abordagem Tradicional. BLIBIOGRAFIAS FREIRE, Paulo – Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra. Pp. SKINNER, B.

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